A conversão no checkout: como prevenir o abandono de carrinho

A conversão no checkout: como prevenir o abandono de carrinho

Para qualquer e-commerce, levar um usuário da landing page até o carrinho tem seus desafios. A página de checkout, um momento crucial para garantir a venda, ainda é uma etapa onde muitos varejistas lutam para proporcionar uma experiência centrada no cliente, principalmente quando ele está usando um smartphone.

Esteja o cliente comprando em uma loja física ou online, uma única experiência insatisfatória pode ser o suficiente para que ele não feche a compra e não volte mais ao site. O que você pode fazer para evitar que os clientes mais valiosos desistam da compra nessa última etapa?

Tenha um checkout claro e simples

Muitos clientes estão sempre correndo, são facilmente distraídos, e, principalmente, têm muitas outras marcas disputando sua atenção. Um processo de pagamento complexo e longo pode ser um ótimo presente para os concorrentes. Hoje os processos de pagamento têm, em média, cinco páginas.

Muitos passos podem frustrar o cliente, e, consequentemente, resultar no abandono do carrinho e na perda de receita. Implementar passos indicando quais são as etapas do processo ajudam a gerenciar suas expectativas durante todo o processo.

Minimize o tempo de filas

As lojas físicas tentam impedir os clientes de esperarem em longas filas para fazer uma compra, e o mesmo raciocínio deve ser aplicado no mercado online. A opção de checkout sem cadastro reduz o tempo de processamento, permitindo que os clientes completem a compra sem serem obrigados a registar-se ou criar uma conta.

1 a cada 3 varejistas não oferecem esta opção, que tem impacto direto sobre o número de vendas e a conversão. É claro que a captura de dados de clientes por meio de registro é importante para permitir comunicações e ofertas personalizadas no futuro, mas ela também pode ser questionada.

Você deve considerar a apresentação de ambas as opções e oferecer incentivos aos clientes que completarem o processo mais longo, porém mais interessante para a sua empresa.

Evite surpresas de última hora

Nesta fase crítica do processo de compra, você deve fazer de tudo para incentivar a venda e evitar apresentar no último minuto quaisquer custos inesperados. O uso de códigos promocionais, como frete grátis ou descontos em valor absoluto, são uma maneira poderosa para incentivar os clientes a fecharem o pedido.

Reduza o risco de decepção no checkout permitindo que os clientes apliquem códigos promocionais no início do processo. Isso também pode aumentar a receitas, pois os clientes percebem que podem comprar mais com seu dinheiro.

Em relação aos custos de logística e transporte, evite exibi-los apenas na última etapa do checkout: o cliente pode se assustar se o preço for mais elevado do que ele espera. Enquanto a maioria dos e-commerces exibe os custos de transporte na primeira ou segunda página do checkout, alguns ainda continuam revelando essa informação apenas na última página. Exibir uma pré-visualização do carrinho de compras e custos associados, incluindo os custos de envio, o mais cedo possível durante o processo de pagamento faz com que o cliente tenha a oportunidade de ajustar sua compra de acordo com suas preferências.

 

Relembre o que foi deixado para trás

Há muitas outras razões pelas quais um usuário pode abandonar sua cesta de compras, e mesmo se você resolver a maioria delas seu site ainda terá muitos carrinhos abandonados. Isso, no entanto, não significa que a venda já está perdida. As tecnologias de automação de marketing já tornaram muito fácil o acompanhamento desses clientes para engajá-los novamente.

O envio de mensagens automatizadas de carrinho abandonado é uma maneira eficaz de recapturar o interesse do cliente e lembrá-lo porque ele visitou seu site. Uma estratégia bem formulada de carrinho abandonado pode recuperar até 25% dos clientes. Alguns e-commerces enviam apenas um lembrete, embora muitos testes já tenham mostrado que séries com 2 ou 3 e-mails são mais eficazes.

 

Se você mantiver os clientes satisfeitos no checkout e conseguir personalizar as mensagens para aqueles que abandonam seus carrinhos, você tem grandes chances de se tornar aquele varejista em que os clientes compram e sempre voltam a comprar.

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E-commerce & Varejo

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.