Transforme seu negócio com o Google Analytics

Fique mais perto das métricas do seu negócio com o Google Analytics

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, muito provavelmente você está perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta gratuita, fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. O Analytics, como é chamado pelos próprios usuários, permite que você monitore com detalhes todas as visitas que você recebe em seu blog, site ou e-commerce, assim como padrões de comportamento e navegação dos usuários. Com ela, é possível obter insights extremamente valiosos, como quantas pessoas visitaram o site, que páginas elas acessaram, qual o fluxo padrão de navegação, de onde elas estão acessando, e muito mais.

Nesse artigo, faremos uma breve introdução do que é possível extrair da ferramenta e como ela pode te ajudar a tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Detalhes relacionados a instalação e configuração não são o foco deste post, mas ficarão para um próximo.

Porque usar uma ferramenta de web analytics

É com base nos dados coletados através de ferramentas como Google Analytics que podemos analisar se os usuários estão se comportando conforme o esperado. Quando planejamos um site, ou até mesmo uma campanha de marketing digital, imaginamos que os usuários seguirão um determinado fluxo para atingir o objetivo final.  A métrica para medir a taxa de usuários que atingiram um determinado objetivo final é conhecida como “taxa de conversão”.

Para um e-commerce, por exemplo, conversão pode significar a efetivação de uma compra, enquanto que para um blog ela pode ser a captura de um e-mail ou um cadastro completo.

Muito mais do que analisar dados estatísticos e comportamentais, ferramentas de web analytics ajudam também a identificar quais os problemas mais comuns enfrentados pelos usuários. No caso do Google Analytics, é possível definir Goals (ou metas) a partir dos principais caminhos que o usuário deve passar para atingir a um objetivo, ou converter. Com os Goals definidos, pode-se, então, analisar em quais etapas os Leads deixam o site e, consequentemente, encontrar possíveis erros ou oportunidades de melhoria.

O que você pode fazer com o Google Analytics

Não é a toa que o GA é considerado a principal ferramenta de análise estatística para web. As finalidades do seu uso são as mais diversas, mas buscamos reunir abaixo as mais utilizadas no nosso dia a dia:

Conheça as afinidades dos seus usuários com o Google Analytics Affinity Category

Conheça as afinidades dos seus usuários com o Google Analytics Affinity Category

  1. Identificação de leads: identificar a origem dos visitantes,  palavras-chave, principais landing pages, etc.
  2. Análise de fluxo: identificar páginas que apresentam queda de conversão e, portanto, oportunidades de melhoria.
  3. Acompanhamento de vendas: monitorar o número de vendas, valores de pedidos e a origem do primeiro ao último clique.
  4. Análise de visitantes: identificar dados relevantes sobre os visitantes, como localização geográfica, recorrência, número de novos visitantes, etc.
  5. Acompanhamento de campanhas: identificar as campanhas de marketing que proporcionam melhores resultados e a origem do visitante.
  6. Teste A/B: atestar quais páginas ou funcionalidades convertem melhor.
  7. Identificação de tendências: identificar quais produtos ou serviços estão ganhando mais atenção (hypes).
  8. Segmentações avançadas: criação de análises customizadas utilizando dados de acordo com a necessidade do seu negócio.

Google Analytics no marketing digital

O Google Analytics é um verdadeiro mapa para mina de ouro para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha. Ele é também um poderoso aliado do profissional de marketing para o gerenciamento de campanhas de marketing digital.

A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional (offline) é o fato de podermos mensurar com precisão o resultado de uma determinada campanha. Nesta linha, o GA é a ferramenta ideal para fornecer dados e insights importantes que ajudam a definir o investimento e as priorizações de acordo com a estratégia de marketing da organização.

Para os e-commerces, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing está proporcionando o melhor retorno, evidenciando quais são os canais de maior potencial de conversão. Administrar um e-commerce sem uma ferramenta de web analytics é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.

Conclusão

Não há dúvidas de que a adoção de uma ferramenta de web analytics é um caminho de mão única. Mas lembre-se: de nada adianta saber todas as métricas na ponta dos dedos se não há domínio sobre elas. Esteja certo que, principalmente na área de Web Analytics, o profissional é quem realmente faz a diferença.

Nos próximos posts, falaremos um pouco mais sobre como configurar metas, criar análises de funil de vendas e construir de relatórios personalizados. Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho no que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

Data, Analytics & Otimização

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.