Adeus teste AB

Adeus teste AB

Há anos você ouve todos dizerem a mesma coisa: como você sabe que A é melhor que B? Você já testou um contra o outro? Já comparou os dois em situações iguais? Bem, hoje viemos aqui te dar uma notícia que você provavelmente já ouviu em algum canto por aí… O teste AB já era.

O que era o teste AB?

Muitos profissionais de marketing ainda não sabem, de verdade, qual o significado de um teste AB. Vamos, portanto, relembrar este conceito. Os testes AB, também chamados de split-testing, são uma maneira de testar estatisticamente uma determinada hipótese em que uma variação entre duas, de um mesmo elemento (A ou B), apresenta melhor desempenho.

Com as raízes no mundo da matemática e estatística, ele passou a ser amplamente utilizado pela indústria da internet para otimização de websites, especialmente na área de user experience. Antes do seu surgimento no mercado digital, existiam pouquíssimos profissionais cujo trabalho era determinar, baseado apenas na sua experiência prévia, qual deveria ser a cor de um botão, a fonte ideal, a disposição do preço do produto, etc.

Os testes AB possibilitaram que essas tomadas de decisão fossem feitas de modo científico, com experimentos controlados e com o feedbacks reais do próprio público. As decisões então não dependiam de um profissional experiente, dado às agências e aos profissionais de marketing a capacidade de avaliar e implementar a melhor alternativa sem esse tipo de conhecimento. A receita do e-commerce escalava cada vez mais e o teste AB era o rei do pedaço.

E ai as coisas mudaram

Tudo que é bom em algum momento acaba, e o sucesso do teste AB não foi exceção. Do mesmo jeito que a experiência e usabilidade dos sites evoluíram, a indústria de marketing digital também avançou rapidamente. Os cargos de “Webmasters” da década de 90 foram aos poucos dando espaço para “Gerentes de Marketing Digital”, “Especialista em Geração de Leads”, “Growth Marketer”, “Especialista de Otimização de Conversão (CRO)”, entre outros. Muitos deles, originados da era das mídias sociais e acostumados a resultados praticamente instantâneos.

Era apenas uma questão de tempo antes que os testes AB caíssem no “esquecimento”, já que esses profissionais acelerados passaram a se incomodar pela longa espera de dias ou semanas para que alguma conclusão pudesse ser tirada. Sério mesmo que só podemos testar algumas variações e temos que esperar duas semanas? Em duas semanas aquela campanha já teria acabado e outra já estaria no ar.

Os testes AB há algum tempo começaram a perder espaço nesse ecossistema. Ele exigia muito tempo, e tempo é dinheiro. Provavelmente você ainda os utilize de vez em quando, ou conheça profissionais que o utilizem, porém em pouco tempo ele será lembrado com nostalgia pelos profissionais como um processo disruptivo na história das otimizações de sites. Certamente ele teve um papel essencial para a evolução do mercado de marketing digital, mas é hora de dar espaço a novas tecnologias.

Bem-vindo ao futuro

Das cinzas do teste AB, surge uma nova maneira de testar websites: a otimização com AI (artificial intelligence ou inteligência artificial). De anúncios no Facebook ao cálculo da sua rota no Google Maps, a otimização com uso de AI está em todo lugar, impactando positivamente a experiência de usuários a todo momento, como nunca visto antes.

Quando você fazia um teste AB, você estava, no fundo, testando qual versão trazia mais resultados de uma forma geral. O teste AB de hoje em dia tomou forma sob o nome de personalização em tempo real, afinal cada usuário reage melhor de uma determinada maneira e não seria inteligente dizer que existe uma versão melhor do que a outra para um determinado público.

A personalização em tempo real possibilita que você entenda seus usuários de modo individual para que cada página, cada layout e cada elemento do site se adapte de acordo com as suas preferências. O que vai aumentar sua CTR não é um determinado produto ou banner no canto direito da tela. Você precisa entender qual banner aquele usuário específico gostaria de ver, de acordo com as suas necessidades. E tudo isso só é possível graças à inteligência artificial.

Adeus teste AB, bem-vinda inteligência artificial. Bons resultados estão por vir 🙂

Quer saber mais sobre teste AB e personalização em tempo real? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

Tecnologia

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons