Os híbridos da era digital: a evolução do profissional de marketing

Os híbridos da era digital: a evolução do profissional de marketing

O marketing digital revolucionou a indústria de publicidade e, é claro, o trabalho do profissional de marketing. As empresas e as agências hoje lutam para contratar e reter profissionais em uma área que não existia três anos atrás, enquanto as faculdades têm que lidar com a necessidade de adaptar seus cursos e atender a essa nova forma de marketing, que muitas vezes exige reações em tempo real.

Os talentos mais valiosos nesse marketing emergente serão os híbridos. Apesar dos especialistas ainda serem capazes de realizar seu trabalho com excelência, focando em competências e tarefas mais específicas, se destacarão aqueles que aplicam conhecimentos de mídias sociais, vendas e tecnologia de modo complementar. São pessoas que possuem habilidades de redação excepcionais e personalidades dinâmicas que lhes permitem construir fortes marcas pessoais.

Os profissionais híbridos são treinados para desenvolver tarefas que envolvem e-mail marketing, busca paga, mídias sociais, web analytics, redação e conteúdo mobile. Eles proveem soluções integradas que antigamente requeriam múltiplas agências ou consultores.

As organizações mais desenvolvidas procuram profissionais híbridos que sejam ótimos escritores, tenham bom raciocínio analítico e facilidade com tecnologia, com grande interesse por negócios, vendas e comportamento humano. Essa nova geração de profissionais domina novas ferramentas e não tem medo do desconhecido. Eles são visionários, têm afinidade com discussões estratégicas, constroem campanhas completamente integradas e têm a capacidade de executar tarefas operacionais, conduzindo atividades que geram resultados concretos para o negócio.

Entretanto, há um gap de talento. Sua empresa pode lamentar a falta de profissionais qualificados no mercado ou pode tomar a iniciativa de criar programas de educação internos dinâmicos, encontrar candidatos altamente qualificados em diversas origens educacionais, e formar os profissionais híbridos que se tornarão os futuros líderes dessa indústria.

Os catalisadores para a evolução

Em geral, podemos dizer que existem três forças alimentando a transformação da indústria de serviços de marketing: a mudança de velocidade, o consumo seletivo e os fatores de sucesso. Esses mesmos catalisadores têm um efeito direto sobre o tipo de talento que as empresas devem recrutar, treinar e reter:

1) A mudança de velocidade

O ritmo acelerado das inovações no mercado de tecnologia cria uma demanda sempre crescente por profissionais de marketing que conheçam bastante de tecnologia. As tendências e as mudanças no comportamento do consumidor, nos processos de negócios, nos softwares, nas análises de dados, na comunicação e na filosofia de marketing impactam diretamente nas competências e nas características do profissional de marketing.

2) O consumo seletivo

O consumo seletivo é o princípio básico por trás do marketing de conteúdo. Os consumidores estão ignorando o marketing tradicional e escolhendo quando e como eles interagem com as marcas. Como resultado, muitas indústrias estão realocando o budget de estratégias offline —como materiais impressos, envio de correspondência por correios e ligações de televendas — para canais online que possibilitam o acompanhamento mais controlado das métricas e da eficiência de cada ação.

3) Os fatores de sucesso

Quando falamos de campanhas de marketing, não se trata somente de ganhar prêmios por criatividade, construir sites bonitos, alcançar as primeiras posições no Google ou negociar o menor custo de marketing para atingir sua audiência. O trabalho de um profissional de marketing se resume a gerar resultados para o negócio, resultados reais e concretos.

Essas profissionais têm a habilidade de otimizar as mais variadas métricas — quantidade de backlinks, taxas de click, tráfego para o site, conversões, downloads, subscribers, leads — que podem ser rastreadas em tempo real e diretamente correlacionadas ao aumento das vendas.

A ascensão do profissional de marketing generalista

As organizações devem buscar por profissionais versáteis, que tenham habilidades de negócio e que possam desempenhar praticamente qualquer função em um ambiente de constante mudança. O futuro do marketing digital pertence aos híbridos. Esses profissionais são a chave para o crescimento da eficiência e da produtividade e para a construção de uma vantagem competitiva insuperável que alimentará o crescimento da sua organização.

A pergunta é: o seu negócio está preparado para competir na era dos híbridos?

Profissionais de Marketing

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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