O Mapa da Personalização em Tempo Real: as principais empresas e ferramentas do setor

O Mapa da Personalização em Tempo Real: as principais empresas e ferramentas do setor

Este é o 10º e último post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

A importância da personalização em tempo real em uma estratégia de marketing digital já é clara para grande parte das empresas, mas fazer esse trabalho sozinho requer muito conhecimento ou muita dependência da equipe de tecnologia, algo geralmente inviável. As ferramentas de personalização em tempo real possibilitam a segmentação adequada dos usuários e a entrega de ações personalizadas em tempo real, gerando mais interação, relacionamento e engajamento com os clientes e, consequentemente, aumentando as chances de conversões.

Algumas empresas do mercado já oferecem esse serviço de maneira eficiente. Buscar essa ajuda comercial pode simplificar e agilizar bastante o processo de implementação dessa estratégia em seu site. Hoje vamos falar de algumas ferramentas de empresas que já estão nesse mercado e oferecem bons resultados.

Monetate

Atualmente, oferece dois produtos distintos: uma ferramenta de personalização 1-to-1, com uso de machine learning, e uma ferramenta de testes e segmentação de audiência. O uso de machine learning possibilita o aprendizado dos comportamentos e compartilha informações para ajudar a equipe a entender os motivos da escolha de certas experiências. Com esses modelos de aprendizagem, são determinados quais dados são mais importantes e qual ação terá maior probabilidade de alcançar um objetivo determinado. A empresa possui escritórios nos EUA e na Inglaterra, com atendimento apenas em inglês.

Evergage

A ferramenta, focada em empresas B2B, oferece a captura de dados comportamentais bastante detalhados e sincronização de informações de atributos externos unificados no perfil individual do usuário / cliente / conta. Dessa forma é possível compreender a identidade, afinidades e intenções de cada usuário e oferecer a melhor opção de ação personalizada. A ferramenta oferece ainda análises, testes AB, relatórios de distribuição, entre outros. Com sede em Boston, também oferece atendimento somente em inglês.

Personyze

Outra empresa importante nesse segmento que oferece uma ferramenta completa de personalização em tempo real de sites. A ferramenta permite a personalização de todas as páginas do site com base em uma variedade de fontes de informações, como comportamento específico e outros 72 parâmetros únicos de usuários. Após a definição da campanha é uma tag é acidionada ao site e inicia-se o período de monitoramento de análise. Essas informações são analisadas em conjunto com os dados disponíveis na ferramenta CRM da empresa e são criados perfis de clientes identificados. Sede nos EUA e atendimento em inglês.

Bunting

Promete ser a ferramenta de segmentação mais intuitiva do mundo, oferecendo resultados rápidos e eficientes com baixo custo, com análises completas sobre a forma como a personalização afeta as métricas como as taxas de conversão, elevação e receita, visualizações de páginas, taxa de rejeição e muito mais. A personalização em tempo real é disponibilizada em todos os dispositivos dos seus usuários para que a experiência dele seja a melhor possível. Logo de início, são sugeridos alguns testes para criar a primeira segmentação e assim as regras das campanhas já começam a ser estabelecidas para que a ferramenta comece a funcionar rapidamente. Sua sede e único escritório fica, também, na Inglaterra, e possui atendimento somente em inglês.

Ominiconvert

Permite o uso de todos os dados conhecidos dos usuários do site para melhorar a experiência em tempo real. Oferece a possibilidade de utilizar mais de 40 pontos de dados relevantes e permite a personalização de páginas da web, sobreposições de disparo e pesquisas personalizadas, que podem ser direcionadas a clientes que demonstraram insatisfação em pesquisas anteriores. Além disso, o Ominiconvert possibilita integrações com diversos aplicativos como ferramentas de e-mail marketing, plataforma de comércio eletrônico e ferramentas de análise de dados e mensuração de resultados. Com escritórios na Itália, Holanda e Polônia, tem atendimento em inglês, italiano, holandês e polonês.

Por que personalizar as ações de seu site?

Nos dias de hoje a experiência do cliente em relação às empresas e marcas precisa ser a melhor possível para gerar engajamento e vendas, e a personalização em tempo real dos sites se mostra importante para atingir esse objetivo. A mesma pesquisa apresentada no post anterior revela que 74% de consumidores se sentem frustrados por receberem conteúdos (sugestões, ofertas, anúncios) sem qualquer relevância ou interesse para eles. Os consumidores valorizam as estratégias de personalização em tempo real: 40% dos consumidores se mostram mais propensos a comprar de empresas que personalizam a experiência de compra em todos os canais.

A personalização em tempo real, quando bem utilizada, direciona a ação correta para o cliente no momento exato que ele está suscetível àquela interação, e isso permite direcionar CTAs para os clientes certos. No caso das empresas de conteúdo B2B, por exemplo, 71% direcionam seus CTAs para o perfil do tomador de decisão. Chamadas para ação personalizadas para o perfil do cliente apresentam uma taxa de click 42% maior do que aquelas massificadas, que são apresentadas de maneira igual para todos os usuários.

Já existem diversas pesquisas de mercado que apontam o aumento do número de conversões em sites que possuem algum tipo de estratégia de personalização em tempo real. Em geral, as empresas que utilizam essa estratégia percebem um aumento de 19% nas vendas em pouco tempo.

Pronto para colocar tudo o que falamos aqui em prática?

Agora que você entendeu a importância dessa estratégia de marketing, viu várias ideias de como implementar e alguns exemplos de ferramentas a serem utilizadas, conte para a gente como você pretende colocar tudo isso em prática! Se você ainda sentir que precisa de auxílio em alguma etapa, nos mande um e-mail, ficaremos muito felizes em poder contribuir no desenvolvimento dessa estratégia e em poder ajudar no que for possível.

Boa sorte!

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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