Um truque simples para aumentar o engajamento e reduzir custos

Um truque simples para aumentar o engajamento e reduzir custos

Todos os dias, por horas a fio, as equipes de mídia social em todo o país – na verdade, em todo o mundo – trabalham firme tentando chegar a novas maneiras de resolver um problema que assola os anunciantes de todos os tipos: a dificuldade em aumentar o engajamento.

Mas nem tudo está perdido. Recentemente, eu estava procurando dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais e me deparei com vários artigos falando de um artifício muito comum e muito usado na nossa vida pessoal: emojis! Aparentemente, eles também funcionam muito bem para aumentar o engajamento dos clientes.

Uma imagem vale mais que mil palavras

O poder dos emojis está em um detalhe muito sutil: eles nos permitem ir além das palavras. E as pessoas tendem a responder positivamente as suas mensagens quando você forma uma ligação emocional, porém breve.

Aumentar o engajamento no Twitter

Emojis em tweet chamam atenção e ajudam no engajamento

Pense na enxurrada de palavras que as pessoas filtram diariamente, principalmente em canais online como redes sociais, sites, e-mails, mensagens de texto, etc. Todo mundo é sobrecarregado por palavras.

Sabemos também que os seres humanos processam imagens 60.000 vezes mais rápido que textos, o que explica porque os emojis são uma excelente alternativa para se comunicar e explorar o poder das imagens em tweets e outros posts em redes sociais, onde cada caractere vale ouro.

Não force a barra

As oportunidades para se utilizar emojis são infinitas, mas isso não significa que você deve sair distribuindo smiles em cada post que fizer. Há muito mais na estratégia de emojis além de carinhas felizes e engraçadinhas.

Emojis para aumentar o engajamento

Emojis da Apple

Ao invés de utilizá-los aleatoriamente, tente contextualizá-lo para aumentar a relavância do seu texto. Por exemplo, se você estiver falando de fast food você pode usar um donut. Se o post for sobre algum evento em algum país, você pode usar uma bandeira. Garanta apenas que o emoji escolhido seja compatível com todas as plataformas e redes sociais.

As plataformas de mídia social já conhecem os poderes dos emojis

Eles melhoram tanto o engajamento que o Facebook está investindo uma quantidade considerável de tempo e dinheiro para desenvolver e testar seis novas “reações” para acompanhar o famoso botão de curtir. Por enquanto, eles estão sendo testados apenas na Espanha e na Irlanda, para depois serem, eventualmente, disponibilizados em outros países.

Aumentar o engajamento no Facebook

Novos emojis do Facebook

Seguindo a mesma linha, a Apple recentemente lançou novos emoticons na atualização do IOS 9.1, adicionando novas expressões, comidas e até mesmo um unicórnio ao teclado dos usuários.

Novos emojis da Apple para aumentar o engajamento

Novos emojis da Apple

Com tantas opções, quem precisa de palavras? Pense em como seria conversar pessoalmente com alguém sem poder demonstrar reações emocionais. Os emojis foram criados exatamente com esse objetivo: preencher um gap de comunicação nas plataformas online.

Use emojis para aumentar o engajamento

Normalmente, a principal métrica avaliada no marketing em mídias sociais é o engajamento, e a conexão criada pelos emojis ajudam a elevar essas taxas.

Infelizmente, nos canais orgânicos é muito difícil avaliar qual post ou atualização tem melhor desempenho, mas os canais pagos disponibilizam dados que podem ser usados facilmente para se fazer um paralelo. É possível, por exemplo, estruturar testes AB de posts com e sem emojis para mensurar quanto o engajamento pode aumentar.

Em um teste realizado recentemente com duas versões de anúncio, uma com e uma sem emojis, constatou-se que a versão com emoji apresentou engajamento 25% maior (11% vs 8,8%) e custo por engajamento 22% menor ($0.18 vs. $0.14) – lembrando que o Twitter Quality Score beneficia os posts com mais engajamento, abaixando o CPE. Ou seja, eles não só aumentam seu engajamento como diminuem seu custo!

Quer saber mais sobre como usar emojis para aumentar o engajamento? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

Mídias Sociais

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons