As tendências e estatísticas do mercado de personalização

As tendências e estatísticas do mercado de personalização

Este é o 9º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

Após ter recebido tantas informações sobre a personalização em tempo real, não há mais dúvidas sobre a importância dessa ferramenta nas estratégias de marketing digital de uma empresa. Nos últimos posts, descrevemos aqui várias oportunidades que podem ser aproveitadas e que auxiliam as marcas a engajar seus clientes, fidelizar cada um deles e torná-los porta-vozes de sua empresa diante de um mercado altamente concorrido.

As pesquisas e as estatísticas provam exatamente isso. Como diz o antigo ditado, os números não mentem, e através deles você irá acabar de vez com qualquer dúvida sobre a eficiência da personalização em tempo real na criação de novas oportunidades de contato e relacionamento com seus clientes, possibilitando muito mais conversões e vendas.

No início de 2015, a Reseachscape Internacional e o Evergage realizaram uma pesquisa na qual 242 pessoas foram entrevistadas a respeito de suas atitudes e expectativas em relação à personalização em tempo real. Os entrevistados abrangiam 22 países diferentes e diversas áreas de atuação, para que houvesse uma grande variedade de opiniões e para que a pesquisa fosse o mais verdadeira possível.

Entre as conclusões apresentadas, descobriu-se que 91% dos empresários desejavam ou pretendiam fazer uso de alguma ferramenta de personalização em tempo real no período de 12 meses posteriores à pesquisa. Dos entrevistados que já utilizavam algum tipo de personalização, 76% relataram que usavam em seu site desktop e 29% disseram utilizar em sites mobile ou responsivos. Entre as modalidades mais utilizadas de personalização em tempo real, a que mais se destacou foi a de conteúdo em linha (com textos personalizados no conteúdo original do site), utilizada por 53% dos entrevistados.

Percepção das empresas sobre a aplicação da personalização em tempo real

As empresas que já se renderam à utilização dessa importante ferramenta de marketing estão sendo retribuídas com um retorno consistente, com 37% dos entrevistados afirmando terem percebido uma melhora significativa nos resultados de suas empresas:

  • 73% afirmaram que houve aumento de engajamento dos usuários;
  • 54% apontaram a melhora na experiência do cliente;
  • 53% confirmaram aumentos relevantes nas taxas de conversão;
  • 45% afirmaram ter aumentado a geração e aquisição de leads qualificados;
  • 34% relataram um aumento de receitas de e-commerce.

As respostas dos entrevistados foram diferentes em relação ao tipo de aplicação da personalização em tempo real. Para aqueles que aplicaram a ferramenta em sites convencionais, o principal benefício percebido foi o aumento de engajamento do usuário. Já para aqueles que aplicaram a ferramenta em aplicativos móveis, a percepção maior de benefício foi na melhora da experiência do cliente.

Entre os entrevistados, alguns não faziam uso da personalização em tempo real no momento da pesquisa, mas disseram que planejavam fazer isso em um futuro próximo. Para essas pessoas, os pesquisadores fizeram perguntas sobre as expectativas que eles tinham em relação aos benefícios que a ferramenta poderia gerar as empresas. Em resposta aos questionamentos, os destaques foram: maior envolvimento do usuário e melhor experiência do cliente (78%), um aumento da geração de leads qualificados e aquisição de clientes (60%), aumento da percepção da marca (55%) e aumento nas vendas em mais de 10% (54%).

Como as empresas acompanham os resultados da personalização em tempo real

Quando perguntados sobre a mensuração de seus resultados para avaliarem a eficiência da ferramenta de personalização em tempo real, 11% dos entrevistados disseram não medir, enquanto a maioria disse realizar análises para comprovar a eficácia observando o aumento de conversões (58%), aumento do tempo de permanência dos usuários no site (40%) e aumento de receita (39%).

Tipos de personalização em tempo real mais utilizadas

Os entrevistados da pesquisa apontaram os pop-ups (mensagens de variados tamanhos que aparecem em qualquer lugar da página) e os conteúdos inline (textos ou imagens inseridas de maneira dinâmica dentro do conteúdo da página) como as modalidades mais utilizadas em seus websites (53%), seguidas pelas barras de informação (43%), os call-outs (41%), as edições inline (27%) e as pesquisas interativas (22%). Apenas 5% dos entrevistados informaram não utilizar nenhuma dessas modalidades de personalização em tempo real.

Importância das ferramentas de marketing para a empresa

Quando indagados sobre as diversas ferramentas e estratégias de marketing utilizadas por suas empresas, os entrevistados disseram dar prioridade aos investimentos em marketing de conteúdo (78%), estratégias de anúncios (77%) e e-mail marketing (73%).

Orçamento destinado à personalização em tempo real

Uma questão bastante significativa, que reflete consideravelmente a satisfação dos empresários entrevistados em relação à personalização em tempo real, é a destinação de orçamento para o ano seguinte ao da pesquisa. 49% dos entrevistados afirmaram que iriam aumentar o orçamento para tal ferramentas de personalização em tempo real, enquanto 42% disseram que iriam manter o mesmo orçamento e apenas 8% disseram que iriam reduzir os investimentos. Entre os que iriam aumentar o orçamento, a média de respostas mostrou que esse aumento seria entre 11 e 20% do valor investido no ano da pesquisa.

Quer saber quais as principais ferramentas e empresas que disponibilizam esse tipo de serviço? Confira no último post da série!

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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