Mensagens personalizadas de acordo com a condição climática

Personalização de acordo com a condição climática

Você com certeza já viu um anúncio relacionado a previsão do tempo em um site, certo? As condições climáticas impactam nosso dia a dia de diversas maneiras, portanto não é surpresa nenhuma que os profissionais de marketing queiram usar essa informação de alguma maneira ao interagir com os clientes.

Mesmo em uma pequena área, em determinada estação do ano, as temperaturas e as condições climáticas podem variar bastante. Em São Paulo, por exemplo, é muito comum ter temperaturas de 20°C pela manhã e de 30 °C durante a tarde. Em uma mesma semana, podemos também ter dias muito secos e dias com chuvas pesadas.

Por isso, quando você planeja uma campanha relacionada às condições climáticas no seu site, a localização geográfica do seu usuário é a informação mais importante que você precisa saber. Neste caso, você vai além da interação baseada na geolocalização, e fala, também, sobre o clima que ele está vivenciando naquele momento. Isso ajuda a assegurar que sua comunicação será realmente relevante para o usuário, em tempo real.

Abaixo seguem algumas ideias de campanhas relacionadas às condições climáticas que podem funcionar em algumas indústrias.

Moda

A indústria da moda é o exemplo mais óbvio, já que praticamente todas as campanhas e promoções deste ramo são super relevantes para pessoas em uma condição climática específica.

Um e-commerce pode, por exemplo, exibir ofertas relacionadas a produtos de praia (chinelos, biquínis, sungas, saídas de praia e chapéus) para usuários que estejam no litoral e com temperaturas altas. Ou então, caso o clima esteja muito chuvoso, pode exibir uma mensagem como “Que chuva, hein?! Não seja pego desprevenido na próxima, aproveite essa promoção de guarda-chuvas!”.

A oferta de um produto pode ser mais sutil e utilizar algoritmos de machine-learning, juntamente com informações sobre a condição climática, para ofertar produtos complementares ao que o usuário já está olhando.

Turismo

Qualquer usuário que esteja em uma localização com condições extremas (muito quente ou muito frio) é um excelente candidato para campanhas de turismo. Nesses casos, é sempre um bom momento para sugerir viagens para locais com temperaturas mais amenas, onde os usuários podem aproveitar para descansar enquanto o mau tempo da sua cidade passa.

Imagine que você está no sul e recebe uma mensagem dizendo “Procurando um lugar para escapar do frio nas suas férias? O Ceará é lindo nessa época do ano!”, oferecendo descontos especiais em passagens aéreas. Tentador, não?

Outra aplicação importante está na comunicação com passageiros que já estão com passagens compradas para algum destino. Para aqueles que compraram bilhetes há muito tempo e podem não se lembrar das condições climáticas, vale um lembrete de qual a temperatura atual do destino para que eles se planejem melhor e não sejam pegos de surpresa.

Seguro

Empresas de seguro também podem tirar um ótimo proveito de mensagens relacionadas a condições climáticas. Quando as pessoas estão vivenciando condições de muita chuva e enchentes, por exemplo, elas tendem a pensar melhor sobre seguro para seus carros e sua casa. É um bom momento para aproveitar as oportunidades.

Mídia e Conteúdo

Sites de notícia e sites de conteúdo podem aproveitar também essas informações para exibir conteúdos personalizados, relacionados a determinadas condições climáticas. Artigos como “O que fazer na cidade em um dia de verão” ou “Boas ideias para entreter crianças em um dia de chuva”, por exemplo, podem ser sugeridos de acordo com a condição climática e a temperatura atual da localização do usuário. Em um site de conteúdo, tudo se resume a exibir e promover conteúdo relevante para aumentar o engajamento e o tempo de navegação do usuário no site.

Empresas B2B

Mesmo as empresas B2B podem ver grandes vantagens em mensagens relacionadas às condições climáticas. Uma indústria de ar-condicionado pode incentivar que seus representantes promovam as vendas de aparelhos de refrigeração em períodos muito quente, por exemplo. Outro caso ainda mais interessante: uma empresa que esteja realizando um evento em um local com temperatura amena pode utilizar essa informação para convencer parceiros que estão em locais muito quente a se inscreverem. Às vezes as pessoas só precisam de pequenos empurrões para tomar decisões, e detalhes como esse podem fazer a diferença.

 

É preciso ter em mente que mensagens desse tipo nem sempre serão relevantes para todas as indústrias, em todos os momentos. Mas se você trabalha com alguma das mencionadas acima ou outra que tenha um fit muito grande com esse tipo de abordagem, você deve tentar!

Experiência do Usuário

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons