O que é SSL e como ele pode ajudar o marketing da sua empresa

O que é SSL e como ele pode ajudar o marketing da sua empresa

Certamente você já percebeu que alguns websites em que navega iniciam com “http://” e outros começam com “https://”, certo? É muito comum encontrar a versão com “https” em sites que exijam a transmissão de informações confidenciais como bancos e e-commerces, por exemplo. Mas você sabe o que isso significa?

Nos sites “https”, a conexão é segura e criptografada, ou seja, qualquer dado inserido no site é compartilhado com segurança através do uso da tecnologia SSL (Secure Sockets Layer).

O que é SSL?

Cada vez mais presenciamos casos de ataques cibernéticos pelo mundo. De acordo com especialistas, o Brasil lidera o ranking de países que apresentam mais registros de ataques na internet na América Latina, ocupando a 9ª posição no ranking mundial.

Nos ataques mais comuns, os hackers instalam um programa de escuta não detectável no servidor e aguardam até que um usuário digite informações no site. Após a captura completa dos dados, ele terá acesso a informações sigilosas que poderão servir de base para golpes ou mesmo sequestro de informações de empresas.

Quando você navega em um site criptografado com SSL, o navegador utiliza uma conexão com o servidor web de forma a vincular o navegador ao servidor. Essa conexão é segura o suficiente para garantir que ninguém, além de você e o próprio site, consiga visualizar as informações transmitidas ali.

SSL é a tecnologia de segurança que estabelece um link criptografado entre um servidor na internet e um navegador, que garante a segurança de todos os dados transmitidos, mantendo-os privados. Essa conexão acontece de forma instantânea, automática e sem apresentar qualquer impacto na experiência do usuário.

SSL e marketing digital

Se você já se perguntou se a sua empresa precisa utilizar esse recurso tecnológico, a resposta é sim. Agora, se o seu site captura informações do usuário ou envia dados importantes, sem dúvidas sua empresa deve utilizar um certificado SSL.

De modo geral, a maioria dos sites existentes hoje em dia deve utilizar o SSL, pois a simples captura de informações, como nome e e-mail do usuário para cadastro em uma lista de newsletter, já deve possuir esse tipo de segurança.

O uso de SSL é um dos itens que o Google leva em consideração para classificar os sites nos resultados de buscas. Isso significa que se dois sites possuem exatamente a mesma classificação em todos os quesitos do algoritmo de priorização, um com SSL e outro sem SSL, o site que proporciona maior nível de segurança ao usuário será privilegiado e será exibido mais ao topo que o outro.

O Google sempre se mostrou parcial quanto aos sites não-SSL, mas no ano de 2017 resolveu mudar a postura e distinguir agressivamente essa diferença. O navegador Chrome, por exemplo, possui uma extensão que identifica sites seguros e “denuncia” sites não seguros.

SSL - Site não seguro

Site não seguro (sem SSL)

SSL - Certificados Validados por Domínio (DV)

Site seguro (com SSL DV)

Essa mudança pode significar uma queda brusca de tráfego no site, já que pesquisas indicam que 85% dos usuários não continuariam a navegar no site considerado não seguro.

Como o SSL é implementado?

O SSL é implementado através de certificados que são emitidos por uma autoridade de certificação (CA) para um domínio. O dono do domínio deve solicitar a assinatura de certificado (CSR) para autoridade de certificação, que avaliará do domínio e produzirá o certificado.

Para o usuário, a presença do certificado SSL é a garantia de que as informações são tratadas com cuidado por aquela empresa.

O primeiro passo é identificar qual tipo de certificação você precisa. Na maioria dos casos, o certificado padrão cobrirá o seu conteúdo, mas para algumas empresas, como sites de finanças e seguros, podem existir requisitos específicos que exijam outro tipo de certificado. Se você ainda não tem um certificado SSL, converse com a equipe de TI da sua empresa e peça para que eles verifiquem qual se adequa melhor às suas necessidades.

Existem três tipos de certificado SSL, classificados com base no nível de verificação feito para obter o certificado. Eles são:

Certificados Validados por Domínio (DV)

Nesse certificado verifica-se apenas se o requerente tem direito de usar um domínio específico, mas não há verificação da empresa em si, apenas do site. Quando o site recebe um certificado DV é apresentado um cadeado verde junto à palavra “seguro” na barra de endereço.

SSL - Certificados Validados por Domínio (DV)

URL com indicação de que o site possui SSL DV

Certificado Validação da Organização (OV)

Nesse caso é realizada uma verificação simples da empresa, além da verificação sobre o direito de uso. Para o certificado OV, além do cadeado verde é inserido também um selo de site seguro.

SSL - Certificado Validação da Organização (OV)

Principais empresas que emitem certificação SSL OV

Certificados de Validação Estendida (EV)

Nas certificações EV, é feita uma verificação extensa sobre a empresa que inclui diversas auditorias e verificações de registros, que são repetidas anualmente. A certificação EV é ideal para sites que lidam com transações monetárias. Nessa certificação, o nome da organização aparece junto com a localização na barra de endereços.

SSL - Certificados de Validação Estendida (EV)

URL com indicação de que o site possui SSL EV

O custo desses certificados pode variar bastante, de zero até centenas de dólares. Os certificados gratuitos têm questões específicas com DNS e configurações técnicas que precisam ser avaliadas antes da contratação, além de expirar a cada 90 dias.

A validade padrão dos certificados pagos varia entre um ou dois anos, mas existem opções no mercado com prazos maiores.

Plugins para WordPress

Se você utiliza o WordPress para hospedar seu conteúdo e site, pode ser necessário obter um certificado SSL, dependendo do provedor de domínio. Existem alguns plugins disponíveis que podem ajudar muito nesse processo.

Não espere mais. Procure as autoridades de certificação e obtenha o seu certificado SSL para garantir a segurança das informações dos seus clientes e da sua empresa.

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Tecnologia

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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