Estudo: os varejistas não aproveitam o potencial do e-mail marketing

Estudo: os varejistas não aproveitam o potencial do e-mail marketing

O Relatório de 2016 da Yesmail revelou que aproximadamente 1 a cada 3 varejistas citam o e-mail marketing, integrado com outros canais de comunicação, como uma das top 3 prioridades esse ano, mas infelizmente a grande maioria ainda não sabe como extrair o potencial máximo dessa ferramenta.

Os varejistas não só estão deixando de coletar endereços de e-mail nos websites – 17% não utilizam essa prática – como também não os capturam nas lojas físicas ou nas mídias sociais. Mais de dois terços não coletam essas informações no processo de engajamento do usuário com os aplicativos mobile.

Apesar da personalização ser uma das responsáveis pelo sucesso dos e-mails, mais de ⅔ das marcas não utilizam os dados do cliente para personalização e 10% não personaliza o conteúdo de maneira nenhuma.

Principais Insights

  • Para esse estudo, a Yesmail – o disparador de e-mails da Yes Lifecycle Marketing – conversou com 200 empresas para entender as prioridades e práticas de e-mail marketing para 2016. A descoberta mais interessante mostrou que mesmo interessados em integrar o e-mail com outros canais de marketing digital, a grande maioria dessas organizações ainda está longe de aproveitar todas as oportunidades desse canal.
  • De crescer a base de inscritos a desenvolver conteúdo personalizado, à medida que os profissionais refinam suas campanhas de e-mail a integração com outros canais acontecerá naturalmente. Ao mesmo tempo que as marcas estão adotando uma variedade enorme de canais digitais, a maioria delas ainda não estão implementando o básico das melhores práticas de e-mail marketing.
  • O estudo sugere que os profissionais desenvolvam ferramentas que aumente a segurança dos endereços de e-mail, crie mensagens mais personalizadas e escolham com mais cuidado os tipos de campanha a serem utilizados, como e-mails promocionais ou automáticos como as séries de boas-vindas e de reativação.
  • Os varejistas não podem arcar com uma estratégia de marketing desconexa. As marcas precisam identificar rapidamente as lacunas em seus programas e selecionar um parceiro com a tecnologia e a experiência necessárias para preencher cada uma destas lacunas, mantendo o foco nas necessidades do cliente.
  • O mesmo estudo revela que, em média, os consumidores são quatro vezes mais propensos a responder às mensagens instantaneamente, se receberem ofertas personalizadas.

 

Para acessar o relatório complete, clique aqui.

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E-mail Marketing

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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