Os profissionais de marketing querem mais dados e tecnologia para personalizar a experiência do cliente

Os profissionais de marketing querem mais dados e tecnologia para personalizar a experiência do cliente

Entregar uma experiência personalizada para para os cientes continua sendo um desafio para a grande maioria dos profissionais de marketing. E com uma infinidade de canais para escolher, pode ser difícil determinar onde é mais importante alocar o budget para garantir as melhores experiências e gerar os melhores resultados.

No início deste ano, a agência de marketing de performance Merkle realizou uma pesquisa nos Estados Unidos com mais de 200 profissionais de marketing para entender suas prioridades digitais no que diz respeito ao engajamento do cliente. Os participantes da pesquisa indicaram que desejam investir mais em tecnologia, dados e análises, e que o e-mail marketing continua sendo um canal valioso para retenção, personalização e captura de informações.

De acordo com o Merkle Customer Engagement Report, as plataformas de CRM e os CDPs estão evoluindo  e cada vez mais se posicionando como grandes hubs de apoio aos profissionais de marketing na adoção de estratégias de marketing orientadas a dados. O CRM desempenha um papel fundamental no engajamento com o cliente e facilitam a adoção de estratégias de personalização mais embasadas. Sem a ligação com o e-mail, seria quase impossível criar todas as camadas de dados necessárias para comunicações personalizadas.

De modo geral, a estratégia de prover experiências personalizadas pode ser traduzidas na entrega de conteúdo relevante aos usuários de acordo com o que se sabe sobre eles, o comportamento dentro do canal de interação e seu histórico de compra e engajamento, assim como seus interesses em um exato momento. A cada dia que passa, fica mais evidente que entregar experiências personalizadas com consistência entre os canais de marketing resulta em aumentos substanciais de conversão e engajamento.

Econsultancy, Conversion Rate Optimization Report in association with RedEye (11/out/2017)

Fonte: Econsultancy, Conversion Rate Optimization Report in association with RedEye (11/out/2017)

Assim como visto em outros relatórios divulgados anteriormente, os profissionais de marketing demonstraram que gostariam de aumentar seu investimento em ferramentas do segmento conhecido com martech (marketing + tecnologia) para otimizar a captura, análise e utilização de dados e construir perfis de clientes mais robustos e completos: 32% disseram que investiriam nesse segmento antes de qualquer outro.

Merkle Customer Engagement Report (Q3 2019)

Fonte: Merkle Customer Engagement Report (Q3 2019)

Embora o relatório não especifique o tipo específico tecnologia que os profissionais de marketing procuram, a busca pela utilização de dados continua sendo um fator determinante para que eles reconheçam a necessidade de se adotar uma estratégia escalável. E à medida que a indústria martech se expande, grandes empresas de tecnologia se movem para desenvolvem soluções que atendam às necessidades desses profissionais.

Para fazer o download do relatório completo em PDF, é necessário um cadastro nesta página.

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Tecnologia

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.

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