Como o machine learning escala o marketing personalizado

Como o machine learning escala o marketing personalizado

O maior desafio que os profissionais de marketing enfrentam com o marketing personalizado é administrá-lo quando é preciso escalar. Manter e atualizar regras precisas de personalização depende de uma mistura de análise de dados, formulação e testes de hipóteses, curadoria de conteúdo e configuração manual. Gerenciar várias regras, em várias páginas, para vários cenários ー e saber o que está ou não funcionando ー pode ser o maior pesadelo de uma equipe de marketing, principalmente para as menores.

É ai que a inteligência artificial pode ser a salvação: ela agrega valor ao marketing personalizado ao eliminar muitas das suposições que fazemos no nosso dia a dia. O uso de modelagens de machine learning para analisar o comportamento de navegação possibilita automatizar a entrega de conteúdo relevante ー quase contornando a necessidade de configurar regras ー, exibindo mensagens direcionadas de acordo com o comportamento do usuário.

Quando o processamento de dados é feito na nuvem, a personalização pode ser escaladas a níveis ainda maiores. O processamento remoto é um grande fator para a escalabilidade, já que normalmente fornece os recursos necessários para gerenciar o aprendizado de máquina e os processos em segundo plano. Algumas empresas ainda preferem trabalhar com execução em servidores locais devido às preocupações com a privacidade dos dados, mas isso normalmente requer um servidor muito potente, e a restrição de processamento pode ter um impacto grande no desempenho das campanhas.

Uma saída para empresas que se preocupam com a privacidade dos dados consiste no armazenamento de informações em servidores locais, para posterior transferência para uma plataforma de nuvem dedicada apenas aos processos de aprendizado e treinamento de máquina.

Machine learning pronto para marketing personalizado

Utilizar um algoritmo de machine learning não precisa ser complicado ー o Microsoft Azure, por exemplo, fornece um mecanismo para Recomendação de Produtos pronto para uso, com foco em experimentos de marketing personalizados. Mas lembre-se de que o aprendizado de máquina é apenas um framework. À medida que você fica mais inteligente, há, potencialmente, mais configurações iniciais.

O aprendizado de máquina realmente acontece quando ele se comunica com outras plataformas e bancos de dados para processar as informações e, depois, compartilhar os aprendizados de volta ao seu site ou aplicativo.

Isso significa que você pode, sim, integrá-lo ao seu site, ferramenta de automação e/ou plataforma de e-mail marketing. Ter um ambiente de testes é uma ótima maneira de executar um cenário simples para ajudar a dar vida ao machine learning para os negócios. Mas, em algum momento, você precisa fornecer dados reais sobre o comportamento do usuário. É por isso que a análise dos seus dados em tempo real é tão importante, assim você garante que a máquina está aprendendo os dados corretos e atualizados das jornadas do usuário.

Marketing personalizado requer investimento contínuo em machine learning

Idealmente, o marketing personalizado exige investimento contínuo em machine learning para obter resultados. Portanto, ter um budget dedicado é importante para garantir que ele não seja lançado e, em seguida, fique obsoleto. Qualquer abordagem inicial deve estar alinhada diretamente aos objetivos dos negócios.

Você provavelmente vai precisar de uma equipe de profissionais de estratégia, análise de negócios, análise de dados, desenvolvimento e gerenciamento de projetos para planejar e oferecer um programa robusto e mensurável de machine learning para marketing personalizado. Se for considerado um projeto paralelo, você está fadado ao fracasso.

Tecnologia

Graduado em Ciência da Computação, começou na área de tecnologia aos 13 anos ao criar seu primeiro site, que bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Hoje, com mais de 15 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um marqueteiro e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons