Como testar a eficiência de anúncios online

Como testar a eficiência de anúncios online

Digamos que você tenha uma campanha segmentada para mães com idade entre 25 e 35 anos e que ganham entre R$ 8.000 e R$ 10.000. O que garante que você está realmente alcançando esse público?

Esse é o principal problema que a empresa Lucid – conhecida como Federated Salmple até agosto de 2015 – está tentando resolver com a nova ferramenta de marketing digital chamada Proof. A plataforma oferece aos anunciantes a possibilidade de testar seus anúncios com pesquisas, assim como a compra e venda de pesquisas de mercado.

Com esses recursos, construiu-se uma base de mais de 50 milhões de pessoas, as quais completaram um questionário com dados demográficos e outras características antes de participarem. Ao colaborar, os entrevistados recebem recompensas no formato de pontos, milhas ou minutos.

Cada um desses usuários possui um cookie instalado na máquina ou no dispositivo registrado, o que possibilita que a plataforma associe uma determinada pessoa – com idade, gênero, geolocalização e outras características conhecidas – a um determinado anúncio.

Screenshot da ferramenta Proof, desenvolvida para viabilizar testes em um anúncio online

Screenshot da ferramenta Proof, desenvolvida para viabilizar testes em um anúncio online.

Testes com anúncios online

Elizabeth Brooks, CMO da Lucid, diz que na sua experiência com mídias sociais as verificações de público para uma determinada campanha utilizavam técnicas que podia levar semanas, um prazo normalmente inviável para campanhas online. Ninguém nunca havia lhe dito, por exemplo, que algumas campanhas poderiam atingir somente 20% da audiência inicialmente estabelecida, sendo depois completada com audiências similares.

A agência Razorfish, parte do grupo Publicis Groupe, utilizou a plataforma Proof para mais de 20 campanhas na fase de testes e, através das análises, insights importantes possibilitaram que os anúncios atingissem maior escala nos grupos de audiência desejados.

Este é o primeiro passo da Lucid na área de dados analíticos sobre audiências pesquisadas, que além de funcionar para anúncios de Display também possibilita o teste em outros tipos de mídia digital, como anúncios de texto, e-mails e vídeos do Youtube.

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Tecnologia

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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