Otimize suas campanhas de Adwords utilizando listas de e-mails

Otimize suas campanhas de Adwords utilizando lista de e-mails

Recentemente, o Google deu o primeiro passo para incorporar a utilização de dados first-party em anúncios pagos. O novo produto, chamado Customer Match, possibilita que os anunciantes façam upload de uma lista de e-mails dentro da conta do Adwords. Essa funcionalidade já havia sido divulgada no primeiro semestre, no jornal Wall Street Journal, mas além de ser utilizada para a rede de busca ela também pode ser útil para anúncios no Youtube e no Gmail.

O novo lançamento é um marco para o Google: é a primeira vez que ele permite a utilização de dados de clientes para segmentação e exibição de anúncios pagos. Ao fazer o upload de uma lista de e-mails, os endereços de e-mail são conectados àqueles que possuem conta no Google e posteriormente criptografados para permanecerem anônimos. Com um grupo formado, é possível configurar bids diferenciados e até mesmo criar anúncios específicos para essa audiência.

Até hoje, os anunciantes eram capazes de criar anúncios na rede de display utilizando listas de retargeting do Google Analytics, além de otimizar os anúncios na rede de busca com o RLSA (Retargeting Lists for Search Ads), que possibilita usar bids diferenciados para usuários que visitaram o site recentemente. Essas listas, no entanto, são construídas a partir do uso de cookies, que podem ser deletados ou bloqueados em dispositivos mobile a qualquer momento. Endereços de e-mail e logins de usuários, por outro lado, são muito mais estáveis quando falamos em cross device.

A nova funcionalidade, além de tudo, eleva o Google a um patamar já há algum tempo alcançado pelo Facebook e Twitter, com as Custom Audiences e as Tailored Audiences, respectivamente. Permitir o upload de uma lista de e-mail para segmentação tem sido uma estratégia extremamente bem-sucedida para essas redes sociais. Após assistir as receitas de seus “concorrentes” subir cada vez mais, o Google finalmente conseguiu encontrar um meio termo entre a flexibilidade e as questões de privacidade que envolvem a ferramenta.

Expansão para audiências similares com lista de e-mails

Além de conseguir atingir segmentos como pessoas inscritas na newsletter, compradores recentes ou participantes de programas de fidelidade, será possível também prospectar novos leads e clientes expandindo-se a lista para audiências com perfis similares.

Similar Audiences já são utilizadas na rede de display, elas são construídas de acordo com o comportamento de navegação nos sites conectados à esta rede e no próprio site que a utiliza. Agora, elas também podem ser criadas de acordo com as atividades e segmentações de CRM para serem utilizadas tanto em display quanto no Youtube e no Gmail.

Para utilizar a funcionalidade, os anunciantes devem fazer o upload da lista na sessão Audiência em Biblioteca Compartilhada, seja manualmente ou via API. Não há nenhum limite estabelecido para o tamanho da lista de e-mails.

Para subir sua lista de e-mails, escolha a opção "E-mails de clientes"

Para subir sua lista de e-mails, escolha a opção “E-mails de clientes”

 

Tela do Adwords para configurar e subir uma nova lista de e-mails

Tela do Adwords para configurar e subir uma nova lista de e-mails.

 

Quer saber mais sobre o Google Adwords e lista de e-mails? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

SEM

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons