O que é progressive profiling

O que é progressive profiling

Em poucas palavras, podemos dizer que o progressive profiling consiste na construção do perfil de um usuário de forma gradativa.

Quando um usuário anônimo entra no seu site, seu principal objetivo é conhecê-lo e entender seus interesses e suas necessidades para que você possa vender o seu produto ou serviço. Assim como em um contato pessoal, é comum que você queira fazer algumas perguntas a ele logo no primeiro momento, mas quanto mais dados você tenta extrair maior a chance de ele abandonar o seu site.

Trazendo um exemplo de progressive profiling para além do mundo virtual, imagine que você vai a uma loja fazer uma compra. Na primeira visita, você é convidado a preencher um cadastro e, com pressa, acaba fornecendo apenas seu nome e email. Na segunda vez que você visita a loja, a atendente pede para você informar o número de sapato que você calça.

Fica fácil visualizar essa situação, não? No ambiente digital isso pode acontecer da mesma forma: os dados podem ser solicitados aos poucos de modo que você conheça o seu usuário sem afastá-lo.

Com o progressive profiling, você cria o perfil do usuário de forma gradativa até que os dados sejam suficientes para que você o conheça de forma completa e possa entregar conteúdos mais relevantes para ele.

Por que utilizar o progressive profiling?

O Progressive profiling é um método inteligente de coletar informações aos poucos, ao invés de solicitar ao usuário muitos dados de uma só vez. Coletar esses dados de forma progressiva faz com que a sua taxa de conversão aumente e traz maior eficiência à sua estratégia de marketing.

A seguir apresentamos algumas técnicas que podem ser adotadas durante a jornada, dado que obter informações pessoais pode ser uma tarefa difícil.

Como aplicar o progressive profiling?

Formulários

Todo profissional de marketing sabe que a quantidade de campos de um formulário está diretamente ligada à taxa de conversão, e que os tipos de campo também podem influenciar o comportamento do usuário.

Uma das estratégias de aplicação do progressive profiling em formulários consiste em adicionar campos dinâmicos para que a interação com o usuário aconteça de forma inteligente, alternando as perguntas de acordo com que já se sabe sobre ele. Essa estratégia não permite que haja repetições de perguntas, acabando com o velho modelo de formulário extenso e repetitivo.

Se você coleta o nome e o email do usuário na primeira vez em que ele preenche um formulário, não é necessário solicitar esses dados novamente. Na segunda oportunidade, você pode solicitar dados mais específicos, de acordo com a sua necessidade, sem que o usuário tenha que preencher sempre as mesmas informações.

Dados de navegação

Apesar de ser frequentemente associada ao uso de formulários, existem outras maneiras de se aplicar o progressive profiling. Uma alternativa interessante consiste em coletar dados progressivamente durante a navegação do usuário, semelhante com o que a Croct faz para viabilizar o uso de personalização em tempo real.

A Croct é uma plataforma de otimização da jornada do usuário. Quando falamos de personalização, tudo começa com a captura de dados. Sem isso, não é possível entender o usuário e, consequentemente, não podemos personalizar a sua jornada.

A maneira como a Croct captura automaticamente os dados também é caracterizado como progressive profiling, uma vez que os dados coletados são utilizados para enriquecer o perfil anônimo do usuário ao longo da jornada para entender seus interesses e necessidades.

Quais são os benefícios do progressive profiling?

1. Construção de uma jornada personalizada

Ao construir um perfil progressivamente, você consegue impactar o usuário com conteúdo personalizado, sem exigir esforço do usuário. Esse tipo de interação mitiga a frustração do visitante, já que é comprovado que muitos leads são perdidos quando não há interesse no conteúdo disponibilizado ao longo da jornada.

2. Qualificação de leads

O progressive profiling ajuda a coletar leads mais qualificados. Ao criar perfis mais detalhados durante a jornada, você consegue identificar os usuários que estão realmente interessados no seu produto ou serviço e o processo de vendas se torna mais assertivo.

3. Redução no número de formulários 

Reduzir a quantidade de formulários ajuda a aumentar a chance de conversão. Utilizando o progressive profiling com a captação de dados durante a navegação, você otimiza a coleta de informações sem precisar de mais formulários.

4. Aumento da taxa de conversão

Nesse ponto, já percebemos que o progressive profiling é extremamente valioso para sua estratégia. Além de possibilitar o conhecimento do seu usuário de maneira gradual ao longo da jornada, essa prática permite que você ofereça conteúdos personalizados em cada etapa do funil, e aumente as chances de ele converter.

Para saber como a Croct pode te ajudar com estratégias de progressive profiling, entre em contato. Ficaremos felizes em te ajudar nesse desafio!

Data, Analytics & Otimização

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.