Gmail: agora responsivo e com mais interatividade

Gmail: agora responsivo e com mais interatividade

De acordo com dados divulgados pela Alphabet, o Gmail é utilizado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. A cada sete pessoas no mundo todo, pelo menos uma tem uma conta no Gmail. E para a alegria dos marketeiros de plantão, há algumas semanas foram anunciadas melhorias e atualizações na plataforma que podem abrir inúmeras possibilidades na prática de e-mail marketing.

Entre as novidades anunciadas, a mais importante delas é que o Gmail passou a permitir que algumas programações CSS sejam utilizadas nos e-mails, tornando possível a criação de emails responsivos e dando suporte a novos recursos que tornam a personalização de suas mensagens algo mais prático e dinâmico, de acordo com o seu público.

Muitas dúvidas certamente podem surgir com essas alterações, por isso resolvemos esclarecer alguns pontos importantes:

Você não precisa mais usar estilos inline

A programação das mensagens usando a linguagem de CSS para inserir classes e estilos que adaptam alguns elementos à página agora podem ser feitos de maneira bem mais ágil e responsiva com a padronização da tag <style> na <head> das páginas de mensagens eletrônicas do Gmail.

Tanto os leitores quanto as empresas que enviam e-mail marketing ganham bastante com esse tipo de praticidade. Os e-mails passam agora a entregar com conteúdo com mais valor, à medida que a programação se torna mais dinâmica, personalizada e, principalmente, mais leve. Quem sofre com os pacotes de internet com velocidade lenta notará facilmente essa diferença.

Alguns pequenos avanços na interatividade com o usuário

Um recurso muito utilizado em websites e que até hoje estava distante da nossa realidade de e-mail é a aplicação de hover, por exemplo. Apesar de não estar incluso na documentação, sabemos que agora é possível fazer com que os elementos do e-mail e os botões mudem de cor ao ser selecionada pelo mouse, aumentando a interatividade com o cliente. Dar destaque aos pontos mais relevantes e que realmente são capazes de prender a atenção podem ser mais facilmente identificados por quem lê e melhor expostos por quem produz as mensagem.

Alguns recursos interativos como carrousel, revel on click e hover já são aceitos por alguns provedores de e-mail, entretanto alguns recursos utilizados em web continuam indisponíveis. Aqui  você encontra uma lista (e os tutoriais de como fazer) de algumas interações disponíveis para os provedores.

E-mail Marketing

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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