O principal desafio do marketing personalizado em tempo real

O principal desafio do marketing personalizado em tempo real

Este é o 3º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

A personalização em tempo real aplicada transforma as interações individuais entre usuários e marcas em engajamento de verdade, emponderando as estratégias de marketing. Através dessa ferramenta, podem ser criadas inúmeras oportunidades de segmentação de mercado, gerando maiores taxas de conversão e retenção de clientes.

A personalização em tempo real permite à empresa agir imediatamente em resposta às ações dos clientes e tornar-se interativa, criando a percepção de evolução e proporcionando uma experiência de navegação muito mais envolvente para o usuário.

Mas depois de entender o que é a personalização em tempo real de sites e a importância da sua aplicação, é preciso saber como funciona, na prática, a implementação desse recurso e qual é o principal desafio do marketing personalizado para se obter os melhores resultados possíveis.

O desafio do marketing personalizado

O marketing personalizado, ou marketing direcionado, tem como objetivo interagir com o público exatamente com a solução desejada por ele, que irá satisfazer suas necessidades e criar uma experiência pessoal positiva em relação à sua marca.

Para chegar a esse nível de conhecimento, é necessário ter acesso a muitos dados e informações sobre o usuário, ou mesmo sobre um grupo de usuários integrantes do seu público-alvo. Somente com esse conhecimento será possível transformar essas informações em estratégias de marketing direcionado.

Nos dias de hoje, a informação é tesouro para as empresas. Conhecer os hábitos de consumo, desejos, preferências e até mesmo identificar em qual estágio da jornada de compra seu usuário está pode significar melhores resultados e melhores investimentos. Mas existem muitas informações disponíveis. Reunir e analisar todos esses dados, transformando-os em informações relevantes para a equipe de marketing, não é uma tarefa fácil.

A tecnologia da informação

Para reunir todas essas informações relevantes sobre o público-alvo, o marketing tem se aproximado da tecnologia da informação e os profissionais de TI têm sido bastante requisitados. O trabalho em equipe dessas duas áreas, Marketing e TI, tornou-se extremamente importante, embora essa proximidade esteja gerando reclamações do marketing sobre a demora da equipe de TI em desenvolver as soluções. As duas áreas se complementam tanto que foi criada uma nova profissão: Chief Digital Officer (CDM), o profissional que possui habilidades em marketing e em TI, simultaneamente.

A grande verdade é que ainda são poucas as empresas que entendem os benefícios dessa união. A maioria delas ainda mantém suas respectivas áreas separadas, perdendo inúmeras oportunidades e resultados. Outras empresas já transformaram a área de TI em uma área estratégica. Nesses casos, além de se dedicarem a construir sistemas de apoio às atividades da empresa e garantir a segurança da rede e do próprio sistema, agora foi incluída em suas funções a busca por novas formas de auxiliar os líderes de negócio, como os CMOs (Chief Marketing Officer – Diretores de Marketing), a criar ferramentas inovadoras para melhorar o desempenho de vendas e os resultados financeiros.

Martech (marketing & tecnologia)

A melhoria de resultados somente é possível através de trabalho em equipe, onde os profissionais de marketing podem orientar os de TI na construção de soluções focadas no cliente. O desenvolvimento dessas ferramentas podem influenciar diretamente no resultado da empresa, com campanhas mais eficientes, segmentações mais certeiras e, consequentemente, com a geração de mais conversões e aumento de receita.

Falta de investimento

Com a falta de visão e, consequentemente, de investimento, a separação dessas áreas obriga as equipes a criarem soluções paliativas para facilitar o trabalho diário. Essas soluções são normalmente criadas pelos próprios profissionais de marketing e envolvem processos burocráticos, o uso de diversas planilhas, dezenas de trocas de e-mail e documentos e muitos controles manuais. O principal desafio do marketing personalizado consiste em automatizar e escalar todo esse processo.

Ferramentas de personalização em tempo real

Justamente devido à falta de recursos e visão das empresas que insistem em manter as equipes separadas, trabalhando em projetos isolados, surgiu no mercado uma oportunidade para empresas que queiram desenvolver soluções e serviços terceirizados para encarar  o desafio do marketing personalizado em tempo real.

Hoje, grandes empresas do mercado oferecem soluções tecnológicas que permitem às empresas alcançarem melhores resultados através do conhecimento dos dados de seus clientes. É a forma encontrada pelas equipes de marketing para cobrir uma importante lacuna nas estratégias de marketing digital, até então pouco desenvolvida.

Entre os serviços oferecidos estão:

  • mensagens personalizadas adequadas ao perfil do cliente;
  • estratégia de vendas cruzadas e retenção de clientes baseada em eventos e/ou comportamento, de acordo com o tempo de navegação;
  • recomendação de produtos e de conteúdo.

A área de marketing pode ser capaz de criar fluxos de personalização eficientes que atendam suas necessidades. Já os os profissionais de TI podem melhorar o desempenho desses processos para garantir que diversas áreas, como atendimento ao cliente e suporte, fiquem acessíveis em um mesmo ambiente.

Muito mais do que o futuro do marketing digital, a personalização das ações em tempo real torna-se o futuro dos negócios. A integração entre usuário e marca possibilita ações imediatas e totalmente direcionadas aos desejos e necessidades do cliente. Para saber como utilizá-la na prática, leia o próximo post, onde falamos dos 10 exemplos mais comuns de personalização em tempo real.

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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