Profissional de Marketing Digital: o trabalho mais empreendedor na área de marketing

Profissional de Marketing Digital: o trabalho mais empreendedor na área de marketing

O que os profissionais de marketing fazem não pode ser descrito em poucas palavras, a descrição do trabalho varia muito de acordo com a indústria e o tipo de negócio. Em algumas empresas, eles cuidam apenas de publicidade, enquanto em outras eles se envolvem em todos os processos, da criação do produto à entrega aos clientes.

Independentemente de quanto trabalho eles tenham para fazer ou quão apertado suas agendas estão, os profissionais de marketing são pessoas criativas que podem mudar a maneira que o mundo se move com suas habilidades.

A carreira de marketing digital é uma das mais empreendedoras dentro da área comercial. Assim como os empreendedores, os gerentes de marketing digital têm diferentes responsabilidades e estão envolvidos em vários aspectos do negócio. A profissão normalmente envolve a criação de conteúdo, a análise de resultados e a tarefa de interagir com os clientes, diariamente, além dos conhecimentos sobre o produto e sobre as estratégias do negócio como um todo.

Se você é um aspirante a profissional de marketing digital, aqui estão características importantes que fazem de você um bom empreendedor.

Paixão

Por causa da cultura acelerada e com muitas responsabilidades, o que faz um bom profissional de marketing também faz um bom empreendedor. Em ambos os casos, a paixão e a crença na missão do seu negócio resultam em eficiência, pois muitas vezes você precisa ir muito além das suas responsabilidades. Como empreendedor, você representa a voz da sua startup, e como profissional de marketing você controla muitos dos pontos de contato onde há interação entre seus clientes e sua marca. A paixão e a crença são imediatamente sentidas por todos os que interagem com a sua marca.

Estratégia, criatividade e análises

Assim como os empreendedores, o melhor profissional de marketing pode pensar e agir de maneira independente, balanceando a estratégia, a criatividade e o pensamento analítico. Primeiro, eles devem criar a estratégia digital e priorizar as iniciativas de acordo com os objetivos do negócio. Em seguida, deve-se levantar ideias criativas para novas campanhas e conteúdos capazes de engajar a audiência. Ao final de tudo, eles devem estabelecer as métricas apropriadas e avaliar o ROI.

Habilidade de vender a ideia

Os empreendedores precisam vender sua ideia para todo mundo: investidores, clientes e potenciais colaboradores. Tanto o empreendedor quanto o profissional de marketing digital enfrentam a rejeição constantemente, especialmente quando as pessoas não entendem de negócios ou tecnologia. Os profissionais de marketing estão constantemente sugerindo novas ideias que muitas vezes não são entendidas ou vão contra a tradição da organização.

Há situações em que o CEO não quer alocar budget para uma iniciativa digital pois ele não consegue ver claramente o retorno do investimento. Cabe ao profissional de marketing mudar essa impressão, o que muitas vezes deve ser feito através de números e argumentos lógicos. Os dois tipos de profissionais devem ter convicção para vender suas ideias independentemente das incertezas.

A capacidade de causar impacto a longo prazo

O empreendedorismo é atrativo para os millennials pois sua idade ou inexperiência estão longe de serem barreiras na habilidade de gerar impacto substancial. É a crença de que podemos controlar nosso destino. O mesmo conceito pode ser aplicado ao marketing, que começou a ser explorado apenas recentemente. Por causa dessa recência, profissionais de níveis mais seniors dominam menos o conhecimento, o bom profissional de marketing pode fazer com que seu trabalho tenha impacto por muitos anos na empresa.

Os times de marketing digital são pequenos. Em uma área nova como essa, existem milhares de oportunidades para definir e descobrir as melhores práticas e os melhores métodos de trabalho. E você pode se tornar um expert!

Tudo se resume a talento

A função do profissional de marketing digital é incrivelmente empreendedora em dezenas de aspectos: responsabilidades, cultura, conjunto de habilidades, impacto, etc. Em um mundo onde o empreendedorismo é incentivado e visto com bons olhos, aos poucos os recém-formados passarão a olhar com mais carinho para as vagas em marketing digital. Para CMOs e executivos, contratar bons profissionais nessa área é uma necessidade. Ter uma boa estratégia de marketing digital não significa nada se você não tiver bons profissionais para executá-la. Fundamentalmente, a habilidade de trabalhar com marketing digital possibilita que a sua marca se conecte com a nova geração de consumidores.

Profissionais de Marketing

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons