Por que as ações em tempo real são importantes para um e-commerce?

Por que as ações em tempo real são importantes para um e-commerce?

Este é o 2º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

Interagir em tempo real significa aproveitar oportunidades. O marketing em tempo real ainda é um conceito relativamente novo, mas cada vez mais as empresas estão entendendo sua grande importância e poder. Ele possibilita a geração de impacto entre os usuários do seu site, que podem se tornar clientes assim que algum fato importante acontecer e você conseguir relacioná-lo à sua marca.

Outro ponto importante do marketing em tempo real diz respeito ao relacionamento com o cliente, ou possíveis clientes. Vivemos em uma época em que tudo o que acontece é visto, divulgado e compartilhado, e essa disponibilidade universal cria a necessidade de instantaneidade. As pessoas esperam ser atendidas a qualquer momento, em tempo real.

Diversas ferramentas possibilitam esse engajamento online, como Twitter, Facebook, Instagram, e muitas outras. As pessoas estão conectadas o tempo inteiro através de seus smartphones. Chegar primeiro com o contexto correto pode ser o fator decisivo para deixar uma boa impressão na mente do consumidor. E esse timing muitas vezes tem passado despercebido pelas empresas e até mesmo por grandes agências especializadas de marketing digital.

Mas o que é timing?

Na prática, aproveitar o timing significa atuar no momento certo, nem antes nem depois. É indiscutível que o sucesso de qualquer ação não depende apenas de sua eficiência, ou, ainda, da destreza da equipe que a realiza.

No nosso caso em específico, significa conseguir aproveitar o momento certo para promover a sua empresa, produto ou serviço e engajar seus usuários, ou mesmo para recuperar um cliente que está prestes a abandoná-lo. Saber aproveitar o timing proporciona visibilidade à sua empresa, e, por consequência, gera mais possibilidades de vendas.

A relação entre timing e engajamento

Está muito enganado quem acredita que engajamento é uma estratégia de mão única. Imaginar que esse termo significa apenas contabilizar as interações sociais do público com a sua marca é, certamente, o primeiro passo para a ruína da sua estratégia nas redes sociais.

A melhor definição para engajamento envolve fornecer a melhor experiência possível ao seu cliente ou lead. Em resposta a essa experiênciam ele lhe dará interação, comentários, likes, compartilhamentos e a chance de conhecer melhor o seu produto ou serviço.

Como aplicar as ações em tempo real no seu e-commerce?

Existem diversas possibilidades de ações em tempo real que tornarão a experiência de seus clientes mais fluída e natural. Em redes sociais, algumas atitudes são essenciais, como por exemplo responder prontamente as dúvidas, sugestões e críticas de seus clientes. Aproveitar situações momentâneas para criar memes e participar de brincadeiras virtuais também pode construir uma imagem divertida da sua marca, gerar grande engajamento de seus usuários e reforçar sua imagem.

Personalizar a experiência do usuário no seu site é tão importante quanto interagir nas redes sociais. Dar uma impressão mais calorosa e humana ao interagir com o cliente, como se ele estivesse em uma loja física, tornou-se essencial para se diferenciar dos demais concorrentes. E hoje já existem ferramentas de interação com o usuário que identificam atitudes e reagem ao seu comportamento no site, durante a navegação.

A tecnologia de personalização

Através de práticas, estratégias de negócio e tecnologia focadas no cliente, é possível que a empresa gerencie e analise as interações com os usuários, antecipando desejos e necessidades. Isso ajuda a otimizar a jornada de conversão, aumentar as vendas e melhorar o direcionamento das campanhas de captação de clientes.

As ferramentas e or serviços funcionam de modo similar a um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que armazena informações dos clientes, dados e comportamento, analisa as informações obtidas e gera relatórios, dando à empresa todas as informações necessárias para determinar as características de seus clientes e os padrões de comportamento.

Exemplos de ações em tempo real

Softwares de inteligência artificial permitem a interação com o cliente de maneira automática, em tempo real, com linguagem natural e personalizada, possibilitando o atendimento de várias pessoas ao mesmo tempo. As interações podem ocorrer em ambiente mobile ou desktop, simultaneamente.

Existem ainda outras aplicações de personalização em ações em tempo real utilizando inteligência artificial. Elas vão desde a identificação do comportamento do visitante e sugestão de algum produto até ajuda ou atendimento caso seja possível identificar que o cliente está em dúvida. A mais comum, utilizada em praticamente todos os sites de e-commerce, consiste na exibição de mensagens através de um modal, oferecendo descontos ou algum outro incentivo caso o cliente direcione o cursor e indique um movimento de saída do site.

Exemplo de ação em tempo real: modal de intenção de saída da WeDoLogos

Exemplo de ação em tempo real: modal exibido pela WeDoLogos quando se identifica que o usuário está prestes a sair do site.

Com esses recursos, também é possível chegar ao máximo da personalização. Pode-se, por exemplo, identificar através de compras anteriores, ou mesmo algum questionário visível, qual o tamanho de um calçado ou a preferência de marcas para oferecer apenas o que interessar ao seuusuário. Outra ação bastante utilizada é a sugestão de que o produto escolhido pelo usuário possui poucos itens em estoque, criando assim uma sensação de urgência em concretizar a compra.

Quais os principais desafios?

A tecnologia viabiliza um alto nível de personalização nos sites de e-commerce e melhora a experiência do usuário, aumentando as chances de conversão. Mas para ter todos esses benefícios, há um grande desafio a ser superado. No próximo post abordamos este assunto e falamos também sobre como superá-lo, confira!

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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