Como o Sem Parar usou a personalização para aumentar o ROI e reduzir o custo com remarketing

Como o Sem Parar usou a personalização para aumentar o ROI e reduzir o custo com remarketing

Você já trabalhou com campanhas de performance? Se sim, você já deve ter notado um comportamento bastante comum em momentos de grande investimento em mídia: quanto maior o volume de usuários originados de uma campanha, maior o volume do tráfego orgânico.

Para os não-marqueteiros, ou para aqueles que nunca trabalharam com isso, aqui vai a tradução: anúncios costumam gerar acessos não só para a página que você está divulgando – mas também para os principais endereços do seu site. Mesmo que você não tenha gasto R$ 1,00 para promovê-los. Estranho? Um pouco, mas dá para entender por que isso acontece: 

  1. Uma parcela dos usuários impactados pelo anúncio não clica no link, mas, mais tarde, procura pela marca. Esses acessos podem vir do Google, ou diretamente no site da empresa.
  2. Outros clicam no anúncio, mas abandonam o site por algum motivo. Parte deles, então,  acaba voltando em busca da oferta exibida. Seja para concluir o processo de compra, ou saber mais informações

No segundo caso, é muito comum que usuário não encontre a oferta que procura, pois ela só é exibida na landing page da campanha. Normalmente essas páginas não estão disponíveis em nenhum menu de fácil acesso.

Até aí tudo bem, afinal, sabemos que muitas empresas trabalham com campanhas de remarketing, cujo objetivo é trazer para o site aqueles usuários que navegaram mas não converteram. Tudo resolvido, certo? Mais ou menos…

E se disséssemos que com estratégias de personalização você pode economizar o investimento nesse tipo de campanha e aproveitar os acessos orgânicos para converter esses usuários?

O desafio do Sem Parar

O Sem Parar é um sistema de Identificação Automática de Veículos (IAV) brasileiro, presente em praças de pedágio nas principais rodovias do país, em estacionamentos de shoppings, postos de gasolinas, aeroportos e até em drive-thrus de restaurantes.

Desde o ano passado, temos trabalhado com eles algumas estratégias de personalização para reduzir o investimento em campanhas de remarketing e aumentar a taxa de conversão. Os resultados saltam aos olhos de qualquer um, até mesmo de quem não é do mercado de marketing digital.

Assim como muitas empresas com forte presença digital, eles utilizam o Google Ads e o Facebook Ads como principais canais para a aquisição de clientes.

Ao clicar em um anúncio do Sem Parar, o usuário é direcionado para uma landing page com a mesma oferta apresentada na campanha. Na página inicial, por outro lado, o banner principal mostra o plano mais vendido em todo o Brasil, que na maioria das vezes não é o mesmo da campanha.

Nesse caso, isso faz com que os usuários posterguem a contratação do serviço, por já terem visto condições de adesão melhores.

A consistência de comunicação ao longo da jornada do usuário

Garantir a consistência na comunicação contribui para reduzir a incerteza do usuário quanto à oferta, aumentando suas chances de converter.

Com isso em mente, o time de CRO do Sem Parar utilizou a personalização para segmentar usuários que já viram os anúncios. O objetivo era exibir a mesma oferta da campanha no banner da página inicial.

Os resultados da personalização

Após a aplicação da personalização e a condução de testes AB para medir o desempenho das estratégias, o time do Sem Parar observou aumento de 13% na taxa de conversão das sessões de usuários retornantes de mídia.

Essa experiência foi essencial para corrigir um fluxo que estava gerando frustração para nossos usuários. No momento em que o usuário era impactado por mídia, ele via uma oferta exclusiva para essa audiência. Entretanto, se não convertesse naquele momento e voltasse ao site posteriormente, via outra oferta. Com a personalização mostrando o mesmo conteúdo e oferta que ele já viu anteriormente, a conversão e experiência do cliente melhoraram.

Marcia Souza (Analista de Métricas)

De acordo com Márcia, adicionalmente ao aumento de conversão, o time também observou economia de mais de 60 mil reais em campanhas de remarketing no período da Black Friday, considerando o CPA médio desses tipos de ação. Dado que o usuário encontrava a oferta vista anteriormente e convertia na segunda visita, não foi mais necessário impactá-lo com campanhas de remarketing.

Por último, não menos importante, recebemos também um excelente feedback do time de CRO do Sem Parar em relação à economia de tempo do time de desenvolvimento:

Com a Croct, conseguimos colocar todas as landing pages em uma única página com “camadas”, alternando cada uma das camadas no momento necessário. Com isso, estimamos que os desenvolvedores tiveram uma economia média de 36 horas e puderam se dedicar a outras tarefas mais importantes durante a Black Friday. Praticamente 1 semana útil de trabalho de um dev.

Marcia Souza (Analista de Métricas)

Por que utilizar a personalização em conjunto com campanhas de marketing?

Os benefícios da personalização vão muito além de apenas aumentar as taxas de conversão ou o número de vendas. Quando associadas às campanhas de mídia, a implementação de experiências personalizadas resulta em aumento de ROI, redução de custos e economia do tempo de desenvolvimento.

Como a Croct pode te ajudar?

A Croct é uma plataforma para a personalização de aplicações em tempo real.

Ajudamos empresas a tirarem máximo proveito dos seus dados para entregar experiências personalizadas para cada usuário. Com o nosso motor de personalização, elas são capazes de aprender e reagir ao comportamento do usuário durante a navegação ou entre diferentes sessões.

Quer obter resultados similares ao que o time do Sem Parar obteve, aumentando suas conversões e gerando impacto imediato no seu faturamento? Vamos bater um papo para entender como podemos trabalhar juntos para alavancar seus resultados. Entre em contato com a gente e agende uma demo 🙂

Casos de Sucesso

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.