Quanto os depoimentos ajudam na taxa de conversão do e-commerce?

Quanto os depoimentos ajudam na taxa de conversão do e-commerce?

Você está se perguntando como pode usar a influência de seus consumidores para aumentar as conversões? Os depoimentos de clientes podem ser a resposta que você procura. Os depoimentos usam a confiança das pessoas nos feedbacks e nas ações de outras pessoas para orientar seu próprio comportamento: tendemos a imitar tudo o que os outros fazem, seja nas escolhas ou no comportamento.

Aproveitar os depoimentos é uma das formas mais eficazes de fazer com que os consumidores comprem sua marca, pois cria confiança e credibilidade. O princípio básico é usar a opinião do público para persuadir outras pessoas a comprar.

As principais descobertas de um estudo realizado pelo Qubit mostram que os depoimentos tem um desempenho relativamente alto no aumento da taxa de conversão. A introdução da influência social na experiência de compra produz resultados reais: um aumento médio de 2,4% na receita por visita e de 2,3% na taxa de conversão.

Uma boa estratégia, por exemplo, pode ser combinar os depoimentos com contadores regressivos para gerar “o medo de perder”, destacando a velocidade com que um item está sendo vendido ou o quanto resta em estoque.

Os depoimentos na prática

De acordo com um artigo da própria Qubit, os depoimentos são utilizados como uma das estratégias de personalização, chegando a movimentar mais de US$ 1 milhão em receita por ano para a Express Gifts, uma das maiores empresas de varejo multicanal do Reino Unido, com mais de 35.000 produtos disponíveis.

Outra empresa britânica, a Mothercare, utiliza os depoimentos para diferentes segmentos de clientes. Líder no seu mercado, a Mothercare criou experiências sociais personalizadas e educacionais separadas em dois segmentos-chave: aqueles que já são pais e os que estão prestes a ter o primeiro filho. Em toda a jornada do cliente, eles alegam observar aumento de aproximadamente 3% na receita por visita.

Os depoimentos podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar um e-commerce a orientar os usuários durante a fase de tomada de decisões. Mas, como sempre, é importante dizer que ao implementar este tipo de estratégia você deve garantir que há maneiras eficazes de medir e analisar os resultados para que o teste seja válido.

Experiência do Usuário

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons