Se você acha que automações de marketing são o futuro, você está atrasado

Se você acha que automações de marketing são o futuro, você está atrasado

As inovações tecnológicas estão influenciando diversos setores das empresas e modificando os conceitos de marketing que eram conhecidos até poucos anos atrás. O perfil dos consumidores também sofreu drásticas alterações e a forma como as empresas se relacionam com os clientes precisa seguir essa tendência.

Hoje é necessário oferecer uma experiência de relacionamento e compra para o cliente que supere suas expectativas, que seja personalizada em relação às suas necessidades. Para alcançar esses novos consumidores, as empresas precisam investir em soluções de personalização de marketing mais abrangentes, que reúnem as informações dos clientes e as analisam para encontrar oportunidades de negócio.

A personalização no marketing não existe apenas para conhecer as preferências dos clientes, mas sim para entender as razões que fazem os clientes tomarem uma decisão e utilizá-las para criar produtos, serviços e, principalmente, determinar o funcionamento das empresas com o objetivo de direcionar o uso de recursos e minimizar a possibilidade de erros.

A melhor maneira de colocar em prática as estratégias de otimização de recursos é utilizar ferramentas de automação de marketing, que geram escalabilidade para a empresa.

Pesquisadores afirmam que os gastos mundiais em softwares de automação chegarão a 32 bilhões em 2018, e a tendência é de aumento nos próximos anos, à medida em que as empresas se conscientizam sobre a importância desse tipo de tecnologia.

As melhorias tecnológicas relacionadas ao aprendizado de máquina, chatbots e às análises serão responsáveis por diversos desenvolvimentos importantes no campo das automações de marketing. Alguns especialistas já mostram quais serão as tendências para a automação do marketing nos próximos anos:

Alcance de mídia social automatizada

Uma pesquisa recente da MarketingSherpa apontou que 58% das pessoas seguem marcas de empresas nas redes sociais. Considerando o número enorme e crescente de usuários, isso significa interagir com milhões de clientes em potencial.

As ferramentas de automação de mídias sociais permitem que os profissionais de marketing automatizem as interações, levando os usuários a realizar ações direcionadas como seguir sua marca ou visitar o site da empresa. Com o reconhecimento das preferências dos usuários, os softwares aprendem a interagir automaticamente com eles através de curtidas, comentários e sugestões.

Fluxo de trabalho de e-mail baseado em comportamentos integrados

As estratégias de e-mail marketing não são mais novidade, porém hoje é possível criar fluxos de trabalho integrados que utilizam outros canais para identificar comportamentos específicos dos clientes, previamente determinados, e assim enviar e-mails com conteúdo altamente relevantes para o estágio do funil de vendas em que o usuário está.

Pontuação preditiva de leads

Algumas ferramentas já são capazes de associar atributos e utilizar cálculos de probabilidade para determinar, com segurança, quais leads são mais propensos a se transformarem em clientes. Essa pontuação de leads pode ajudar os profissionais de marketing a identificar os canais de melhor desempenho sem necessariamente esperar semanas ou meses para que os leads avancem no funil.

Recomendações personalizadas de conteúdo

Quando se trata de envolver o público-alvo, nada é mais poderoso do que apresentar recomendações personalizadas de conteúdo, e a tecnologia de automação de marketing já permite que isso seja feito. Os profissionais de marketing de conteúdo podem desenvolver material para contas de destino específicas ou tipos de contas de destino, e as plataformas de personalização podem exibir partes específicas de conteúdo para os visitantes do site com base nas preferências do usuário.

Automações de marketing para pequenas empresas

Mas muitas empresas pequenas ainda acreditam que os recursos de automação são limitados a grandes estruturas empresariais, o que é um grande engano. A utilização de recursos de automação de marketing está acessível a todos e deve ser aproveitada desde os primeiros estágios de uma empresa.

Os especialistas de marketing dão algumas dicas sobre o assunto:

1. Comece pequeno, comece cedo

Coletar dados suficientes para serem utilizados em automações é algo que exige tempo. Enquanto isso acontece, é importante se concentrar no desenvolvimento de listas de contato. O engajamento também pode representar uma grande vantagem para que, com o tempo, você possa personalizar e automatizar suas campanhas.

2. Utilize ferramentas integradas

Um dos maiores problemas percebidos pelos profissionais de marketing é a segregação de dados apresentada por ferramentas desarticuladas. O ideal é utilizar plataformas de marketing centralizadas, que atendam todas as necessidades da empresa. Com o conhecimento de toda a experiência do cliente, é possível determinar a jornada de compra e de tomada de decisões e investir na coleta de dados do cliente, que devem estar no centro de todos os esforços de marketing.

3. Abra o caminho para a satisfação do cliente

Cada informação sobre o cliente pode ser utilizada para criar uma experiência mais personalizada e oferecer oportunidades para a fidelização e lealdade.

A busca por experiências que superem as expectativas dos clientes é um fato que precisa ser levado em consideração pelas empresas. A tecnologia de marketing já percorreu um longo caminho, partindo de simples análises de sites e e-mails ao machine learning e automação de mídia social.

Hoje os profissionais de marketing têm tecnologias poderosas que possibilitam a criação de experiências “fantásticas” para clientes reais ou potenciais. As tendências nesse mercado apontam para o uso de tecnologias que permitem aos profissionais de marketing a criação de experiências mais personalizadas para os usuários de maneira escalável, otimizando os resultados.

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Tecnologia

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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