A necessidade da inteligência de mercado no marketing digital

A necessidade da inteligência de mercado no marketing digital

Os profissionais da indústria de marketing digital estão sempre se fazendo dezenas de perguntas. A que preço devo anunciar meus produtos? Devo exibir o preço ou o desconto? Esse bid é o mais apropriado para minha campanha? Se reduzirmos o investimento em marketing nas redes sociais, qual o impacto no tráfego dos canais orgânicos?

Todas essas perguntas são críticas e muito relevantes, mas o impacto dessas decisões no processo de compra ainda é pouco discutido, fazendo com que o processo de decisão seja muito mais difícil quando não se tem respostas para essas perguntas.

Dados & Insights

As preocupações do profissional de marketing são essenciais para o crescimento e o sucesso dos e-commerces. Reunir as respostas para essas e outras perguntas pode revelar insights interessantes tanto para ajudar a equipe comercial a tomar melhores decisões quanto para entender qual a melhor abordagem de comunicação com o cliente ou qual a melhor estratégia de precificação.

Dificilmente você encontrará alguém nesse ramo que não fale sobre “tempo real”, estratégia de bid, etc. Na verdade, o tempo real ainda é algo pouquíssimo discutido, mesmo afetando o processo de venda do início ao fim.

Uma organização maior, com representantes espalhados pelo mundo inteiro, certamente precisará de dados de mercado e estoque o tempo todo, em tempo real. Mas implementar um sistema que suporte esse modelo certamente está no final a lista de prioridade das empresas por parecer menos crítica que outras atividades.

Em especial, existem duas perguntas que devem ser feitas:

  • Como o fluxo operacional de vendas e marketing será no futuro?
  • Como aproveitamos os benefícios do real-time personalization e do processamento de dados para nos ajudar no crescimento?

Essa é a maior surpresa quando se fala de dados de mídia: a maioria das pessoas assume que estamos falando de dados de audiência, mas ainda é preciso explicar que se trata.

A inteligência de negócios pode ir além dos dados de audiência, fornecendo dados históricos, atuais e preditivos das operações do negócio. Ela pode nascer de dados internos, passando por dados financeiros e incluindo dados de mercado para resultar em um cenário mais complexo e completo, mais perto da realidade. O desafio está em encontrar uma maneira de conectar esses dados.

Quer saber mais sobre a inteligência de mercado no marketing digital? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você gostou das nossas dicas neste post, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

Negócios

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons