O que é Data Science e por que os profissionais de marketing se interessam por isso?

O que é Data Science e por que os profissionais de marketing se interessam por isso?

À medida que a tecnologia evolui a ponto de permitir personalizações individuais, em tempo real, os analistas de dados estão cada vez mais envolvidos no dia a dia do marketing digital. Em consequência disso, as estratégias da personalização estão, mais do que nunca, alinhadas com o mundo de data science.

Mas o que esses analistas de dados fazem? Qual é a responsabilidade deles nesse processo? No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o universo de data science e explicar melhor qual o papel dos analistas e cientistas de dados quando o assunto é marketing digital.

Qual o papel de um analista de dados?

A ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados, estruturados ou não, que visa a extração de conhecimento ou insigths para possíveis tomadas de decisão.

O cientista ou analista de dados, por sua vez, é o profissional responsável por coletar, analisar e interpretar grande quantidade de dados para identificar maneiras de otimizar a operação de uma empresa e torná-la mais competitiva no mercado. Em algumas definições, é comum dizer que o analista de dados é a pessoa que descobre padrões para propor soluções.

As aplicações da ciência de dados (ou data science, como é mais conhecida) atingem um espectro enorme dentro das empresas, principalmente quando falamos de negócios onlines como e-commerces e market places, onde a quantidade de dados disponíveis é muito maior que em negócios offline. Ela pode ser utilizada para encontrar oportunidades na operação das empresas, nos fluxos logísticos, no planejamento do inventário, na categorização de produtos, etc.

Aplicando essa definição ao universo de e-commerces e marketing digital, data science é algo essencial para construção e aplicações de estratégias de personalização em tempo real. Apesar de ser muito mais ampla do que isso, aqui ela é amplamente utilizada com o objetivo de entender os interesses, os padrões de comportamento e as preferências de cada consumidor, de modo praticamente individual.

Comece sempre com uma pergunta

Toda grande solução começa a partir de um grande problema, e para endereçá-lo com uma solução criativa você precisa começar com uma boa pergunta.

Os analistas de dados sempre começam suas análises a partir de uma pergunta e, em seguida, utilizam os dados disponíveis para encontrar uma resposta. Análises não podem ser feitas sem um objetivo claro e muito bem definido.

Alguns exemplos de perguntas cross-industry que podem ser respondidas com o uso de dados são:

  • Como reduzir o churn?
  • Como melhorar o engajamento do cliente
  • Qual o impacto dos nossos anúncios?
  • Como otimizar a cadeia de fornecimento?
  • A quais riscos estamos expostos?
  • Como identificamos possíveis fraudes?

E para estratégias de personalização em tempo real:

  • Como otimizar o layout para cada página?
  • Quais os produtos mais relevantes para cada usuário?
  • Como otimizar o resultado das buscas internas?
  • Qual o momento ideal para exibir uma notificação?
  • Qual a maneira ideal de interagir com cada usuário neste exato momento?
  • Como instigar o desejo de compra?

Os analistas de dados sempre partem de uma pergunta para, em seguida, analisar os dados que possam respondê-la.

Organize os dados e construa um modelo

Para encontrar uma boa solução para um problema, você precisa de informações organizadas e prontas para utilização. Grande parte do tempo dos analistas de dados é gasto com a organização e o tratamento dos dados que serão utilizados nas análises. Esse tratamento é necessário para que os dados possam ser identificados e conectados corretamente entre si.

Note que tratar os dados não significa manipulá-los de modo e induzir os resultados desejados, até mesmo porque os analistas de dados devem sempre ser imparciais em relação ao resultado das análises. Let the numbers do the talking.

Uma vez que todas as fontes de dados estejam identificadas e tratadas, elas precisam ser conectadas em um único local e um modelo de análise deve ser construído, com uso de algoritmos. Modelos de análises requerem avaliação e acompanhamento constante para garantir que eles estão funcionando corretamente e que eles podem, de fato, chegar a um resultado conclusivo.

Com um modelo de análise funcional, os analistas de dados podem prover respostas para problemas que intrigam às áreas de negócio e criar soluções criativas com embasamento em dados.

Data Science e Personalização

À medida que caminhamos para uma realidade onde a personalização em tempo real estará presente em todos os canais e todos os pontos de contato com os clientes, os analistas de dados passam a ocupar uma posição de suma importância na construção de experiências ricas e customizadas. Eles são essenciais na busca de respostas para perguntas importantes, no entendimento dos dados e na aplicação e entrega de experiências relevantes a um nível individual.

Apesar de ser uma realidade relativamente nova no mercado brasileiro, é importante enfatizar que ela não está distante e, principalmente, não é inalcançável. Os principais e-commerces e market places do varejo online já estão se movimentando nesta direção há algum tempo e o avanço nessa área tem sido muito rápido graças à criação de equipes dedicadas a este objetivo.

Se você é um profissional de data science e tem interesse em saber mais sobre esta realidade, além de se inteirar sobre eventos e outras formas de networking com quem está fazendo acontecer, entre em contato conosco e se inscreva na nossa newsletter!

Web Analytics

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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