O que é personalização em tempo real e quais as vantagens

O que é personalização em tempo real e quais as vantagens?

Você já deve ter percebido que as relações de consumo têm mudado muito nos últimos anos e que os processos de venda generalizados, onde se tenta atingir o maior número de pessoas com o menor esforço, são cada vez menos eficazes.

A geração millennials, assim como a geração Z, está mudando os hábitos de consumo. Para eles, a experiência oferecida pelas empresas é um dos principais fatores no processo de decisão de compra: ganha quem oferecer a melhor experiência. Mas como criá-la? Como identificar o que o seu usuário gosta ou está procurando naquele momento em particular? É aí que a personalização em tempo real (ou real-time web personalization, como é chamada lá fora) entra em campo.

O que é a personalização em tempo real?

Antes de mais nada, você precisa entender que cada cliente é diferente e tem desejos diferentes. Além disso, os gostos, as preferências e os resultados procurados por eles também são distintos. É nesse cenário que entendemos a enorme importância da personalização em tempo real. Aplicando os conceitos introduzidos por ela, é possível oferecer uma experiência bastante rica e personalizada a cada usuário que acessar o seu canal de venda, como se cada um deles tivesse um canal desenhado exclusivamente para ele.

Toda a experiência do usuário, inclusive o seu conteúdo, deve ser marcante a partir da primeira interação, pois quanto mais seus visitantes se sentirem conectados com a sua marca, mais chances sua empresa tem de torná-los clientes.

Em poucas palavras, a personalização em tempo real é a personalização de seu conteúdo de acordo com os interesses, as preferências, as pesquisas e o histórico de consumo de cada usuário, em tempo real. Isso torna cada acesso único e pessoal, do mesmo modo que estamos acostumados a presenciar quando entramos em uma loja física e conversamos com um atendente, por exemplo.

A diferença entre conteúdo dinâmico e conteúdo personalizado

O conceito de conteúdo dinâmico é baseado unicamente nas escolhas e segmentações da empresa ou de quem opera o marketing digital, como por exemplo gênero, região demográfica, localização, faixa etária, etc. Ou seja, as segmentações são criadas pelos profissionais de marketing e a cada um desses segmentos são exibidas ofertas diferentes. Esses grandes clusters são criados pela empresa que vende o produto ou serviço, de acordo com as análises e o entendimento da equipe de marketing.

Já no conteúdo personalizado essa segmentação é feita em tempo real, utilizando-se parâmetros baseados nos interesses de cada usuário, de modo individual, o que a torna praticamente uma segmentação 1:1. Para que ela exista, é necessário identificar as necessidades do indivíduo e personalizar o conteúdo com o que é de seu real interesse.

Pense, por exemplo, em um e-commerce de moda operando um target de acordo com a localização e previsão do tempo. Em geral, estamos acostumados a ver situações padrões como: no Nordeste as temperaturas estão mais altas, enquanto no Sul elas estão mais baixas, logo podemos pensar em exibir roupas de calor e frio para as duas regiões, respectivamente. Mas… e se em Natal o clima estiver seco e em Salvador chuvoso? As ofertas podem ser diferentes para cada uma das situações, correto?

Quais os benefícios da personalização em tempo real?

Com a personalização em tempo real, é possível abstrair a dificuldade de se criar diversas micro segmentações e atualizá-las em tempo real (o que é humanamente impossível de se fazer no dia a dia). Seus targets acabam sendo individuais, mesmo que suas campanhas abranjam um grande volume com grande diversidade de perfis.

No fim das contas, o principal benefício da personalização é fazer com que essa experiência personalizada e individual aumente a taxa de conversão do seu negócio e, consequentemente, a receita. A experiência de compra personalizada auxilia o usuário a encontrar o que ele precisa mais rapidamente, além de ser mais prazerosa, prática e fluída.

Como aplicar a personalização em tempo real?

São diversas as possibilidades para aplicação desse conceito, entre elas:

Foco no processo de compra

Os carrinhos de compra abandonados em seu e-commerce oferecem grandes chances de personalização. Eles indicam que o seu lead gostou de algo e está na boca do gol, mas por algum motivo não concluiu a compra. Enviar um e-mail com o produto esquecido pode ser decisivo para o cliente fechar a compra, mas as chances de ele pegar o usuário em um bom momento diminuem bastante. O ideal é aproveitar o momento em que o usuário ainda está ativo no site para tentar engajá-lo e convecê-lo de finalizar a compra. Depoimentos, descontos, alertas de estoque baixo podem ser decisivos neste momento.

Conteúdo baseado em dados da última compra

Seu usuário parece perdido, navegando por múltiplas páginas a procura de algo? Que tal recomendar produtos considerando o histórico de buscas e de compras passadas, ou até mesmo o padrão de navegação da sessão atual?

Usar a localização do cliente para regionalizar as promoções

Use a geolocalização para adequar a linguagem do seu contato à de seus clientes, isso pode trazer mais proximidade e incentivar a interação. Outra opção legal, também com uso de geolocalização, é customizar mensagens com base no clima. Você pode ofertar produtos relacionados à temperatura em que a pessoa está vivenciando, ou mesmo usar expressões adequadas à cultura da pessoa.

O cliente clicou na oferta personalizada, e agora?

Você fez o trabalho de casa direitinho e criou uma oferta personalizada, ótimo!

Mas não se esqueça de que esse é apenas o primeiro passo do cliente até que ele realmente concretize a conversão. Se ele clicar no seu conteúdo personalizado e depois se deparar com um site genérico, sem conexão com o que gerou o engajamento, seu trabalho foi jogado fora.

O site também precisa oferecer a experiência personalizada para que o cliente siga suavemente no funil de conversão. Essa é uma das etapas mais cruciais e tem como objetivo atender as necessidades de cada visitante de forma adequada. A personalização de website tem influência direta nas taxas de rejeição, pageviews, tempo de permanência no site, métricas de performance e conversões.  

E como fazer a personalização do seu conteúdo?

Hoje já existem diversas ferramentas que podem ajudar você a conseguir essa personalização, mas antes de escolher a melhor para a sua empresa você precisa estabelecer critérios essenciais.

O primeiro passo é pensar em maneiras diferentes de segmentar seus clientes e ver se a ferramenta permite esse tipo de segmentação. Vá muito além dos itens localização, gênero e interesses básicos. Procure por informações referentes a histórico de interações, redes sociais, estágio no ciclo de vendas, eventos, etc. A ferramenta deve oferecer o maior número possível de dados para a sua estratégia de personalização.

Depois identifique se a ferramenta é fácil de ser manuseada e se é possível visualizar as ações de visitantes em tempo real. Quanto mais dados fornecidos pelos seus leads você conseguir utilizar, melhor será o software de personalização.

Por fim, verifique se a ferramenta oferece uma análise precisa dos dados obtidos, para que você consiga avaliar se o conteúdo personalizado está trazendo resultados e, ainda, quais tipos de personalização são as mais eficazes.

Por que isso é importante?

Agora que você já sabe mais sobre a personalização em tempo real e seus benefícios, entenda por que as ações em tempo real são importantes para um e-commerce, no nosso próximo post.

Ir para o próximo post

 

Quer saber mais sobre personalização em tempo real? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons