Personalização de conteúdo: o que é e como fazer?

Personalização de conteúdo: o que é e como fazer?

Em geral, as marcas que conseguem dar um toque pessoal à experiência do usuário costumam ser as que têm os clientes mais fiéis. Aproximadamente 73% dos clientes gostam de comprar de marcas que criaram uma experiência de compra personalizada, enquanto 75% gostam quando as marcas enviam mensagens e ofertas personalizadas.

Esses toques pessoais têm um nome e fazem parte de uma estratégia de marketing maior, chamada personalização de conteúdo.

A personalização de conteúdo tem a capacidade de transformar uma interação simples com o cliente em uma experiência única e relevante. A conexão que sua empresa constrói por meio da personalização de conteúdo aumenta o reconhecimento da marca, gera conversões e conquista clientes. Tudo o que uma empresa mais quer, certo?

Nesse post vamos falar mais profundamente sobre:

  • O que é a personalização de conteúdo;
  • Por que a personalização de conteúdo é essencial;
  • Quais são as principais táticas de personalização de conteúdo para impulsionar conversões; e
  • Qual o impacto da personalização de conteúdo na experiência do cliente.

Vamos nessa?

O que é personalização de conteúdo?

Personalização de conteúdo é a prática de personalizar a experiência do usuário de modo individual, de 1 para 1. Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes 一 as mais comuns são as recomendações de produtos e os e-mails personalizados 一 e em muitas plataformas diferentes, tornando-o um método de marketing perfeito para estratégias omnichannel. A personalização de conteúdo utiliza dados em tempo real e tecnologia de inteligência artificial para criar uma experiência mais personalizada para os usuários.

Por que a personalização de conteúdo é essencial?

A personalização de conteúdo cria uma experiência para os clientes que não podem ser replicadas em nenhum outro lugar. Ao utilizar essa estratégia, sua empresa fornece conteúdo relevante aos clientes em todos os canais, mantém-os no site por mais tempo e impulsiona melhorias nas taxas de conversão e na receita.

Esse tipo de experiência do usuário adiciona uma vantagem competitiva. À medida que as expectativas do cliente aumentam, a personalização de conteúdo pode ter um papel crucial no retorno e na aquisição de novos clientes.

Para alavancar totalmente os benefícios da personalização de conteúdo, ela precisa fazer parte de uma estratégia omnichannel, construída com base na ideia de que os clientes devem ter interações semelhantes e consistentes com uma marca, independentemente do canal de comunicação. Ela é criada utilizando-se dados em tempo real de todos os canais para personalizar cada interação com o cliente.

Táticas de personalização de conteúdo para impulsionar conversões

Entender seu cliente e suas necessidades, antes mesmo de ele pensar nelas, é essencial para qualquer marca no ambiente hipercompetitivo de hoje. Aqui estão algumas maneiras comprovadas de executar a personalização de conteúdo:

Personalização de conteúdo com inteligência artificial

Para criar, gerenciar e fornecer uma experiência consistente ao cliente, os profissionais de marketing buscam a tecnologia de inteligência artificial para agregar e analisar os dados do cliente em tempo real. Com esses insights, um mecanismo de personalização é capaz de personalizar a experiência de um cliente não apenas para torná-lo mais relevante para o indivíduo, como também mais propenso a gerar ações de conversão.

A personalização de conteúdo orientada por inteligência artificial utiliza dados first-party e third-party para tomar decisões inteligentes a cada interação do cliente com um dos canais. A personalização de conteúdo pode ser aplicada na forma de landing pages personalizadas, ofertas especiais ou recomendações de produtos, utilizando como base o comportamento anterior, os dados demográficos, o histórico de navegação e outros pontos de dados.

Recomendações de produtos

Com as recomendações de produtos, você pode gerar conversões sugerindo produtos que outros clientes compraram, relacionados ao item que o cliente está vendo, produtos que estão alinhados com as buscas internas ou produtos que complementam algum item que já está no carrinho do cliente.

As recomendações de produtos são especialmente úteis para empresas que possuem grandes catálogos de produtos, uma vez que ajuda o cliente a encontrar produtos que ele provavelmente está procurando ou tem a intenção de procurar, eventualmente. A implementação de recomendações de produtos pode aumentar a receita em até 300%, melhorar as conversões em 150% e aumentar o valor médio dos pedidos em até 50%.

Segmentação comportamental

Entender as interações anteriores de um cliente com seu website e sua marca representa uma oportunidade de conhecê-lo melhor. Com informações sobre os interesses, preferências e comportamentos de um cliente, os profissionais de marketing podem antecipar o que eles precisam e fornecer conteúdo que impulsione as conversões.

Por exemplo, um e-commerce pode segmentar determinados comportamentos, como quando um cliente adiciona um item ao carrinho, mas não faz uma compra, quando retorna ao site após uma ausência prolongada ou quando acessa uma categoria específica. Essas informações podem ser usadas para enviar mensagens de e-mail personalizadas ou acionar uma oferta especial no site.

Teste AB e segmentações

Os testes AB e as segmentações devem ser aproveitados para otimizar o conteúdo de diferentes ações de conversão e públicos-alvo.

O teste AB permite comparar diferentes versões de uma landing page ou de um elemento em uma página e, em seguida, avançar com o recurso de melhor desempenho para uma determinada conversão.

Já a segmentação identifica públicos de alto valor por meio da análise contextual e em dados em tempo real, incluindo comportamento de navegação, geografia, comportamento de compra, dados técnicos, clima e dados demográficos.

Juntas, essas duas táticas podem ajudar a criar as experiências personalizadas para o cliente em todos os canais e colaborar para a construção de relacionamentos duradouros entre marca e cliente.

Os impactos da personalização de conteúdo

A utilização de conteúdo personalizado pode impulsionar as vendas, aumentar a fidelidade à marca e a relevância para os usuários. À medida que as expectativas dos clientes aumentam, a personalização de conteúdo é uma maneira eficaz de melhorar a experiência do cliente em várias plataformas e pontos de contato. Ao aproveitar dados e análises, os profissionais de marketing podem personalizar, de maneira criativa, todas as interações de cada indivíduo para impulsionar ações de conversão específicas e aumentar a receita.

Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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