Como o comportamento dos clientes nas redes sociais pode aumentar a conversão

Como o comportamento dos clientes nas redes sociais pode aumentar a conversão

Mesmo com a evolução sem precedentes na área de tecnologia e internet, nada é mais poderoso quando falamos em decisão de compra que o velho conhecido boca-a-boca. De fato, para os profissionais de marketing os casos mais relevantes de aplicação do comportamento do usuário estão no uso das mídias sociais para amplificar o poder das recomendações e dos depoimentos.

Todos nós sabemos que a opinião de amigos e da família têm um forte peso e superam todos os outros esforços de marketing, sempre. Então, como podemos utilizar o poder desses conteúdos sociais a nosso favor? Como eles podem trabalhar para melhorar nossos resultados? Veja algumas dicas simples, porém muito eficientes, para isso:

Utilize as redes sociais dos seus clientes para adquirir novos clientes

A cada vez que um cliente toma a decisão de realizar uma compra em seu website, ela vem acompanhada de uma certa dose de satisfação, de expectativa. Esse é o momento em que o entusiasmo do seu cliente está no nível mais elevado, você já tentou instigá-lo a compartilhar isso? Você provavelmente já viu que alguns e-commerces incluem botões de compartilhamento na última etapa de compra, após o cliente finalizar o pedido.

Está se perguntando quão valiosa é essa simples ação? O suficiente para alguns e-commerces oferecerem descontos e outros incentivos que ajudem a convencer o cliente a compartilhar seus produtos favoritos ou suas compras nas redes sociais. O entusiasmo de um amigo ao fechar um bom negócio ajuda outras pessoas a procurar a mesma oferta, afinal elas não podem deixar passar uma oportunidade assim tão boa. Está na nossa natureza, como consumidores, compartilhar nossas conquistas. Tire vantagem disso!

Utilize comportamento dos clientes nas redes sociais para otimizar a experiência

Tipicamente, a relação online entre uma marca e um cliente começa com um endereço de e-mail. Expandir essa conexão digital para as redes sociais pode não só fortalecer o vínculo como também prover insights importantes sobre as preferências dos seus clientes.

Por exemplo, encorajar os clientes a engajar com a sua marca no Pinterest pode te indicar desde os produtos favoritos até as marcas relacionadas que eles gostam. Isso possibilita que você faça recomendações mais segmentadas tanto nas redes sociais como em interações online.

Estar ciente das relações multicamadas dos seus clientes pode amplificar o poder das suas campanhas de marketing. Por exemplo, você pode dar as boas-vindas a usuários que te seguem no Twitter e convidá-los a tweetar sobre sua visita no site. Ou você pode exibir anúncios segmentados no Facebook com recomendações baseadas em produtos que eles viram ou compraram recentemente.

Traga os eventos sociais para o seu website

Seus clientes mais engajados têm muito a dizer sobre seus produtos, então por que não fazer um bom uso dessas opiniões? Não tenha medo de compartilhar alguns depoimentos coletados nas redes sociais, assim como as opiniões deixadas no próprio website. Essa é uma maneira importante de amplificar o boca-a-boca além da rede social de cada cliente.

Você pode, por exemplo, criar uma campanha de oferta para os produtos mais comentados nas redes sociais, compartilhando a opinião empolgada de compradores recentes e promovendo os produtos na homepage do seu site. Além disso, faça com que seja fácil para um usuário encontrar produtos que eles recentemente curtiram.

Identifique os segmentos mais relevantes nas redes sociais

Já falamos sobre aproveitar ao máximo os clientes mais ativos nas redes sociais, mas e sobre aproveitar o poder das conexões diretamente no seu website?

Pense nisso. Existem grupos de pessoas comprando no seu site nesse exato momento com características em comum, que os ajudam a se identificarem entre si e potencialmente com a sua marca. Essas características comuns podem ser qualquer coisa, de interesses a estilo de vida similares e demografia. A capacidade do seu site de ajudar esses clientes a encontrar seus grupos para se conectarem socialmente irá futuramente aumentar o poder da sua comunidade online com clientes que já defendem sua marca.

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Mídias Sociais

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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