Como conhecer seus usuários com o Google Audience Insights

Como conhecer seus usuários com o Google Audience Insights

A regra para ser um bom profissional de marketing é simples: conhecer seus usuários. Quando você conhece bem seus clientes, você pode tomar decisões mais certeiras sobre suas campanhas de marketing e criar uma experiência sob medida para o usuário.

Os serviços do Google já proporcionam muitos dados interessantes aos anunciantes, mas em setembro desse ano eles lançaram um novo produto para te ajudar a conhecer seus usuários: o relatório Audience Insights. Nele, são fornecidos dados globais sobre os usuários nas listas de remarketing para ajudar os anunciantes a entenderem melhor qual o perfil dos visitantes do seu site.

Quais insights, exatamente?

Para acessar os relatórios, você precisa, antes de mais nada, ter a tag de remarketing do Adwords no seu site e construir listas de remarketing. Para encontrar informações específicas de cada uma das audiências acesse o Público-Alvo em Biblioteca Compartilhada e selecione uma determinada lista. Logo na primeira página, você encontrará um relatório parecido com a imagem abaixo.

Audience Insight Report - Como conhecer seus usuários

Audience Insight Report: as principais informações sobre os segmentos que mais engajam com seus anúncios.

Na aba “Principais Informações” você verá um resumo dos dados considerados mais relevantes pelo Google. As informações de cada segmentação podem ser vistas com mais detalhes ao se acessar cada uma das abas disponíveis na parte superior do relatório. Segue abaixo um resumo do que você pode encontrar por lá.

Público-Alvo de Mercado e de Afinidade

Estas são, muito provavelmente, opções de segmentação muito conhecidas para quem opera campanhas na Rede de Display do Google (GDN). Audiências de mercado permitem que você direcione os usuários que já demonstraram recentemente a intenção de comprar um determinado produto ou serviço, enquanto audiências de afinidade têm como base o estilo de vida e interesses das pessoas.

Dentro desses grupos, é possível entender quais são as maiores semelhanças entre os usuários. Além disso, ao clicar em um público específico é possível entender qual parcela se encaixa em cada perfil, em comparação à população geral. No exemplo abaixo, pode-se notar que 19,7% dos usuários da lista de remarketing estão classificados na categoria “Produtos para crianças e bebês”, em comparação com apenas 3,6% de todo o país.

Audiência de Mercado - Como conhecer seus usuários

Audiência de Mercado: detalhes de uma audiência específica.

Embora algumas das audiências que você encontrará aqui serem, obviamente, relacionada à sua marca, você também pode encontrar algumas surpresas. A partir desses relatórios, a Sony PlayStation descobriu que os entusiastas de música clássica eram propensos a se envolver com a sua marca.

Demographics, Locations & Devices

Dados demográficos, localização e dispositivo estão disponíveis tanto no Google Analytics e quanto no AdWords, mas esses relatórios permitem que você veja estes dados especificamente para suas listas de remarketing.

Você pode se perguntar: a maioria dos visitantes de páginas de moda masculina são, de fato, homens? Ou são as mulheres que compram para seus companheiros? É nessas abas que você vai encontrar as respostas.

Qual a utilidade desses relatórios?

Estes relatórios podem fornecer resultados fascinantes e surpreendentes para te ajudar a conhecer seus usuários, mas eles são muito mais do que apenas uma análise interessante. Eles também podem fornecer insights para ajudar os anunciantes a otimizar e expandir suas campanhas atuais.

Se você estiver rodando qualquer campanha no GDN, esses relatórios podem ser uma grande fonte de inspiração para novas opções de segmentação. Além de dizer qual a parcela dos seus usuários em cada segmento, ele também te mostra quantos adgroups estão utilizando essas audiências para segmentação ou variação de bid.

Adgroup - Como conhecer seus usuários

Volume de cookies e número de adgroups utilizando a audiência selecionada.

Se, como no exemplo acima, não houver nenhum adgroup, por que não experimentar? Se os seus próprios usuários são significativamente mais propensos a procurar por um certo produto, esta é uma grande oportunidade para expandir seu alcance e ver se o resto da audiência reagirá bem à sua marca.

Há também oportunidades para usar essas descobertas em campanhas de pesquisa. Se o seu relatório lhe mostrar que a maioria dos seus clientes são homens com idade entre 24 e 34 anos, que tal fazer uma cópia desse adgroup utilizando uma linguagem mais adequada para essa faixa etária? Se a sua audiência genérica for bastante limitada, você pode até mesmo ter algumas ideias de onde começar a expandir seu alcance, com base nas preferências e interesses de sua base de clientes atual.

O que significa conhecer seus usuários

A maioria dos anunciantes tem uma ideia de quem é o seu cliente “típico”, mas afirmar com exatidão nunca é tão simples. É muito provável que seus clientes sejam de grupos diversos e imprevisíveis, então quanto mais você puder aprender sobre eles e sobre a forma como se comportam online, maior a sua vantagem competitiva. Como diz o ditado, conhecimento é poder.

Estes relatórios são fáceis de interpretar e estão disponíveis a qualquer um com listas de remarketing criadas, por isso recomendo olhar para os relatórios de audiência em sua própria conta. Você não só pode conhecer seus usuários e aprender muito sobre eles como também melhorar o desempenho do canal.

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Fonte das imagens: Marketing Land

SEM

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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