Relevância e senso de oportunidade: como divulgar sem incomodar o público-alvo

A jornada do usuário e a personalização

Você sabe o que é a jornada do usuário? A jornada do usuário é o caminho percorrido pelo consumidor quando se busca um produto ou serviço.

Nessa jornada, imagine que sua marca deve contar uma uma história. Do início ao fim, o visitante terá contato com vários capítulos diferentes dessa história até chegar ao último capítulo, quando ele deve decidir se compra ou não o que está sendo ofertado. 

Já sabemos que o consumidor moderno prioriza a experiência durante essa busca. Por isso, cada capítulo dessa história é muito importante para que o visitante seja impactado de forma positiva, recebendo informações relevantes, adequadas ao que ele precisa naquele momento, sem ter que procurar em outro lugar. O foco é facilitar a jornada do usuário até a conversão, otimizando todas as interações realizadas dentro do seu site ou aplicativo.

As etapas da jornada do usuário

Em geral, esta jornada é dividida em três etapas. São elas: 

1. Conhecimento

A primeira delas começa no primeiro contato do visitante com a sua marca. Nesse estágio, ele identifica sua necessidade e busca informações básicas sobre algo que possa resolver o seu problema. Na primeira etapa, o foco é atrair e ajudar o visitante nessa descoberta.

2. Consideração

Na segunda etapa, o visitante já tem uma ideia clara do que procura, mas existe ainda a necessidade de se buscar por mais informações, opções e detalhes que o ajudem a fazer a escolha mais acertada. 

Aqui começa o relacionamento entre sua marca e seu novo contato. Nessa fase, ele torna-se um lead, e daqui para frente é importante suprir as expectativas do seu potencial cliente oferecendo conteúdo mais qualificado e personalizado, iniciando o fluxo de nutrição.

3. Decisão

Neste momento da jornada, o seu lead já sabe o que quer e está prestes a tomar a decisão de efetuar a compra. Nesse último passo, é importante oferecer um estímulo para facilitar essa escolha. Chegou o momento de promover os diferenciais da sua marca.

Cada etapa da jornada pede uma estratégia diferente de conteúdo para atrair, reter e fidelizar os usuários. Para isso, podemos utilizar estratégias de personalização que variam de acordo com cada perfil de usuário.

Como impactar a jornada do usuário em cada etapa?

Para criar jornadas personalizadas, é necessário integrar aplicações, dados, canais, e utilizar tecnologias de automação de marketing. É aí que entra a Croct!

Você sabia que oferecer conteúdos personalizados para cada usuário em cada etapa da jornada é a melhor estratégia para atrair e converter leads?

A Croct é uma plataforma de otimização da jornada do usuário. Através da personalização, atendemos tanto os profissionais de produto com soluções para experiência do usuário, onboarding, retenção e recorrência, quanto os profissionais de marketing, com soluções para otimizar taxa de conversão, segmentação, nutrição de leads, aquisição e growth.

Através da captura de dados de navegação dos usuários em tempo real, a Croct cria um perfil anônimo que é enriquecido ao longo da navegação, de forma progressiva. Eles podem ser capturados em uma única sessão ou em várias sessões, independentemente se elas acontecem em períodos de meses ou anos.

E por que isso é tão importante?

Porque produtos complexos como, por exemplo, seguros, investimentos e aquisições de bens duráveis (automóveis e imóveis, por exemplo) costumam ter um tempo de pesquisa e consideração bem mais longo que o usual.

Uma das maiores dificuldades dos times de marketing e produto está justamente em aprender sobre esse usuário gradativamente para que a comunicação possa ser adaptada ao longo dessa jornada.

Na prática, o que acaba acontecendo é que um determinado usuário é sempre considerado uma pessoa nova no contexto do ambiente digital e a comunicação é sempre a mesma para todos. Este, definitivamente, não é o cenário ideal. Vejamos esse exemplo:

Um visitante precisa de um empréstimo, logo, ele navega em busca de instituições financeiras que oferecem as menores taxas de juros. Imagine que você trabalhe em um banco que oferece tanto produtos de empréstimos quanto de investimentos, sendo este último o seu principal produto.

Naturalmente, é de se esperar que ao entrar no seu site ele seja impactado pela oferta de investimentos, já que este é o seu produto principal e você dá mais destaque a ele. Entretanto, o visitante está interessado em empréstimos e esse é um produto que não atende às suas necessidades.

Se você tivesse acesso aos dados de navegação desse visitante, você saberia exatamente o que ele procura e seria capaz de impactá-lo com conteúdos sobre empréstimo logo na sua primeira visita. Isso é super importante para criar uma conexão com ele e aumentar a relevância da sua marca desde o primeiro momento.

Com o motor de personalização da Croct, é possível mapear o perfil comportamental, interesses e histórico de navegação do visitante em tempo real para criar uma estratégia de conteúdo completa, oferecendo conteúdos customizados para seus usuários.

Por que personalizar a jornada do usuário?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a aplicação da Croct, conheça os benefícios de se utilizar uma plataforma de personalização para aumentar a assertividade da sua estratégia de marketing:

1. Otimização da experiência do usuário

O consumidor procura mais do que um produto ou serviço, ele está em busca de uma experiência positiva. Quando o conteúdo e as funcionalidades oferecidas dentro de um canal digital geram valor para o visitante, ele fica mais confortável e mais confiante em realizar cadastros, fornecer dados e participar de pesquisas, etc. Dessa forma, ele começa a se relacionar e confiar na sua marca.

2. Aumento da taxa de conversão

Quanto mais personalizada a experiência de um usuário dentro de um canal digital, mais envolvimento ele tem com a marca. Dessa forma, conhecendo seu perfil, fica mais fácil identificar diferentes abordagens para a conversão, como por exemplo, criação de promoções, ofertas de cupons de descontos, avisos de disponibilidade de produtos, entre outras ações para atrair, encantar e fidelizar seu cliente.

3. Consistência na comunicação

Um consumidor interage com a sua marca em diversos canais, como mídias sociais, aplicativos, sites, e-mails. Ao ser impactado por uma experiência personalizada, seu público encontrará consistência na sua comunicação e se identificará com a sua marca. Essa identificação criada entre o usuário e marca traz credibilidade, satisfação e consequentemente, fidelização.

Quer saber mais sobre como personalizar a jornada do usuário? Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nos novos posts que vem por ai! Ou então, quer enviar sua dúvida? Envie um e-mail pra gente! (:

Experiência do Usuário

Publicitária de formação, trabalho com marketing digital e conteúdo há 8 anos. Amo escrever sobre tecnologia, universo das startups e tendências de mercado. Ajudo as empresas a contarem suas melhores histórias.