E-mail marketing: aumento no volume, queda no engajamento

E-mail marketing: aumento no volume, queda no engajamento

Os recursos de comunicação e marketing disponíveis vêm sofrendo grandes alterações durante os últimos anos. De tempos em tempos, surgem boatos dizendo que uma das primeiras inovações tecnológicas, o e-mail, está deixando de ser utilizado e caindo no esquecimento.

Entretanto, pesquisas recentes comprovam exatamente o contrário. Um estudo divulgado pela empresa Yes Lifecycle Marketing mostra que o volume de e-mails enviados aumentou 18% ao longo do ano passado, 2017. Isso demonstra que as empresas continuam utilizando essa ferramenta de comunicação com intensidade.

Como o volume de envios, por si só, não comprova a eficiência do uso do e-mail, essa mesma pesquisa analisou mais de 30 bilhões de e-mail enviados durante o ano de 2017, sendo 9 bilhões só no quarto trimestre. Os resultados dos estudos foram publicados neste relatório, com dados importantes sobre volume, engajamento e design de e-mail marketing.

Novos assinantes

Entre as principais descobertas, a queda no número de novos assinantes chama a atenção. Esse número vem caindo há alguns anos e no último trimestre de 2017 chegou ao índice mais baixo já registrado, de 3,5% do público-alvo de marketing.

Pesquisas anteriores já demonstravam que a parcela de novos assinantes nos bancos de dados aumentava entre o terceiro e quarto trimestre a cada ano (período anterior à Black Friday), mas em 2017 o resultado foi inverso.

Além dessa queda, outro número surpreendeu. Cerca de 20% da base de cadastrados – aqueles que optaram por receber os e-mails – não abriram e-mail em mais de um ano, aumentando para 22,5% o número de clientes inativos.

Por fim, para contrariar a série de quedas, o índice das taxas de aberturas de e-mail por assinante aumentou 8,4% de um ano para o outro. Grande parte desse aumento pode ser explicada pelos avanços nas segmentações de base e na personalização de conteúdo de acordo com os interesses dos consumidores.

Resultados de e-mail marketing mobile

A mesma pesquisa também considerou o dispositivo utilizado para abertura e visualização dos e-mails, e descobriu que cerca de 53% de todos os eventos de e-mail nos últimos dois anos ocorreu através de smartphones.

Esse aumento vem sendo acompanhado há cinco anos, quando a abertura de e-mails marketing em dispositivos mobile superou a de desktop. As compras procedentes de dispositivos mobile representam 46% de todos as conversões por e-mail, um aumento de 33% em relação ao ano anterior. No mesmo período, os pedidos por e-mail procedentes de desktops caíram 18%.

Apesar do aumento considerável nos pedidos por e-mail em dispositivos móveis, a pesquisa afirma que o valor médio dos pedidos realizados em smartphones continua sendo 40% menor do que os realizados em desktops. Essa média se mantém inalterada nos últimos 3 anos.

Impacto do design responsivo no e-mail marketing

A pesquisa também avaliou como o design responsivo – que automaticamente adapta um conteúdo ao tamanho da tela – afeta o desempenho do e-mail marketing.

Não há dúvidas de que o design responsivo aumenta o engajamento em telas menores, mas ainda há muito espaço para melhorias, já que os profissionais de marketing capturam apenas 75% do engajamento gerado, pendendo oportunidades significativas de conversão. A pesquisa afirma ainda que apenas 24,2% das empresas avaliadas utilizam o design responsivo em todos os seus e-mails, 14,8% nunca utilizaram e o restante não tem consistência, oscilando entre e-mails responsivos ou não.

Título e assunto de e-mail

Esse tema também foi alvo da pesquisa, que dividiu a análise entre assuntos com e sem ofertas. De todos os e-mails analisados, 23% incluíam uma oferta na linha de assunto, dos quais mais da metade (54%) utilizava uma mensagem mencionando “% de desconto”.

As ofertas de lealdade geraram as maiores taxas de abertura, taxas de cliques exclusivas, CTRs e taxas de conversão. As ofertas de “% de desconto” ficaram em segundo lugar.

De acordo com a pesquisa, os e-mails com assunto que incluem ofertas como “Frete Grátis” ou “Desconto” geram taxa de conversão quatro vezes maior do que aqueles com assunto menos agressivo, mas apresentam menos engajamento.

E-mails com assuntos menos agressivos geram engajamento consideravelmente maior do que aqueles com ofertas, com taxa de abertura 35% maior, CTR 50% maior e o dobro da taxa de clique único.

Campanhas de e-mail marketing

As campanhas de ativação publicadas no quarto trimestre de 2017 renderam o dobro da taxa de abertura, o triplo do número de cliques exclusivos e quase o dobro de CTR em comparação aos e-mails padrão. Entretanto, apenas 2,3% dos e-mails analisados faziam parte de uma campanha nesse modelo.

Mensagens de “boas vindas” geram melhor taxa de abertura (29%) em comparação com as taxas de e-mails padrão (13,4%). Outros tipos de e-mails de reativação como de “aniversário”, por exemplo, obtiveram taxa de abertura de 17%.

Para 2018, a previsão é de que haja maior utilização de ferramentas de automação e estratégias que otimizam os resultados das campanhas de e-mail marketing. Em 2017, houve um aumento considerável no número de cursos online sobre o tema e a tendência é que os profissionais e empresas coloquem em prática o aprendizado.

Com o aumento da automação das campanhas, e-mails de ativação como o de “boas vindas” serão mais utilizados, e com isso a tendência é aumentar o desempenho da estratégia.

Outra tendência parecem ser os e-mails interativos, que geram maior engajamento e aumentam consideravelmente as taxas de abertura. É preciso apenas conectar a ideia com o visual para entregar uma experiência concisa e interessante aos olhos dos clientes.

Quer saber mais sobre e-mail marketing? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

E-mail Marketing

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons