3 otimizações para aumentar a taxa de retenção de clientes

Taxa de retenção de clientes: o que é e como aumentar

Se você está trabalhando à base de tecnologia de marketing de produto, sucesso do cliente ou com iniciativas de desenvolvimento de negócios, você sabe que a atenção do público é muito volátil. Com isso, apostar na aquisição de novos clientes pode significar apostar em um motor ineficiente.

A cada 100 novos usuários que você leva para o seu site, apenas alguns se converterão em clientes — e isso se a sua estratégia de marketing for muito eficiente. De acordo com uma pesquisa, os melhores anunciantes do Adwords (entre os top 10%) tem CTR (taxa de click) de aproximadamente 11.4%. Tenha em mente que as taxas de conversão são sempre muito menores.

Por isso, as empresas devem focar na taxa de retenção de clientes — um detalhe que também tem impacto direto no crescimento do negócio. A satisfação dos clientes reforça o sucesso do marketing boca-a-boca, uma vez que os consumidores tendem a falar sobre aquilo que os deixa feliz, sem mencionar que os clientes recorrentes proporcionam um volume de receita previsível e estável até certo ponto.

Vamos às 3 otimizações que você pode colocar em prática para aumentar a taxa de retenção de clientes.

1. Eduque a audiência no momento certo

Novos produtos, sistemas e tecnologias podem apresentar curvas de aprendizagem muito longas. O que os clientes precisam é de orientação, e a melhor maneira de fornecê-la é oferecendo dicas progressivamente, a cada vez que o usuário utilizar seus serviços.

Suponha que você tem uma empresa de consultoria financeira e que você receba constantemente perguntas sobre sobre o que é reembolsável ou não. Para fornecer orientação, você pode criar campanhas personalizadas que envolvam a marca e conteúdo didático, tudo em tempo real. Você pode começar monitorando os visitantes para identificar suas necessidades de compra e quais os possíveis obstáculos, para depois sugerir conteúdo que possa lhe interessar naquele momento.

2. Forneça dados de engajamento em tempo real

Seus clientes podem precisar de suporte para escolher e utilizar seu produto. É aí que surge a necessidade de intervenção humana — um representante de vendas pode aparecer para corrigir o fluxo do usuário antes que ele abandone o site.

Você pode integrar os dados do usuário em tempo real com uma plataforma de CRM, de modo que os times de venda, marketing e suporte possam rapidamente entender o estágio em que ele se encontra. Com essas informações conectadas, sua empresa se torna capaz de agir instantaneamente para engajar os clientes potenciais.

3. Simplifique os custos através da personalização

Clientes importantes merecem atenção, mas você infelizmente não tem muito tempo para gastar com ligações um a um. Você precisa encontrar uma maneira mais eficiente para comunicar a mensagem correta, no momento correto, para o usuário correto.

Uma maneira de otimizar o atendimento ao cliente é a personalização. Ao invés de padronizar os procedimentos operacionais, dê a cada usuário o nível de suporte que ele precisa. Com essa abordagem, você elimina ligações desnecessárias e aumenta o nível de cuidado que você pode oferecer a segmentos com mais necessidade.

4. Aumente a taxa de retenção de clientes

Velocidade, precisão e empatia proporcionam taxas de retenção de clientes mais consistentes. Aborde seu público com as comunicações relevantes, de forma mais rápida, e observe como o seu negócio pode crescer com clientes mais satisfeitos e as taxas de retenção mais elevadas.

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NegóciosWeb Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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