O marketing sinérgico e a inteligência de predição

O marketing sinérgico e a inteligência de predição

Todos nós sabemos como a inteligência de predição está mudando o e-mail marketing. O uso de modelos de predição para criação de campanhas de marketing baseadas em personas, comportamentos e outras variáveis traz benefícios muito claros, tanto para as marcas quanto para os usuários.

Uma das razões pela qual a inteligência voltada à predição é considerada útil está no fato de marcar o padrão de vida dos consumidores e suas rotinas online. Ao invés de forçar o usuário a seguir um determinado caminho para chegar ao ponto desejado, as ferramentas de inteligência de predição interagem com o consumidor na etapa em que eles estiverem, entregando conteúdo e ofertas de maneira natural, alinhados às suas necessidades.

Entretanto, a inteligência de predição não é a única estratégia quando se fala em melhorar a experiência do usuário e conquistar maiores taxas de conversão. Apesar de não ter tanto atenção quanto a primeira, o marketing sinérgico posiciona as marcas no centro das jornadas dos clientes, também com benefícios para ambos os lados, empresa e clientes.

Em poucas palavras, o marketing sinérgico envolve duas marcas trabalhando em parceria para oferecer um produto ou um serviço. Indo um passo adiante, as marcas podem trabalhar em conjunto para incorporar essa estratégia nas campanhas de e-mail marketing.

Como o e-mail marketing pode aplicar essa sinergia

Uma prática comum entre os motoristas é trocar os pneus dos carros a cada 2 ou 3 anos, em média. Já a carteira de motorista deve ser renovada a cada 5 anos, e uma parte dos condutores devem passar por exames de vista a cada renovação.

Um exemplo de campanha com muita sinergia de marketing seria, por exemplo, oferecer um cupom de desconto em clínicas de oftalmologia, a cada troca de pneu. Embora as duas empresas pareçam não ter ligação alguma, a combinação dos dois serviços cria um fluxo de experiência que faz sentido para os consumidores e aumenta a receita das marcas envolvidas.

De certo modo, essa prática complementa as ofertas de cada uma das marcas; clientes que compram com uma empresa podem se beneficiar do que outras têm a oferecer. Essa é a chave para uma estratégica de marketing sinérgica.

Ao explorar possibilidades de cooperação que fazem sentido, mas não são necessariamente óbvias, as marcas têm a oportunidade de fazer com que a vida dos seus consumidores seja mais eficiente, ao mesmo tempo que cria um cenário de pura vantagem para as empresas participantes.

As vantagens da inteligência de predição

A inteligência de predição pode ser aplicada a uma variedade enorme de produtos e indústrias.

Uma marca de tênis poderia, por exemplo, juntar-se a uma organização de transporte público para promover promoções de calçados para os passageiros. Ou um ginásio poderia se aliar a um supermercado para promover uma alimentação saudável e fitness.

As possibilidades são infinitas, mas o mais importante é identificar os fluxos naturais dos consumidores e, em cima deles, construir campanhas criativas, multimarcas, que facilitem a vida do cliente. Com as campanhas de marketing corretas, as marcas podem conquistar diversas vantagens, incluindo:

  • Aumento da audiência: o marketing sinérgico aumenta sua audiência pois você passa a ter acesso a outra base de consumidores, o raciocínio é bem simples. Apenas tenha em mente que você não está conversando com consumidores aleatórios – você está criando conexões com pessoas que estão pré-dispostas a comprar seus produtos ou serviços.
  • Redução de custo: já que as empresas participantes estão se beneficiando igualmente da parceria, nada mais justo do que dividir os custos de marketing. Como ressalva, você deve garantir pelo menos que elas se beneficiem de maneira parecida.
  • Melhor experiência do usuário: no fundo, no fundo, os consumidores são os verdadeiros vitoriosos nessa história. As melhores promoções envolvendo sinergia de marketing melhora a vida dos clientes e abre oportunidades para que eles vejam seu negócio como nunca viram antes.

O crescimento da inteligência de predição mostra que o futuro do marketing digital conta com ótimas oportunidades no que se refere a oferecer produtos e serviços sem impactar negativamente o fluxo natural de compra do usuário. O marketing sinérgico, por sua vez, atinge o próximo nível ao identificar maneiras inesperadas para que as marcas trabalhem em conjunto para impactar positivamente a vida dos consumidores.

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E-mail Marketing

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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