Marketing para autores independentes – Como vender seu livro

Marketing para autores independentes – Como vender seu livro

Podemos começar esse texto com uma afirmação não muito óbvia: nunca existiu uma época melhor para ser um escritor.

Você está se perguntando por quê? Você já imaginou como era a vida de escritores independentes, desconhecidos, há alguns anos atrás? Pense em um autor com um livro recém-publicado, cujo escritório está abarrotado com centenas de exemplares, há 1 década. Qual seria a melhor estratégia para fazer com que esses livros chegassem às mãos das pessoas lá fora e quanto isso custaria? E hoje, como você faria isso?

Muitos autores não têm interesse em assuntos relacionados a marketing e vendas. Ao mesmo tempo, não existe nenhuma área como a de self-publishing em que as artes de escrever e vender estejam tão conectadas.

Escrever é uma atividade criativa, e muitas vezes solitária. Hoje, trabalhar o marketing do seu livro significa se conectar com redes gigantes de pessoas e levar o resultado do seu trabalho a audiências muito maiores. Por onde começar? Veja a seguir algumas dicas úteis para quem quer se aventurar nesse ramo.

Comece o marketing antes mesmo de escrever seu livro

Os escritores independentes, principalmente os de não-ficção, saem na frente se pensarem em como venderão seus livros antes de escrevê-los. Por que? Saber como você deve abordar alguns assuntos e responder às perguntas que seus leitores lhe farão é essencial para garantir que ele será bem recebido no mercado.

Recomendações e depoimentos com finalidade de marketing

A primeira maneira de ter seu trabalho divulgado começa na apresentação e nas críticas do seu livro. Por ser conteúdo editorial, ele acaba sendo muito mais persuasivo do que as campanhas promocionais.

Como fazer o marketing para vender seu livro

Fauzia Burke, fundadora e presidente da FSB Associates, uma empresa especializada em marketing para livros e autores, escreveu um livro especificamente sobre este assunto. Seu nome é referência quando se trata de marketing para escritores, por isso reunimos aqui algumas de suas dicas:

  1. Conheça seu público. Você deve saber qual a faixa etária, gênero, interesses e hábitos culturais dos seus leitores. Quanto mais você conhece seu público, melhor será sua comunicação.
  2. Tenha um site profissional. Seu site é o único lugar no mundo online sob o qual você tem total controle. Ao contrário das mídias sociais, ninguém pode te pegar de surpresa e mudar as regras de uma hora para a outra.
  3. Seja seletivo. Escolha uma ou duas mídias sociais para focar no início. Não pense que você deve brilhar em todas elas, simultaneamente, quando começar.
  4. Engaje. Você quer que as pessoas falem do seu livro, e para isso você também precisa falar com elas. Trate muito bem aqueles que te deram permissão para contato. Dê o seu melhor.
  5. Coloque seus leitores em primeiro lugar. Quando você está criando conteúdo para alguém, sempre filtre e interprete como se fosse um leitor. Se seu conteúdo resolve um problema da sua audiência, você já está passos à frente para construir uma relação mais duradoura.
  6. Pense em maratonas, não em etapas. É normal seu conteúdo de marketing não estourar logo no início. Seja consistente e crie rotinas para continuar comunicando sua marca até que ela atinja um patamar relevante de engajamento.
  7. Olhe os números. Essa pode até não ser a sua praia, mas siga os dados e entenda o que esses “rastros” digitais querem lhe dizer. Meça o que funciona e o que não funciona para a sua marca e/ou produto.

O fato de estarmos em uma das melhores épocas para os autores independentes não significa que é fácil ser um autor com livros na lista dos mais vendidos. Seguindo essas dicas, e com um pouco de paciência, você conseguirá encontrar uma maneira de seus livros encontrarem bons leitores.

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Marketing Digital

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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