A conversão no checkout: como prevenir o abandono de carrinho

A conversão no checkout: como prevenir o abandono de carrinho

Para qualquer e-commerce, levar um usuário da landing page até o carrinho tem seus desafios. A página de checkout, um momento crucial para garantir a venda, ainda é uma etapa onde muitos varejistas lutam para proporcionar uma experiência centrada no cliente, principalmente quando ele está usando um smartphone.

Esteja o cliente comprando em uma loja física ou online, uma única experiência insatisfatória pode ser o suficiente para que ele não feche a compra e não volte mais ao site. O que você pode fazer para evitar que os clientes mais valiosos desistam da compra nessa última etapa?

Tenha um checkout claro e simples

Muitos clientes estão sempre correndo, são facilmente distraídos, e, principalmente, têm muitas outras marcas disputando sua atenção. Um processo de pagamento complexo e longo pode ser um ótimo presente para os concorrentes. Hoje os processos de pagamento têm, em média, cinco páginas.

Muitos passos podem frustrar o cliente, e, consequentemente, resultar no abandono do carrinho e na perda de receita. Implementar passos indicando quais são as etapas do processo ajudam a gerenciar suas expectativas durante todo o processo.

Minimize o tempo de filas

As lojas físicas tentam impedir os clientes de esperarem em longas filas para fazer uma compra, e o mesmo raciocínio deve ser aplicado no mercado online. A opção de checkout sem cadastro reduz o tempo de processamento, permitindo que os clientes completem a compra sem serem obrigados a registar-se ou criar uma conta.

1 a cada 3 varejistas não oferecem esta opção, que tem impacto direto sobre o número de vendas e a conversão. É claro que a captura de dados de clientes por meio de registro é importante para permitir comunicações e ofertas personalizadas no futuro, mas ela também pode ser questionada.

Você deve considerar a apresentação de ambas as opções e oferecer incentivos aos clientes que completarem o processo mais longo, porém mais interessante para a sua empresa.

Evite surpresas de última hora

Nesta fase crítica do processo de compra, você deve fazer de tudo para incentivar a venda e evitar apresentar no último minuto quaisquer custos inesperados. O uso de códigos promocionais, como frete grátis ou descontos em valor absoluto, são uma maneira poderosa para incentivar os clientes a fecharem o pedido.

Reduza o risco de decepção no checkout permitindo que os clientes apliquem códigos promocionais no início do processo. Isso também pode aumentar a receitas, pois os clientes percebem que podem comprar mais com seu dinheiro.

Em relação aos custos de logística e transporte, evite exibi-los apenas na última etapa do checkout: o cliente pode se assustar se o preço for mais elevado do que ele espera. Enquanto a maioria dos e-commerces exibe os custos de transporte na primeira ou segunda página do checkout, alguns ainda continuam revelando essa informação apenas na última página. Exibir uma pré-visualização do carrinho de compras e custos associados, incluindo os custos de envio, o mais cedo possível durante o processo de pagamento faz com que o cliente tenha a oportunidade de ajustar sua compra de acordo com suas preferências.

 

Relembre o que foi deixado para trás

Há muitas outras razões pelas quais um usuário pode abandonar sua cesta de compras, e mesmo se você resolver a maioria delas seu site ainda terá muitos carrinhos abandonados. Isso, no entanto, não significa que a venda já está perdida. As tecnologias de automação de marketing já tornaram muito fácil o acompanhamento desses clientes para engajá-los novamente.

O envio de mensagens automatizadas de carrinho abandonado é uma maneira eficaz de recapturar o interesse do cliente e lembrá-lo porque ele visitou seu site. Uma estratégia bem formulada de carrinho abandonado pode recuperar até 25% dos clientes. Alguns e-commerces enviam apenas um lembrete, embora muitos testes já tenham mostrado que séries com 2 ou 3 e-mails são mais eficazes.

 

Se você mantiver os clientes satisfeitos no checkout e conseguir personalizar as mensagens para aqueles que abandonam seus carrinhos, você tem grandes chances de se tornar aquele varejista em que os clientes compram e sempre voltam a comprar.

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Experiência do Usuário

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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