Como reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Como reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Já parou para pensar nas suas taxas de abandono de carrinho? Infelizmente esse é um problema que atrapalha a grande maioria dos e-commerces do mundo todo.

Um estudo do SEBRAE mostrou que aqui no Brasil as taxas de conversão de e-commerce giram em torno de 1,65%, ou seja, a cada 1000 pessoas que entram no seu site, apenas 16 irão realizar a compra. E o grande vilão é o abandono de carrinho. Cerca de 76% das pessoas que chegam ao carrinho acabam abandonando-o por algum motivo.

Fica difícil culpar um único fator pelo abandono de carrinho, então o que nos resta fazer é tentar algumas opções para pelo menos reduzir esse número!

1. Quer diminuir o seu abandono de carrinho? Cuide da infraestrutura

Quando o assunto é internet, não temos escolhas: precisamos ser rápidos. Existem milhares de distrações a todo momento e, se a ideia é prender a atenção do consumidor e fazê-lo chegar até a finalização da compra, é melhor você ter certeza de que seu site está rápido o suficiente! Uma página que demora muito para carregar pode ser uma grande vilã quando o assunto é abandono de carrinho.

2. Cuide do seu design

Outro ponto importante quando o assunto é diminuição do abandono de carrinho é o design. Evite distrações a todo custo. Já existem milhares de coisas competindo pela atenção do seu consumidor, então não seja mais uma.

Durante as páginas de finalização de compra, evite propagandas e botões muito chamativos ou que redirecionem a outras páginas que não seja a de efetivar a compra. Além disso, é importante sempre deixar claro para o cliente o que ele está comprando e o que tem no carrinho dele. Você pode manter o carrinho sempre visível numa barra lateral, por exemplo.

3. Deixe todas as taxas às claras

Nada de tentar colocar o valor do frete somente nas ultimas telas de compra. Avise o consumidor o mais breve possível de que existe uma taxa ou frete. Se possível, coloque esses valores já na tela de descrição do produto, evitando surpresas desagradáveis.

4. Revise seus formulários

Quanto menos passos seus formulários tiverem, melhor. Nada de formulários gigantes, não peça informações desnecessárias. Facilite. Além disso, se possível, já faça o cliente pagar pelo produto antes mesmo de preencher todo o resto!

5. Passe segurança

Ainda existem pessoas que tem medo de comprar pela internet. E com tantos casos de fraude que vemos por aí, nem podemos nos espantar com essa informação. Então, passe segurança para o cliente. Sempre deixe claro o quão seguro o site é e que os dados estão 100% protegidos. Esse tipo de informação nunca é demais.

6. Se o abandono já aconteceu, tente remediar

Se o cliente já foi embora, você pode tentar remediar a situação e enviar um e-mail avisando que o produto ficou esquecido no carrinho e que está à espera dele. Isso costuma ajudar a fechar mais 4% de vendas, o que é bem representativo.

E, se só o e-mail marketing não parece uma ideia boa o suficiente para você, que tal tentar o remarketing? O remarketing pode ajudar a fechar mais 3,1% de vendas, o que também é bem representativo, principalmente se aliado ao uso do e-mail marketing.

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Experiência do Usuário

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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