O que é SSL e como ele pode ajudar o marketing da sua empresa

O que é SSL e como ele pode ajudar o marketing da sua empresa

Certamente você já percebeu que alguns websites em que navega iniciam com “http://” e outros começam com “https://”, certo? É muito comum encontrar a versão com “https” em sites que exijam a transmissão de informações confidenciais como bancos e e-commerces, por exemplo. Mas você sabe o que isso significa?

Nos sites “https”, a conexão é segura e criptografada, ou seja, qualquer dado inserido no site é compartilhado com segurança através do uso da tecnologia SSL (Secure Sockets Layer).

O que é SSL?

Cada vez mais presenciamos casos de ataques cibernéticos pelo mundo. De acordo com especialistas, o Brasil lidera o ranking de países que apresentam mais registros de ataques na internet na América Latina, ocupando a 9ª posição no ranking mundial.

Nos ataques mais comuns, os hackers instalam um programa de escuta não detectável no servidor e aguardam até que um usuário digite informações no site. Após a captura completa dos dados, ele terá acesso a informações sigilosas que poderão servir de base para golpes ou mesmo sequestro de informações de empresas.

Quando você navega em um site criptografado com SSL, o navegador utiliza uma conexão com o servidor web de forma a vincular o navegador ao servidor. Essa conexão é segura o suficiente para garantir que ninguém, além de você e o próprio site, consiga visualizar as informações transmitidas ali.

SSL é a tecnologia de segurança que estabelece um link criptografado entre um servidor na internet e um navegador, que garante a segurança de todos os dados transmitidos, mantendo-os privados. Essa conexão acontece de forma instantânea, automática e sem apresentar qualquer impacto na experiência do usuário.

SSL e marketing digital

Se você já se perguntou se a sua empresa precisa utilizar esse recurso tecnológico, a resposta é sim. Agora, se o seu site captura informações do usuário ou envia dados importantes, sem dúvidas sua empresa deve utilizar um certificado SSL.

De modo geral, a maioria dos sites existentes hoje em dia deve utilizar o SSL, pois a simples captura de informações, como nome e e-mail do usuário para cadastro em uma lista de newsletter, já deve possuir esse tipo de segurança.

O uso de SSL é um dos itens que o Google leva em consideração para classificar os sites nos resultados de buscas. Isso significa que se dois sites possuem exatamente a mesma classificação em todos os quesitos do algoritmo de priorização, um com SSL e outro sem SSL, o site que proporciona maior nível de segurança ao usuário será privilegiado e será exibido mais ao topo que o outro.

O Google sempre se mostrou parcial quanto aos sites não-SSL, mas no ano de 2017 resolveu mudar a postura e distinguir agressivamente essa diferença. O navegador Chrome, por exemplo, possui uma extensão que identifica sites seguros e “denuncia” sites não seguros.

SSL - Site não seguro

Site não seguro (sem SSL)

SSL - Certificados Validados por Domínio (DV)

Site seguro (com SSL DV)

Essa mudança pode significar uma queda brusca de tráfego no site, já que pesquisas indicam que 85% dos usuários não continuariam a navegar no site considerado não seguro.

Como o SSL é implementado?

O SSL é implementado através de certificados que são emitidos por uma autoridade de certificação (CA) para um domínio. O dono do domínio deve solicitar a assinatura de certificado (CSR) para autoridade de certificação, que avaliará do domínio e produzirá o certificado.

Para o usuário, a presença do certificado SSL é a garantia de que as informações são tratadas com cuidado por aquela empresa.

O primeiro passo é identificar qual tipo de certificação você precisa. Na maioria dos casos, o certificado padrão cobrirá o seu conteúdo, mas para algumas empresas, como sites de finanças e seguros, podem existir requisitos específicos que exijam outro tipo de certificado. Se você ainda não tem um certificado SSL, converse com a equipe de TI da sua empresa e peça para que eles verifiquem qual se adequa melhor às suas necessidades.

Existem três tipos de certificado SSL, classificados com base no nível de verificação feito para obter o certificado. Eles são:

Certificados Validados por Domínio (DV)

Nesse certificado verifica-se apenas se o requerente tem direito de usar um domínio específico, mas não há verificação da empresa em si, apenas do site. Quando o site recebe um certificado DV é apresentado um cadeado verde junto à palavra “seguro” na barra de endereço.

SSL - Certificados Validados por Domínio (DV)

URL com indicação de que o site possui SSL DV

Certificado Validação da Organização (OV)

Nesse caso é realizada uma verificação simples da empresa, além da verificação sobre o direito de uso. Para o certificado OV, além do cadeado verde é inserido também um selo de site seguro.

SSL - Certificado Validação da Organização (OV)

Principais empresas que emitem certificação SSL OV

Certificados de Validação Estendida (EV)

Nas certificações EV, é feita uma verificação extensa sobre a empresa que inclui diversas auditorias e verificações de registros, que são repetidas anualmente. A certificação EV é ideal para sites que lidam com transações monetárias. Nessa certificação, o nome da organização aparece junto com a localização na barra de endereços.

SSL - Certificados de Validação Estendida (EV)

URL com indicação de que o site possui SSL EV

O custo desses certificados pode variar bastante, de zero até centenas de dólares. Os certificados gratuitos têm questões específicas com DNS e configurações técnicas que precisam ser avaliadas antes da contratação, além de expirar a cada 90 dias.

A validade padrão dos certificados pagos varia entre um ou dois anos, mas existem opções no mercado com prazos maiores.

Plugins para WordPress

Se você utiliza o WordPress para hospedar seu conteúdo e site, pode ser necessário obter um certificado SSL, dependendo do provedor de domínio. Existem alguns plugins disponíveis que podem ajudar muito nesse processo.

Não espere mais. Procure as autoridades de certificação e obtenha o seu certificado SSL para garantir a segurança das informações dos seus clientes e da sua empresa.

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Tecnologia

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.