Mais investimentos em tecnologia de marketing para 2018

Mais investimentos em tecnologia de marketing para 2018

Todo final de ano, empresas do mundo todo planejam e consideram as estratégias de marketing para o ano seguinte. Em 2018, muitos empresários estão confirmando a necessidade de manter os investimentos tecnologia de marketing.

Uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma de software de pesquisa Conductor afirma que 68% dos pesquisados, executivos de marketing, planejam investir mais recursos em tecnologia de marketing em 2018. Quase um terço dessas pessoas disse que pretendem aumentar entre 11% e 25% o investimento nesse segmento.

O objetivo principal da pesquisa é compreender o panorama da tecnologia de marketing e qual será o posicionamento da indústria nesse ano. Uma das grandes preocupações desse segmento, que se repetiu entre os entrevistados, foi a sensação de estar sobrecarregado pela quantidade de informações e dados disponíveis pela tecnologia de marketing.

A pesquisa também mostrou uma mudança em relação ao ano anterior sobre os principais objetivos a serem alcançados em 2018. Antes, os esforços eram concentrados em tráfego, enquanto neste ano será na geração de receita e conversões.

Uma das tecnologias mais apontadas na pesquisa foi a personalização da experiência do usuário. Muitas empresas já apostaram nesses recursos no ano passado e não se arrependeram, por isso esperam aumentar os investimentos em 2018.

A personalização da experiência online do cliente é algo real e necessário. Muitas empresas ainda não compreenderam a importância que esse recurso tem nos resultado na empresa. Algumas delas se diziam despreparadas para se inserir nessa tecnologia, ou que precisavam focar em outras prioridades.

A verdade é que não é necessário deixar de investir na personalização por essas questões. Com a ajuda certa, a inicialização da sua empresa será bastante facilitada. Existem diversos recursos disponíveis de personalização de experiência do cliente, e é preciso ter certeza de que cada uma ajudará realmente a sua empresa a alcançar os objetivos desejados.

Para oferecer a personalização perfeita é preciso que a solução seja uma plataforma completa que integre as informações, que contenha um único perfil para cada pessoa, que funcione em tempo real, que tenha fácil usabilidade e ofereça análise precisas. Vamos analisar essas características:

1. Plataforma única que integre informações

A personalização de experiência envolve muitos canais e estratégias diferentes como número de abandono de carrinho, comunicações segmentadas, recomendações de produtos e conteúdos, experiências específicas de conta, aplicativos na web e dispositivos móveis, notificações push, e-mail, publicidade digital, entre outros, todos passíveis de personalização.

Pode parecer interessante e uma boa saída o investimento em apenas um desses recursos isoladamente, para experimentar os resultados e reduzir o custo inicial. Mas o que acontece com o tempo é a ampliação dos recursos de personalização implantados na empresa, o que leva a empresa, a médio prazo, a uma imensa confusão de tecnologias que não se conectam, cada uma com uma conta e dados separados.

Ao decidir iniciar a personalização da experiência do usuário na sua empresa, é mais eficiente buscar uma única plataforma que permita executar todos as estratégias multi-canal. Ao pesquisar sobre as tecnologias de personalização, é importante considerar suas futuras necessidades e buscar uma solução de acompanhe o crescimento da sua empresa.

2. Perfil único para cada usuário

Para obter os melhores resultados da experiência do usuário, é essencial que você tenha a compreensão individualizada desse usuário. A personalização bem sucedida exige que todos os dados comportamentais sejam detalhados e capturados em diversos canais, sincronizando com as informações externas, e que sejam reunidos em um único perfil para cada visitante, cliente ou conta.

Ao buscar uma solução de personalização de experiência de usuário, certifique-se que ela inclua uma plataforma de dados de cliente integrada e que permita que você veja um único cliente para cada pessoa que interaja com a sua empresa.

3. Tempo real

Muitas vezes não percebemos o verdadeiro significado da expressão “tempo real” e consideramos seu significado como que algo que seja rápido, breve, quase instantâneo. Entretanto, o verdadeiro significado de “tempo real” é “enquanto ocorre um processo ou atividade”.

Em termos de personalização o “tempo real” é o momento exato em que alguém está interagindo com a sua empresa através de algum meio digital. Então, quando falamos que os dados devem ser utilizados para oferecer uma experiência personalizada em tempo real queremos dizer que a solução deve utilizar os dados colhidos e aplicá-los no momento exato em que o usuário está interagindo com a empresa.

É preciso cuidado na escolha de um fornecedor de tecnologia de marketing de personalização, pois muitos usam essa expressão sem que o verdadeiro significado seja real.

4. Facilidade de uso

Com certeza você já precisou resolver algum problema fora da sua área de conhecimento e teve que procurar alguém para ajudar. Quando você depende de outras pessoas, sempre estará sujeito a atrasos ou dificuldades.

Por isso, é importante que você busque soluções que sejam fáceis de serem usadas e que você não dependa da assistência constante de alguém ou algum setor, como TI, por exemplo, para utilizar e executar suas atividades. As plataformas de personalização de melhor qualidade oferecem soluções em que você e sua equipe são capazes de iniciar, medir e ajustar campanhas de forma rápida e fácil, sem a intervenção de qualquer assistência.

5. Análise com precisão

Você precisa de testes integrados e análise de atribuição para garantir que suas experiências ofereçam os melhores resultados possíveis. Algumas soluções não são transparentes nesses quesitos e é preciso se certificar disso.

Ao selecionar uma solução de personalização, certifique-se de ter a capacidade de comparar resultados de cada campanha e de que a solução utiliza ciência estatística sólida para análise de atribuição.

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Tecnologia

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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