As expectativas dos consumidores digitais

As expectativas dos consumidores digitais

O início da era digital deu aos clientes mais controle sobre o que comprar e de quem comprar. No entanto, mesmo equipadas com ferramentas mais poderosas e capazes de atender às expectativas dos consumidores digitais, muitas marcas continuam a falhar quando se trata de compreender os clientes e sua jornada de compra.

Em um momento em que o cliente tem tanto controle, a estratégia de canais de marketing deixa de ser a principal preocupação dos CMOs. Seu lugar é agora tomado pela “estratégia de engajamento”: se as equipes de marketing quiserem ter sucesso, elas devem mudar sua perspectiva drasticamente e se concentrar em tornar o ciclo de compra do cliente mais envolvente.

A prioridade: mudar de perspectiva

Até mesmo as empresas de mais sucesso no mundo digital não têm a estratégia perfeita quando falamos em foco no cliente e no engajamento da base de leads. Os CMOs precisam se colocar no lugar do cliente e avaliar os produtos e serviços que os atingem na vida pessoal por canais digitais.

Ao adotar essa perspectiva, os times de marketing podem encontrar falhas até mesmo nos seus processos mais otimizados. Até o menor dos problemas se tornará aparente.

Respeitar a opinião dos consumidores digitais

Outra coisa que ficará muito clara nessa mudança de perspectiva será o fato de que, hoje, seus consumidores digitais encontram facilmente outras alternativas caso sua oferta não satisfaça suas necessidades. As melhores estratégias de aquisição farão com que os leads cheguem no seu site, mas depois disso o que acontece?

O foco das equipes de marketing deve ser entender o que faz um usuário desistir e sair no meio do fluxo. Ao colocar muitos obstáculos entre a página de entrada e a conclusão da transação, as marcas estão apenas dissuadindo o usuário a cada step do funil de compra. Os consumidores digitais hoje têm opções – e elas estão cada vez mais fáceis de serem encontradas.

Foque em investimentos que tragam engajamento

Fazer a jornada do consumidor mais engajada não é algo fácil, especialmente em uma época em que o investimento em marketing pode ser aplicado em tantas direções diferentes. Isso requer estratégia e inovação para decidir onde alocar os recursos disponíveis.

Ter uma estratégia baseada na perspectiva do cliente ajuda a entender quais são as áreas onde o investimento é mais inteligente. Investir nesses pontos fará com que a lealdade a marca cresça, uma vez que o cliente sentirá diretamente o impacto das melhorias.

Toda campanha deve começar com um checklist

Garantir que o cliente sinta que ele representa mais do que somente receita para uma empresa sempre compensará o esforço da equipe de marketing e da empresa como um todo. Mas nenhum profissional de marketing pode pensar como um cliente sem tomar medidas para conhecê-los, não apenas como um grupo demográfico como também a um nível pessoal.

Para os novatos, a estratégia deve usar dados para acompanhar tanto os dados analíticos como as métricas mais específicas do negócio, que mostrem com clareza os pontos de engajamento. Analisar também o comportamento, a experiência e o engajamento histórico evidenciará as áreas de sucesso e de falhas.

A partir daí toda a tecnologia que suporte essa estratégia deve ser sincronizada e mantida. Usabilidade, atribuição e visualização de dados são apenas algumas das áreas de tecnologia que devem ser consideradas e alinhadas com o foco na experiência do cliente.

Finalmente, estabeleça um processo que possibilite constante aprimoramento. Historicamente, as estratégias de marketing poderiam ser divididas entre aquelas que são avaliadas apenas uma vez, no início do projeto, e as que são revisadas com determinada prioridade. O importante é que as mudanças sejam sempre endereçadas e constantemente avaliadas, pois a ausência de um processo desse tipo pode inevitavelmente depreciar não só as campanhas como a percepção da marca e a lealdade dos clientes.

Os consumidores digitais sabem o que eles querem e têm expectativas elevadas sobre como eles receberão o produto ou serviço. Os profissionais de marketing têm todas as ferramentas necessárias para colocar em prática estratégias de marketing de sucesso – desde que eles tenham sempre em mente que devem se colocar no lugar do cliente a todo momento.

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Marketing Digital

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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