Ouça a voz dos seus dados

Ouça a voz dos seus dados

As métricas vêm em gigantescos fluxos de dados, com o mobile adicionando mais uma dimensão. Mais dados, maior frequência, mais velocidade. As novas ferramentas de análise de dados emergem a cada dia para gerenciar essas informações, mas os profissionais ainda se esforçam para extrair todos os benefícios que elas podem oferecer.

Tente uma abordagem diferente.

A médio prazo, a tendência é que a curva de dados só cresça: o uso de smartphones fará com que o volume de dados seja cada vez maior. As informações originadas desses dispositivos oferecem mais complexidade e detalhamento do que estávamos acostumados anteriormente. A Internet das Coisas (em inglês, IOT ou The Internet of Things) multiplicará o número de dispositivos conectados por um fator de 10 ou mais. Se não entendermos os benefícios hoje mesmo, como lidaremos com esse volume de dados no futuro?

Listamos abaixo algumas sugestões e soluções simples.

Muitos targets

Trabalhamos hoje com muitos targets, muitos objetivos, e nem tanto aprendizado. Os profissionais aprenderam que é possível se medir quase tudo. Então eles tentam. A teoria de gerenciamento nos diz que todas as métricas devem ser conectadas a um objetivo. Entretanto, se você mede algo que não deveria, você define objetivos errados, e com objetivos errados você chega ao lugar errado. Até mesmos pequenos erros em como medimos os dados podem resultar em conclusões terrivelmente equivocadas.

Novas vozes

Suas métricas são muito mais do que números a serem medidos. Pense dessa forma: esse volume de dados nos possibilita ouvir vozes silenciosas.

Você pode ouvir seus clientes através de suas ações e escolhas. Por que depender de pesquisas e entrevistas? A tradicional pesquisa NPS e outras ferramentas utilizam apenas pequenas amostras que respondem somente as perguntas que somos capazes de perguntar.

As vozes do mobile são ainda mais altas

O mobile amplifica as vozes. Pela internet, conseguimos ver o que aconteceu e o que está acontecendo, como, quando e onde. A captura de mais dados enriquece o volume de informações e nos possibilita fazer análises ainda mais profundas.

IOT possibilitará o surgimento de mais vozes

Os eletrônicos abrirão uma enorme fonte de informações sobre o comportamento humano e em breve estaremos ouvindo máquinas, construções e meios de transporte. Pense na economia de energia, por exemplo. Sua rede de IOT pode agora te dizer quais janelas estão abertas, quais luzes ficaram acesas e onde o aquecimento está alto demais. Receber informações será algo simples e tomar ações baseadas nesses dados será um grande diferencial.

Ouvir a mensagem correta será uma poderosa ferramenta

Qual o segredo dos benefícios de se utilizar dados? Não utilizar muitos targets. Ouvir as vozes. Prestar atenção e aprender com o feedback. Utilizar o feedback dos clientes para aprimorar seus produtos. Fazer com que seus funcionários te digam como transformar seu modelo de negócios em algo mais inteligente.

Web Analytics

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons