O que a Netflix pode te ensinar sobre engajamento

O que a Netflix pode te ensinar sobre engajamento

Há um motivo pelo qual o Netflix e o YouTube tem todos os recursos ativados automaticamente em suas plataformas: isso incentiva o engajamento. Seja o próximo episódio de uma série ou um conteúdo recomendado, o objetivo é simples: “fique aqui, continue assistindo”. Com a ajuda de algoritmos de recomendação, eles identificam um conteúdo ainda não assistido por você e que possa ser do seu interesse, para encorajá-lo a ficar por perto.

Quem nunca passou horas na frente da TV ou do computador, em maratonas de seriados ou vendo um vídeo atrás do outro?

Com tanto conteúdo e ruído exibidos diariamente, a atenção está reduzida a cada minuto. Levar usuários ativos a um conteúdo mais relevante, no momento, deve ser o principal objetivo na estratégia de conteúdo para gerar conversões.

O desafio do engajamento

Se você é como a maioria dos profissionais de marketing, você já conhece o jogo de conteúdo e tem muitos eBooks, estudos de caso, vídeos, postagens e talvez até modelos de planilhas em seu site. No entanto, o principal desafio hoje em dia não é divulgar o seu conteúdo, mas garantir que o seu público está o consumindo. De fato, de acordo com a SiriusDecisions, 80% do conteúdo de marketing não é lido.

Você provavelmente também já ouviu isso antes: para atrair um usuário, você precisa exibir a mensagem certa, na frente da pessoa certa, no momento certo. Sobre isso a Netflix entende muito bem. Quando você termina de assistir a um episódio, você nunca pára para se perguntar “e agora, o que vou assistir?”. Em vez disso, eles garantem que o próximo episódio será reproduzido automaticamente. Isso parece tão óbvio que quase não precisa ser dito.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, se um lead está no seu site assistindo a um vídeo ou lendo um post no blog, talvez podemos dizer que também parece óbvio o fato de que talvez nunca haja um melhor momento para oferecê-lo o próximo conteúdo relevante.

Se você puder identificar quem é um determinado usuário, provavelmente você tem dados suficientes para selecionar o melhor conteúdo para ele. Um usuário que já é seu cliente, por exemplo, pode receber algum conteúdo relacionado ao uso do produto que ele comprou. Um lead qualificado pode receber um comunicado de imprensa sobre seu mais novo e enorme cliente. E se você ainda não puder identificá-lo, o conteúdo ideal para esse usuário pode ser determinado com base no histórico da navegação atual ou na localização dele. Qual página ele passou a maior parte do tempo? Em que elementos do menu ele clicou? Algoritmos de aprendizado de máquina podem coletar essas informações e utilizá-las para escolher o conteúdo mais relevante para ele.

As oportunidades de engajamento

Abaixo estão algumas oportunidades em que, mesmo sem conseguir identificar o usuário, podemos aplicar a personalização de conteúdo para enriquecer a experiência de navegação.

Download de eBooks e modelos

Se um usuário vê um banner na home do seu site promovendo determinado conteúdo e em seguida faz o download, não podemos dizer que, de certa forma, é óbvio que aquele banner promocionando aquele conteúdo não deve mais ser exibido na home? Afinal, ele já fez o download…

Registrando para um Webinar

Da mesma forma, pense no que acontece quando você se inscreve em um webinar. Usualmente, as propagandas e as ofertas para que você participe do webinar continuam aparecendo em todo o site… Mas você já se inscreveu! Que conteúdo estou deixando de ver por causa disso?

Assistindo um Vídeo

Por fim, não importa quantas vezes eu assista a um vídeo, alguns sites persistem em colocá-los sempre sempre exibido no mesmo lugar no site. O que aconteceria com o engajamento e a conversão se os usuários recebessem um conteúdo diferente após o término do vídeo?

A solução para gerar engajamento

A partir do momento que um site decide utilizar a personalização de conteúdo de forma a atender os interesses dos usuários, o aumento do engajamento passa a ser uma consequência natural pois a experiência se torna mais envolvente.

Imagine se depois de assistir a um episódio de um programa no Netflix, a plataforma sugerisse o mesmo episódio ao invés de começar o episódio seguinte. A probabilidade de o usuário se distrair com qualquer outra coisa enquanto pensa nas opções que estão disponíveis é altíssima! E isso não faria nenhum sentido, certo?

Utilizar uma plataforma que permita que o profissional de marketing atue sobre dados comportamentais e outros indicadores de interesse ou etapas da jornada do usuário é essencial para proporcionar experiências personalizadas significativas e eficazes. Aproveitar os usuários engajados no momento certo, com conteúdo útil e relevante, não apenas os educa mais rapidamente como também os ajuda a avançar mais rapidamente no funil.

Enquanto a maioria dos sites permanece estáticos, promovendo o mesmo conteúdo por um mês e renovando-o apenas de vez em quando, você pode aproveitar todo o seu portfólio e oferecer conteúdo dinâmico para continuar engajando seus usuários.

Experiência do Usuário

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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