Varejo: foco no cliente e na experiência personalizada

Varejo: foco no cliente e na experiência personalizada

Com cada vez mais opções de como, onde e quando comprar, o comércio moderno está muito mais centrado no cliente quando se trata de fornecer uma experiência de compra personalizada. Como mais de 30% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por semana, os varejistas experientes sabem como é essencial eliminar qualquer tipo de atrito e exceder as expectativas dos seus clientes em relação ao e-commerce.

Mensagens inteligentes, ofertas exclusivas e campanhas de marketing sofisticadas podem ser um fator importante na geração de tráfego para e-commerces. Entretanto, uma vez que os compradores chegam até o site, é essencial mantê-los envolvidos com experiências significativas que os incitem a converter.

Os recursos de automação de marketing nativos de um e-commerce são capazes de criar experiências para cenários como carrinhos abandonados, notificações futuras de produtos ou reposição de itens que estavam sem estoque. Mas e o resto?

Independentemente do meio que um usuário utiliza para fazer uma compra, eles esperam uma experiência consistente e fluída. Elas devem ser ininterruptas, do marketing à compra na loja e no e-commerce. À medida que os usuários passam pelo funil de conversão de aquisição e engajamento, uma plataforma que unifica toda a experiência de compra é necessária para que os varejistas ofereçam uma jornada perfeita e naturalmente personalizada.

Com uma experiência personalizada na base de um e-commerce, as possibilidades são infinitas quando se trata de personalização, testes multivariados e análises de catálogo, inventário, preços, promoções, pedidos e gestão de clientes.

Perceba o valor de uma experiência de compra inteligente e personalizada

Os profissionais de marketing devem considerar e avaliar várias prioridades de negócios ao selecionar uma plataforma e-commerce: segmentação e personalização, gerenciamento de conteúdo, flexibilidade e escala, entre outros.

Para atrair e reter clientes, os varejistas devem ser ágeis e estar prontos para escalar rapidamente, ao mesmo tempo em que oferecem experiências personalizadas em canais tradicionais, mobile e emergentes. Esse processo difícil pode se tornar menos oneroso se a plataforma escolhida for orientada a serviços que ofereçam suporte a experiências omnichannel. Isso simplifica e acelera o marketing digital, permitindo a venda contextual para experiências de compra mais envolventes.

Quando os varejistas estão prontos para executar a personalização, eles precisam controlar a experiência de compra personalizada do anúncio ao carrinho. Todas essas etapas ajuda a aumentar o engajamento dos clientes e cria oportunidades interessantes para um grande crescimento, o que significa que os profissionais de marketing precisam de uma plataforma que lhes permita escalar.

Pesquisas recentes da Avanade indicam que 96% das marcas têm uma estratégia definida para a experiência do cliente, mas apenas 14% conseguem superar as expectativas.

Sistemas flexíveis e modernos são um requisito fundamental para atender às demandas de negócios em constante mudança. À medida que o comportamento do consumidor digital muda, a flexibilidade no contexto de uma plataforma de e-commerce é fundamental para uma experiência de compra bem-sucedida. Por meio de uma plataforma com arquitetura flexível, os varejistas não apenas criam as experiências de compras personalizadas, como também visualizam facilmente o fluxo de usuários.

Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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