Relatório: as tendências de personalização para 2018

Relatório: as tendências de personalização para 2018

Os profissionais de marketing já sonham a algum tempo com a possibilidade de se comunicar com os clientes e leads e um nível individual. Entretanto, a comunicação 1:1 é algo impossível sem a utilização de tecnologia para coletar, interpretar e agir sobre dados em tempo real para entregar uma experiência personalizada.

Hoje a tecnologia está se desenvolvendo para tornar este sonho realidade. Como os profissionais de marketing estão utilizando-a? Qual o nível de maturidade da personalização no mercado?

Na semana passada o Evergage, um SAAS para personalização em tempo real sediado em Boston, divulgou sua pesquisa anual sobre o assunto, realizada em parceria com a Researchscape International. O estudo foi realizado através de uma pesquisa com 300 profissionais de marketing do mercado B2B e B2C dos Estados Unidos, entre os meses de fevereiro e março de 2018.

A pesquisa descobriu que 98% dos profissionais entrevistados acreditam que a personalização contribui para uma experiência mais impactante e que 92% já utilizam a personalização em pelo menos um canal de marketing (em sua maioria, o e-mail).

Entretanto, apesar da ampla adoção dessa estratégia, grande parte dos entrevistados afirmaram que ainda não estão satisfeitos com o patamar atual de investimento: 77% acredita que a personalização deveria ser uma prioridade maior na empresa, contra 73% em 2017 e 64% em 2016. Adicionalmente, 69% acreditam que a personalização ainda não está sendo feita da forma correta.

Existem algumas explicações para essa impressão generalizada. Muitos ainda não acreditam que têm todos os dados e as análises necessárias para atuar com personalizações (55%), enquanto outros dizem que seus canais de marketing ainda não são conectados (27%).

Enquanto alguns deles ainda estão trabalhando para integrar todos os dados e conectar seus canais de marketing, 87% dos entrevistados que utilizam personalização em tempo real conseguem medir uplift significante nos resultados.

Para ver o relatório em mais detalhes (como por exemplo a utilização da personalização por canal de marketing ou por finalidade), faça o download aqui.

Estudos, Tendências & Relatórios

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.