Entenda definitivamente o mercado de personalização web

Entenda definitivamente o mercado de personalização web

Há pouco tempo, o mercado de personalização ficou ainda mais claro. Durante muito tempo, grande parte dos profissionais de marketing questionaram muito o termo “personalização”, quase sempre definindo-o de maneiras diferentes. Isso se estende por toda a liderança de estratégia e criação de conteúdo no mundo do marketing. Até mesmo no landscape de tecnologias de marketing feito pela ChiefMartech, o MarTech 5000, as ferramentas de otimização, personalização e testes AB são agrupadas como uma categoria, mas separados do gerenciamento de experiência na web.

O relatório da Forrester Wave ™: Plataformas Experience Optimization referente ao segundo semestre de 2018, divulgado há pouco, é o resultado de uma metamorfose dessas ferramentas. O novo relatório reconhece que os testes AB, a segmentação comportamental e as recomendações se fundiram em práticas corporativas avançadas e ofertas de tecnologia. O termo “plataformas de otimização de experiência” refere-se aos serviços de tecnologia (SAAS) que oferecem:

  • Testes de experiências online usando recursos, incluindo testes AB e multivariáveis, que aproveitam os dados e a análise das interações online com o cliente.
  • Segmentação comportamental das experiências do cliente durante momentos de interações online, aproveitando os dados comportamentais e análises durante essas interações.
  • Recomendações de produtos e/ou de conteúdo automatizadas em momentos de interação com o cliente, utilizando perfis de interação digital e preferências previstas a partir de dados históricos.

Este relatório ajuda a esclarecer para os profissionais de marketing como essas diferentes áreas de especialização trabalham juntas para permitir a otimização da experiência. O relatório Forrester Wave também ajuda a esclarecer quais são os principais players do mercado ao destacar oito fornecedores-chave como parte de sua avaliação em 2018.

Considerado por muito tempo uma das avaliações definitivas de validade para qualquer compra de tecnologia, essa análise ainda não tinha atendido às necessidades de organizações de varejo e e-commerce que decidiam avançar no campo da personalização para ajudar a informar seu processo de compra.

As Plataformas de Otimização da Experiência (Experience Optimization Platforms ou EOP, em inglês) e as soluções complementares são agora um componente essencial de qualquer organização de e-commerce em rápido crescimento, e o Forrester Wave fornece insights que ajudam os profissionais de marketing a entender os requisitos dessas soluções.

Definindo o mercado de personalização

Tradicionalmente, as soluções nesse espaço eram focadas em “abordagens baseadas em projeto para testes online e técnicas de personalização, como direcionamento comportamental e recomendações”, de acordo com a Forrester. Agora, as organizações se tornaram mais sofisticadas 一 muitas começaram a estabelecer uma visão mais holística de testes, segmentação e recomendações 一 e procuram otimizar toda a experiência do cliente, e não apenas segmentos do processo.

Por que se concentrar em EOP?

A personalização omnichannel é o que está impulsionando a experiência e a receita do cliente hoje e, portanto, a tecnologia é o que permite que ela se torne um fator-chave. O teste, a segmentação comportamental e as recomendações estão no centro da otimização contínua e é importante escolher a experiência certa para otimizar o parceiro de plataforma para alcançar o sucesso. A escolha certa depende de diferentes fatores, incluindo necessidades comerciais exclusivas, mapeamento para a solução correta e garantia do nível correto de suporte a serviços; nem todos os fornecedores são criados iguais.

Na nossa série especial sobre personalização em tempo real falamos um pouco sobre os critérios a serem utilizados na escolha de uma ferramenta e sobre as principais empresas que atuam nesse mercado.

Critério de avaliação

Em sua avaliação de plataformas de EOP, a Forrester usou um método de avaliação de 24 critérios e identificou as oito soluções mais significativas. Os vendors pontuaram com base em suas capacidades, bem como na oferta atual e na estratégia geral.

Para ler o relatório completo do Forrester Wave, faça o download gratuito aqui.

Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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