Os 3 elementos básicos para implementar a personalização

Os 3 elementos básicos para implementar a personalização

A personalização é uma jornada. E uma que vale a pena. A personalização aumenta as conversões, fideliza os clientes e eleva os níveis de satisfação. Mas você sabe quais são os três elementos essenciais que cada programa de personalização deve considerar?

1. Estratégia

A personalização é uma estratégia, não uma tática, não uma ferramenta, muito menos uma campanha. Para começar, você deve avaliar a maturidade das suas estratégias de marketing e documentar um plano inicial.

  • Tenha intenções claras: você deve utilizar a personalização sempre com o objetivo de solucionar as necessidades específicas de cada cliente. Por exemplo, tornar o seu site mais fácil de navegar ou os seus produtos mais fáceis de se encontrar. Seja qual for o aspecto da interação com o cliente que você esteja aprimorando, utilize as personalização para simplificar a experiência do cliente.
  • Documente seu plano: crie registros, com textos e desenhos, que mostrem em que etapa você está, seus objetivos, suas metas financeiras, a equipe e os recursos que precisará e algumas das estratégias básicas que você utilizará. Este documento guiará sua evolução e garantirá que você não se distraia ao longo do caminho.

2. Recursos

Você provavelmente já tem alguns profissionais, ou uma grande equipe, trabalhando muito para publicar conteúdos em seu site. Você pode implementar as estratégias de personalização com essa mesma equipe.

Provavelmente, no início do processo, você pode precisar de alguém que te ajude a defender a implementação. Entretanto, ela não deve ter um único “dono” ou responsável, pois ela inevitavelmente permeará toda a organização.

  • Identifique quem você precisa no início do processo: um programa de personalização geralmente requer suporte de muitas áreas da empresa, da equipe de criação aos desenvolvedores.
  • Encontre um patrocinador executivo: ele garantirá que a estratégia de personalização esteja alinhada com as outras prioridades dentro da empresa e você terá forças para implementá-la do modo correto.

3. Tecnologia

Embora você não precise de dados perfeitos, você não pode usar muitos atalhos. É importantíssimo que eles estejam estruturados de modo bastante organizado para facilitar as análises e conexão entre fontes.

  • Comece com o que você tem: a boa notícia é que você pode começar com os dados que já possui. Qualquer e-commerce provavelmente está coletando dados comportamentais, contextuais e históricos. Conforme você sobe na sua curva de maturidade, você integrará outras fontes de dados para oferecer suporte a uma personalização mais sofisticada.
  • Escolha um parceiro tecnológico voltado para o futuro: reúna-se com fornecedores, entenda seus recursos e associe-se a um que lhe dê ideias de como e onde você pode executar a personalização. Eles fornecerão não só experiência, como também suporte quando você precisar solucionar problemas.

Web Personalization

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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