Relevância e senso de oportunidade: como divulgar sem incomodar o público-alvo

Relevância e senso de oportunidade: como divulgar sem incomodar o público-alvo

No mundo atual, em que as pessoas estão conectadas constantemente e buscam novidades e assuntos sobre o que comentar todos os dias, o que realmente faz uma ação de marketing ser sucesso é ser oportuno e relevante.

Esses dois conceitos importam hoje muito mais do que ter milhares de seguidores nas redes sociais, ou mesmo ter muitos influenciadores promovendo seu produto. Se o marketing não for relevante e oportuno, ele não terá sucesso.

Sem dúvidas, isso torna o desenvolvimento de uma estratégia de marketing mais difícil. As pessoas estão mais exigentes sobre o que consomem e estão ignorando cada vez mais qualquer tentativa de pressão para realizar uma compra.

Se você conseguir criar uma conexão com seus clientes, eles se tornarão defensores da sua marca. Para isso você precisa alcançá-los de maneira oportuna e relevante.

Mas o que é oportunidade e relevância?

Todos os dias surgem diversas oportunidades para os mais diferentes tipos de empresas. São acontecimentos especiais ou cotidianos que podem ser aproveitados para brincar e atrair o público para sua marca. Para isso é preciso estar constantemente atento a essas oportunidades e ter atitudes assim que percebê-las.

Um exemplo de oportunidade foi o comentário feito no perfil da série House of Cards, da empresa Netflix, diante da crise política do Brasil e seus desdobramentos impactantes. No perfil da série do Twitter, a empresa publicou “Tá difícil competir”, fazendo referência ao enredo da trama e aos fatos políticos brasileiros.

Esse exemplo mostra a relevância e a oportunidade muito bem utilizadas. Mas ambos os conceitos precisam estar presentes, apenas um deles não é suficiente para criar uma campanha de sucesso.

Para ser relevante você precisa pensar sobre as necessidades, desejos e opiniões atuais do seu público. É necessário pensar sobre o que seus clientes querem, onde você precisar estar para alcançá-los e como você pode se beneficiar.

Se o seu público não se interessar pelo assunto tratado, eles não irão te ouvir; Se sua mensagem for veiculada em lugares que eles não frequentam, eles não irão ouvir; Se o seu público não compartilha dos mesmos valores do seu marketing, eles não darão atenção.

A sua estratégia de marketing precisa estar alinhada com os valores do seu público-alvo. A relevância significa atender as expectativas dos seus clientes de todas as maneiras que puder.

A importância da relevância no marketing de conteúdo

Esse conceito de relevância deve estar presente nas estratégias de marketing de qualquer empresa. Quando falamos de marketing de conteúdo, precisamos considerar a frequência das publicações, mas, principalmente, a relevância desse conteúdo.

Aumentar a quantidade de publicação com assuntos que não interessam o público-alvo da sua empresa pode ser tão ineficaz quanto não fazer nada. É preciso conhecer os clientes, suas expectativas para criar conteúdo relevante para eles. No final são seus clientes que decidirão se a mensagem enviada pela sua empresa realmente é oportuna e relevante.

Conheça seus clientes

Isso pode parecer simples, em um primeiro momento, mas exige empenho constante. Basicamente, você precisa acompanhar continuamente certos elementos do seu público e usar o feedback dos clientes para melhorar sempre.

Você deve se utilizar de todos os recursos disponíveis para encontrar seu público-alvo, buscar informações sobre seus desejos, dores e necessidades e também quais são as preferências e comportamento dele. As redes sociais são ferramentas extraordinárias para alcançar esse objetivo já que parece que todos ficam mais descontraídos e abertos por lá.

A questão da oportunidade também entra nessa parte da história com um contexto que precisa de muito cuidado, pois inundar os clientes com mensagens e propagandas não agrada ninguém, não é? Mas existem algumas dicas que podem ser usada para divulgar a sua marca sem se tornar um incômodo para os clientes.

Como divulgar sem incomodar o público-alvo

1. Priorize as necessidades dos clientes

Mais uma vez, entra a necessidade de conhecer as expectativas dos clientes e priorizá-las. Esse é o princípio do engajamento. As pessoas reconhecem facilmente quando suas intenções não são autênticas. Se a sua mensagem se resume a empurrar uma venda, muitas vezes de um produto não desejado, o cliente reage instantaneamente ignorando-as.

Considere-se um consultor que está buscando comunicar informações relevantes e que realmente farão a diferença para o cliente.

Para identificar as reais necessidades dos clientes, analise os dados comportamentais para aprender hábitos, prioridades e desejos do seu público-alvo. Quando você envia conteúdo que interessa o cliente, você não o incomoda, ao contrário, ele identifica um valor na mensagem que você está transmitindo.

2. Transmita cada mensagem de uma maneira diferente

Existe uma regra no comércio que diz que o cliente precisa ver a sua oferta pelo menos sete vezes antes de agir efetivamente. Não é uma ciência exata, claro. O fato é que os clientes realmente precisam ter acesso a sua empresa algumas vezes até adquirirem a confiança necessária para efetivar uma compra.

O que assusta é como as empresas colocam em prática esse princípio, muitas vezes enviando o mesmo conteúdo várias vezes para o mesmo cliente. Isso é muito irritante para ele.

Ao contrário dessa prática, o ideal é que sejam enviadas mensagens de diferentes formatos, com conteúdos complementares que ajudem o cliente a tomar a decisão, dessa forma ele será conduzido naturalmente pela jornada do cliente até que efetive a compra do produto ou serviço oferecido. Mais uma vez, ele irá entender que as mensagens enviadas por você irão ajudá-lo a resolver algum problema, que talvez ele ainda não soubesse como solucionar.

Certamente é possível irritar os clientes se a estratégia de marketing for aplicada de forma incorreta, mas o engajamento é a melhor forma de se conectar com seu cliente.

Aprenda e priorize as necessidades dos clientes, divulgue corretamente a mensagem que deseja e trate bem seu público-alvo para conseguir o engajamento ideal para sua empresa.

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Negócios

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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