O principal desafio do marketing personalizado em tempo real

O principal desafio do marketing personalizado em tempo real

Este é o 3º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

A personalização em tempo real aplicada transforma as interações individuais entre usuários e marcas em engajamento de verdade, emponderando as estratégias de marketing. Através dessa ferramenta, podem ser criadas inúmeras oportunidades de segmentação de mercado, gerando maiores taxas de conversão e retenção de clientes.

A personalização em tempo real permite à empresa agir imediatamente em resposta às ações dos clientes e tornar-se interativa, criando a percepção de evolução e proporcionando uma experiência de navegação muito mais envolvente para o usuário.

Mas depois de entender o que é a personalização em tempo real de sites e a importância da sua aplicação, é preciso saber como funciona, na prática, a implementação desse recurso e qual é o principal desafio do marketing personalizado para se obter os melhores resultados possíveis.

O desafio do marketing personalizado

O marketing personalizado, ou marketing direcionado, tem como objetivo interagir com o público exatamente com a solução desejada por ele, que irá satisfazer suas necessidades e criar uma experiência pessoal positiva em relação à sua marca.

Para chegar a esse nível de conhecimento, é necessário ter acesso a muitos dados e informações sobre o usuário, ou mesmo sobre um grupo de usuários integrantes do seu público-alvo. Somente com esse conhecimento será possível transformar essas informações em estratégias de marketing direcionado.

Nos dias de hoje, a informação é tesouro para as empresas. Conhecer os hábitos de consumo, desejos, preferências e até mesmo identificar em qual estágio da jornada de compra seu usuário está pode significar melhores resultados e melhores investimentos. Mas existem muitas informações disponíveis. Reunir e analisar todos esses dados, transformando-os em informações relevantes para a equipe de marketing, não é uma tarefa fácil.

A tecnologia da informação

Para reunir todas essas informações relevantes sobre o público-alvo, o marketing tem se aproximado da tecnologia da informação e os profissionais de TI têm sido bastante requisitados. O trabalho em equipe dessas duas áreas, Marketing e TI, tornou-se extremamente importante, embora essa proximidade esteja gerando reclamações do marketing sobre a demora da equipe de TI em desenvolver as soluções. As duas áreas se complementam tanto que foi criada uma nova profissão: Chief Digital Officer (CDM), o profissional que possui habilidades em marketing e em TI, simultaneamente.

A grande verdade é que ainda são poucas as empresas que entendem os benefícios dessa união. A maioria delas ainda mantém suas respectivas áreas separadas, perdendo inúmeras oportunidades e resultados. Outras empresas já transformaram a área de TI em uma área estratégica. Nesses casos, além de se dedicarem a construir sistemas de apoio às atividades da empresa e garantir a segurança da rede e do próprio sistema, agora foi incluída em suas funções a busca por novas formas de auxiliar os líderes de negócio, como os CMOs (Chief Marketing Officer – Diretores de Marketing), a criar ferramentas inovadoras para melhorar o desempenho de vendas e os resultados financeiros.

Martech (marketing & tecnologia)

A melhoria de resultados somente é possível através de trabalho em equipe, onde os profissionais de marketing podem orientar os de TI na construção de soluções focadas no cliente. O desenvolvimento dessas ferramentas podem influenciar diretamente no resultado da empresa, com campanhas mais eficientes, segmentações mais certeiras e, consequentemente, com a geração de mais conversões e aumento de receita.

Falta de investimento

Com a falta de visão e, consequentemente, de investimento, a separação dessas áreas obriga as equipes a criarem soluções paliativas para facilitar o trabalho diário. Essas soluções são normalmente criadas pelos próprios profissionais de marketing e envolvem processos burocráticos, o uso de diversas planilhas, dezenas de trocas de e-mail e documentos e muitos controles manuais. O principal desafio do marketing personalizado consiste em automatizar e escalar todo esse processo.

Ferramentas de personalização em tempo real

Justamente devido à falta de recursos e visão das empresas que insistem em manter as equipes separadas, trabalhando em projetos isolados, surgiu no mercado uma oportunidade para empresas que queiram desenvolver soluções e serviços terceirizados para encarar  o desafio do marketing personalizado em tempo real.

Hoje, grandes empresas do mercado oferecem soluções tecnológicas que permitem às empresas alcançarem melhores resultados através do conhecimento dos dados de seus clientes. É a forma encontrada pelas equipes de marketing para cobrir uma importante lacuna nas estratégias de marketing digital, até então pouco desenvolvida.

Entre os serviços oferecidos estão:

  • mensagens personalizadas adequadas ao perfil do cliente;
  • estratégia de vendas cruzadas e retenção de clientes baseada em eventos e/ou comportamento, de acordo com o tempo de navegação;
  • recomendação de produtos e de conteúdo.

A área de marketing pode ser capaz de criar fluxos de personalização eficientes que atendam suas necessidades. Já os os profissionais de TI podem melhorar o desempenho desses processos para garantir que diversas áreas, como atendimento ao cliente e suporte, fiquem acessíveis em um mesmo ambiente.

Muito mais do que o futuro do marketing digital, a personalização das ações em tempo real torna-se o futuro dos negócios. A integração entre usuário e marca possibilita ações imediatas e totalmente direcionadas aos desejos e necessidades do cliente. Para saber como utilizá-la na prática, leia o próximo post, onde falamos dos 10 exemplos mais comuns de personalização em tempo real.

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.