Fidelize seus clientes com campanhas personalizadas

Fidelize seus clientes com campanhas personalizadas

No cenário cada vez mais competitivo em que nos vemos hoje, é essencial que os profissionais de marketing saibam aproveitar ao máximo as oportunidades que os diversos canais de marketing proporcionam, a fim de extrair insights que os ajudem a construir uma relação mais próxima com seus clientes. Nesse ramo, quanto mais personalizada for a experiência, maior será a satisfação do usuário.

Um cliente satisfeito não é só aquele que compra mais. São clientes que voltam mais vezes, que fazem compras maiores e que, muitas vezes, ajudam no marketing da sua própria marca. Cada cliente tem sua própria jornada de compra, seu próprio comportamento. Suas motivações para pesquisar, comprar e permanecer fiel à mudança dependem unicamente da sua escolha.

A boa notícia é que, mesmo sem o poder de controlar a vontade dos usuários, os profissionais de marketing têm a grande oportunidade de influenciar o processo de decisão, através do uso de tecnologia para capturar e interpretar a tonelada de dados comportamentais que desenham a jornada do usuário. Com esses dados em mãos, pode-se criar campanhas personalizadas baseadas no contexto comportamental do cliente, sem depender somente do famoso palpite.

Para isso, é essencial que as equipes de marketing desenvolvam um olhar único dos seus clientes, que lhes permita entregar conteúdos e interações ainda mais personalizados para aumentar o engajamento e as vendas. É preciso interpretar um gigante volume de dados e ser capaz de contextualizar as campanhas personalizadas de modo automático e escalável.

Alguns fatores que podem ser utilizados nas campanhas personalizadas incluem a localização, a condição climática, a idade, o sexo, as marcas e os produtos favoritos, o histórico de navegação, o comportamento de compra, os carrinhos abandonados no passado, etc.

Para te ajudar a entender melhor como colocar ações como essas em prática em sites de varejo, seguem abaixo as 5 dicas mais relevantes, no nosso ponto de vista.

Conquiste a confiança do seu cliente

O primeiro passo para viabilizar um projeto de personalização em tempo real é conquistar a confiança dos seus usuários. Com isso, eles passarão a te fornecer mais dados sobre eles, possibilitando campanhas mais individuais. Quanto mais dados uma empresa tem, mais refinadas e segmentadas as interações serão.

Não oportune quem não quer ser reconhecido

Construir uma boa relação com seus clientes também significa respeitar os limites impostos por eles. Algumas pessoas não se sentem confortáveis em fornecer dados pessoais online, e isso é completamente aceitável.

Empresas que utilizam a captura de dados para personalização de conteúdo devem pedir permissão explicitamente para os usuários antes de salvar qualquer tipo de dado, mesmo que isso signifique correr o risco de perder alguns clientes no meio do caminho.

Construa segmentos individuais

Nós, profissionais de marketing, estamos acostumados a criar segmentos enormes baseados em características que nossos clientes têm em comum. Diversas vezes já ouvi a pergunta “Vamos mesmo ter esse trabalho todo para um grupo tão pequeno? Vale a pena?”. A resposta muitas vezes é: sim, vale muito a pena.

Segmentos individuais são formados por usuários que possuem sua própria combinação de dados, como localização geográfica, preferências de compra e histórico de engajamento. Com segmentos capilares, é possível criar mensagens extremamente personalizadas e aumentar a fidelização.

Crie ofertas personalizadas em tempo real

A probabilidade de um cliente reagir a uma promoção é muito maior se ela for personalizada e entregue no exato momento em que ele está navegando pelo site e procurando um produto ou serviço. Em geral, as pessoas são receptivas quando sentem que são tratadas com mais atenção, isso contribui fortemente para o aumento da taxa de conversão e ajuda a otimizar o retorno de investimento das suas campanhas personalizadas de marketing.

Desenvolva campanhas personalizadas cross-channel

Por último, mas não menos importante, crie campanhas personalizadas usando diferentes canais de comunicação. Isso muitas vezes surpreende o cliente e aumenta ainda mais a sensação de exclusividade que queremos tanto passar a eles.

Personalize!

As vantagens de campanhas personalizadas em tempo real e segmentadas a um nível capilar são cada vez mais claras para os profissionais de marketing. Elas são a chave para uma estratégia de marketing, à medida que ajudam a aumentar as taxas de conversão, a receita e o engajamento dos usuários com a sua marca. Muito em breve, elas serão tão essenciais como campanhas de busca e e-mails transacionais para uma empresa de e-commerce.

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Web Personalization

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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