O passo a passo da Personalização em Tempo Real – Parte 2

O passo a passo da Personalização em Tempo Real – Parte 2

Este é o 8º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

Depois de ter definido suas personas, ter compreendido melhor quais são os segmentos da sua audiência e ter identificado e definido os objetivos principais que você deseja alcançar, chega a hora de pensar sobre as ações de personalização em tempo real que serão relevantes (se você ainda não leu o post que fala da primeira parte, clique aqui). É importante determinar que tipo de mensagem ou experiência você deseja entregar aos seus usuários, assim como a maneira eles deverão recebê-las. Essas definições são tão importantes quanto o conteúdo personalizado, propriamente dito.

Terceiro passo – Projete as experiências personalizadas

A primeira etapa consiste em identificar as experiências mais eficientes, enquanto a segunda deve considerar que cada usuário deve receber conteúdo personalizado e que as mensagens devem ser coesas e oportunas. Isso significa que o conteúdo deve fazer sentido com as informações coletadas sobre o usuário. Um exemplo claro de falha nesse quesito é enviar um pedido de assinatura de newsletter para alguém que acaba de abandonar um carrinho de compras.

✓ Dica de ouro! Nos posts anteriores, demos exemplos de ações personalizadas para e-commerce em geral, para sites internacionais e para alguns segmentos específicos. Não deixe de consultá-las!

Uma dica importante é ser conservador sobre a quantidade de mensagens personalizadas disponíveis para cada usuário. Menos é mais, também nesse segmento, e o exagero pode se tornar algo agressivo e invasivo demais.

Existem algumas etapas importantes que irão ajudar o desenvolvimento da sua campanha.

  • Plano: tenha uma identificação clara sobre como você espera que cada personalização impacte o cliente;
  • Design: Selecione a mensagem e o layout que corresponda melhor a ação que você deseja por parte do cliente;
  • Teste: Avalie a personalização em todos os tamanhos de tela, navegadores e dispositivos, para garantir a adaptação correta das personalizações para todos os usuários;
  • Implementação: Disponibilize sua campanha de personalização em tempo real e inicie da coleta de dados dos usuários.
  • Refinamento: avalie os resultados e aperfeiçoe as campanhas de acordo com o que foi verificado nos dados coletados. Faça testes de relevância.

Quarto passo – Defina formas e pesquisas

Capturar o comportamento do usuário em seu site é uma etapa muito importante do processo, mas pode não ser suficiente, caso eles ainda não estejam se comprometendo de maneira significativa com o conteúdo.

Nesses casos, a melhor maneira de coletar esses dados pode ser disponibilizar formulários e pesquisas segmentadas, ou oferecer conteúdo relevante e monitorar a interação do usuário. Um exemplo é enviar um formulário de pesquisa curto após uma compra finalizada para avaliar a experiência do comprador.  Insira uma ou duas perguntas na pesquisa e já será possível iniciar um perfil do indivíduo e comparar com os dados de navegação do site. Essas ações devem ser cuidadosamente planejadas, assim como os CTAs (chamadas para ação).

Algumas opções para a inserção da pesquisa no site seriam introduzir uma barra lateral integrada e não intrusiva, de modo que os usuários possam interagir com ela conforme quiserem, ou então um pop-up, mais agressivo, oferecendo recompensas aos usuários que colaborarem.

Quinto passo – Teste e analise

Depois que suas campanhas de personalização em tempo real estiverem funcionando, é importante testá-las. Sua base de clientes é dinâmica e constantemente sofrerá modificações, além disso, sempre haverá diversos caminhos para alcançar seus objetivos e os resultados esperados.

Realizar testes AB de personalização e avaliar os resultados é o caminho certo para conseguir identificar o que é mais eficiente para cada perfil de público. Faça teste alterando apenas um item de cada vez para conseguir comparar os resultados e entender quais variáveis são as mais relevantes. Use as informações que você já coletou para melhorar sua estratégia de personalização em tempo real.

A personalização em tempo real, assim como tudo no marketing digital, não tem uma fórmula secreta que funcionará para todos os tipos de empresa. O que funciona em um site pode não funcionar em outro, principalmente porque públicos diferentes exigem estratégias diferentes. Busque uma tecnologia avançada para analisar a fundo os dados de cada usuário e seus comportamentos. Um bom profissional de marketing conseguirá avaliar a eficiência das suas campanhas, criar estatísticas sobre as conversões, níveis de engajamento, etc.

Como escolher a melhor plataforma de personalização em tempo real

As pessoas têm expectativas diferentes quando visitam um website ou aplicativo e essa noção de atendimento aos usuários do site pode parecer uma tarefa complicada e assustadora. Entretanto, existem plataformas amigáveis que auxiliam a implementar, gerenciar e analisar as campanhas de personalização em tempo real.

As ferramentas de personalização em tempo real proporcionam uma oportunidade incrível para a empresa conectar-se aos usuários do site de maneira individual. Mas é preciso encontrar uma plataforma que se adeque às necessidades de personalização da sua empresa e, para isso, existem algumas dicas a serem observadas:

  • Procure uma ferramenta que englobe mais aspectos das estratégias de marketing digital do que apenas a personalização em tempo real. Busque uma ferramenta que funciona lado a lado com outras estratégias e que seja possível gerenciar tudo em um mesmo lugar, de maneira simplificada.
  • Encontre uma plataforma que seja fácil para sua equipe trabalhar e que dependa minimamente do suporte técnico da equipe de tecnologia.
  • Verifique se a ferramenta oferece a geração de dados e relatórios online, também em tempo real. Esse é um ponto fundamental para você analisar os resultados e tomar decisões rapidamente. Verifique ainda se existem atualizações constantes da tecnologia da ferramenta, e se ela proporciona a realização de testes A/B.
  • Todo esse processo pode ser complicado para alguém que não tenha conhecimentos específicos, então é importante que a ferramenta ofereça um treinamento adequado a quem irá utilizá-la.

Incluir uma plataforma de personalização em tempo real no “kit de ferramentas de marketing” da sua empresa representa um valioso investimento estratégico. As empresas que utilizam estratégias de personalização em tempo real em seus sites aumentam o envolvimento do cliente com a marca e obtêm resultados mensuráveis. Mas é importante que você tenha um parceiro adequado para que sua equipe consiga entregar resultados de sucesso.

No próximo post, vamos trazer um pouco dos números desse mercado e alguns nomes de empresas e ferramentas que atuam oferecendo produtos e serviços para essa estratégia.

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.