Como transformar informações em personalização para engajar o seu cliente

Como transformar informações em personalização para engajar o seu cliente

Os compradores de hoje têm um número ilimitado de opções quando se trata de qualquer coisa que eles possam querer. De roupas a alimentos, eletrônicos, serviços ou outros produtos: o que os faz decidir comprar da sua empresa? Quanto mais você souber sobre seus compradores, mais você dará a eles uma experiência personalizada, que os tornará mais propensos a engajar e comprar.

Parece muito simples, certo? E fácil, talvez?

Infelizmente não, não é. A grande quantidade de dados disponíveis para os profissionais de marketing torna difícil a missão de transformar informações em insights.

Então, o que os profissionais de marketing devem fazer?

Felizmente, existem poucas regras práticas quando se trata de cultivar o engajamento do comprador em um mundo cheio de informações. Veja abaixo quais são as principais delas:

Concentre-se nos dados certos

Entender quais dados são úteis é um grande primeiro passo. Evite as métricas de vaidade, como cliques, seguidores, likes e aberturas, e, em vez disso, analise o engajamento e o consumo de conteúdo.

Saiba quando e onde seus compradores respondem ao conteúdo e use essas informações para influenciar sua personalização e estratégia digital. Se eles não estão envolvidos, descubra também quando, onde e por que eles estão perdendo interesse.

Saiba onde seus compradores estão

Certifique-se de gastar tempo onde seus compradores estão, tanto online quanto offline, para que você possa entender onde eles buscam informações, em quem eles confiam e o que os influencia. Se você não sabe onde eles estão, faça disso uma prioridade.

De acordo com um artigo da ConversionXL, os clientes tendem a usar uma combinação de fontes, incluindo sites, colegas e até mesmo membros da família. Saiba quais publicações eles leem para obter informações, quem eles valorizam como influenciadores e descubra se estão ativos nas mídias sociais ou se preferem canais mais tradicionais, como eventos presenciais.

Se você não sabe onde seus compradores estão, dificilmente você estará preparado para entregar conteúdo relevante para eles, quanto mais oferecer uma experiência personalizada se eles vierem até você. Entregar valor através da relevância pessoal é fundamental para o engajamento, e estar familiarizado com os espaços onde seus clientes estão construindo suas comunidades para coletar informações é uma parte essencial do quebra-cabeça.

Integre as fontes de dados e crie personalização para engajar

Os profissionais de marketing geralmente tem dados armazenados em toda a organização, em diferentes arquivos, regiões geográficas, sistemas, desktops ou mesmo em notebooks. A personalização eficiente exige que você integre e otimize as fontes de dados para criar uma visão holística do comprador. Depois de ter todos os dados, o próximo passo é tratá-los para que eles possam ser utilizados.

Quando os dados são reunidos e tratados, os profissionais de marketing extrair insights essenciais para a criação de estratégias personalizadas e omnichannel, que aumentam o engajamento, melhoram a experiência do cliente e geram mais receita.

Web Personalization

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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