Por que os CMOs devem ser um pouco geek

Por que os CMOs devem ser um pouco geek

Hoje, a responsabilidade dos CMOs vai muito além de trazer leads. Com dados valiosos na ponta dos dedos, espera-se que os CMOs criem iniciativas que alimentem o topo do funil, trazendo resultados mais expressivos e transformando leads em receita. Para superar esses desafios, muitas vezes eles precisam da ajuda de um parceiro até então não muito comum… os líderes de tecnologia.

Os gerentes de marketing e tecnologia trabalharam separadamente por muito tempo, cada um focado em suas próprias metas e desafios. Entretanto, você não consegue trabalhar o marketing de maneira analítica sem tecnologia. Hoje, o e-commerce demanda um casamento, ou pelo menos uma parceria, entre marketing e TI. Veja abaixo como isso pode ser conquistado.

1. Identifique objetivos comuns

Como profissionais de marketing, nós rastreamos e medimos tudo o que podemos. Se não vale a pena medir, não vale a pena fazer. O time de TI também tem objetivos concretos, entretanto ele sempre discorda das iniciativas de marketing que impactam a performance do site e o loadtime. Para garantir que os projetos tenham o suporte de TI, você precisa discutir com o líder de tecnologia quais são os principais objetivos. Se você precisa, por exemplo, implementar uma nova ferramenta de marketing, explique como essa solução pode melhorar os resultados de marketing para alcançar as metas de aquisição de cliente da empresa. Ao abordar o assunto com objetivos claros, marketing e TI estarão mais propensos a encontrar opiniões comuns e construir uma relação saudável.

2. Aprenda a falar geek

Você provavelmente já ouviu falar no livro “Homens são de Marte, mulheres são de Vênus”. O mesmo pode ser dito sobre os CIOs e os CMOs. Nós podemos até trabalhar na mesma empresa, mas quando se trata de estilos de comunicação estamos a anos-luz um do outro. Para diminuir esse gap, precisamos aprender a falar sua linguagem. Para os profissionais de marketing isso significa aprender alguns termos técnicos utilizados pelos profissionais de TI e entender como eles se relacionam com as atividades cotidianas. Quando os CMOs investem tempo em aprimorar o vocabulário técnico, eles entendem melhor como direcionar o trabalho de TI e como se comunicar de maneira mais eficiente com eles.

Da mesma maneira, os CIOs devem sair um pouco da zona de conforto para entender o que os profissionais de marketing realmente querem dizer quando falam coisas como “Nós precisamos de mais personalização para aumentar a taxa de conversão em 20% nesse trimestre”. Isso pode até parecer um jargão, mas os profissionais de TI tendem a quebrar grandes projetos em fases menores e práticas. Ao avaliar um problema de marketing com visão de tecnologia, os CIOs entenderão melhor como a integração entre marketing e TI podem resolver um desafio em particular e impactar objetivos finais do negócio, como a experiência do cliente, por exemplo.

3. Meça o desempenho

Você não pode brigar pelo seu time ou pelo seu budget sem provar que seu esforço está trazendo bons resultados e que o investimento vale a pena. É imprescindível que você crie um sistema para mensurar o desempenho e os resultados de modo que isso funcione para os dois times. Quando seus times iniciarem um novo projeto, comece identificando o que os dois têm em comum e podem adicionar ao processo, não somente o resultado final. Considere desenvolver um sistema que espelhe o tradicional TI ou um sistema que meça cada sprint e cada entrega. Isso ajudará a manter os dois times informados e alinhados em relação ao objetivo principal do projeto.

4. Comemore o sucesso conjunto

Nada motiva tanto a colaboração como a comemoração do sucesso. Ao final de um projeto que envolve as duas equipes, comunique o resultado muito claramente, mas não pare por aí. Aproveite a ocasião para reunir todos os participantes do projeto que contribuíram para o sucesso alcançado. Destaque as principais conquistas e explique como a iniciativa contribui para o crescimento da empresa como um todo. A comunicação motivará futuros projetos entre departamentos.

5. Mantenha um bom relacionamento

Os profissionais de marketing estão com muitas responsabilidades que antigamente faziam parte da equipe de TI, mas isso não significa que eles são experts em tecnologia. Eles precisam de TI para garantir que as iniciativas de marketing estão implementadas corretamente. Pense o marketing analítico, que cresce a cada dia dentro das empresas de internet, por exemplo. Avançar sobre dezenas de fontes de dados para discernir insights que podem resultar em ações é algo inimaginável sem tecnologia. Os profissionais de TI podem ajudar a equipe de marketing a escolher as melhores soluções para o problema e identificar detalhes que a equipe de marketing pode não considerar.

Mesmo além da esfera de projetos específicos, os profissionais de marketing e TI devem manter relações próximas para identificar novas possibilidades de colaboração. Isso pode envolver reuniões regulares ou uma comunidade digital em que os times podem compartilhar suas ideias. Estabelecer uma comunicação estável e o compartilhamento de conhecimento farão com que a relação entre o CIO e o CMO seja reforçada e a colaboração entre departamentos encorajada. Ninguém tem nada a perder com isso, pelo contrário!

Profissionais de Marketing

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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