8 Maneiras de aumentar seu Ticket Médio

8 Maneiras de aumentar seu ticket médio

O aumento do ticket médio para um e-commerce tem uma relação forte e direta com o aumento da receita e do lucro. Quando um varejista consegue vender mais a cada compra, a tendência é que a receita aumente proporcionalmente ao aumento do ticket médio.

Segundo dados do relatório WebShoppers do e-Bit, o ticket médio do primeiro semestre de 2015 foi de R$ 376. Apesar de esse número certamente variar bastante entre os segmentos de mercado, ele pode ser considerado uma referência para, pelo menos, pequenas e médias empresas.

Listamos aqui 8 estratégias que podem te ajudar nessa empreitada.

1. Faça campanhas para clientes recorrentes

Clientes recorrentes, que já conhecem sua loja, tendem a gastar mais em cada compra. Fazer campanhas voltadas a esse público não só impacta o AOV positivamente como traz um bom retorno ao investimento.

Em média, 40% da receita de um e-commerce origina de clientes recorrentes, que representam cerca de 8% do volume de visitas. Um comprador que retorna para fazer a segunda compra está propenso a gastar três vezes mais que um novo cliente, enquanto um comprador recorrente (que já fez 3 ou mais compras) provavelmente gastaria cinco vezes mais do que um novo cliente.

2. Ofereça frete grátis para compras maiores que seu ticket médio

De acordo com um estudo da empresa RJMetrics, 40% dos compradores online mudarão seu pedido, acrescentando mais itens, para chegar ao valor mínimo que lhes garanta o benefício de frete grátis.

Promova ofertas de frete grátis em todas as páginas do site, da homepage ao checkout e, ainda mais importante, tenha um lembrete no processo de checkout que mostre ao cliente o quão perto ele está de adquirir o benefício.

3. Faça ofertas por tempo limitado

Quando os usuários sentem que estão prestes a perder uma super oferta, a tendência é que eles adicionem mais itens ao carrinho, aumentando o ticket médio. A ideia é combinar ofertas chamativas, como descontos ou frete grátis, a condições de tempo limitado. De acordo com um estudo da Monetate, ofertas de tempo limitado podem aumentar em até 57% as vendas.

4. Ofereça descontos progressivos para maiores quantidades

Para alguns produtos, descontos para grandes quantidades podem aumentar significativamente o ticket médio. Essa abordagem costuma funcionar melhor para itens de consumo rápido ou itens que os compradores costumam estocar, como comida, material de papelaria, material de limpeza, etc.

Esse tipo de desconto pode ser apresentado de diversas formas, sendo as mais comuns “Compre X, Leve Y” ou simplismente um preço menor para maiores volumes.

5. Crie combo de produtos

Ao criar combos de produto, você oferece descontos para que os clientes comprem produtos complementares em uma única compra, aumentando o ticket médio e reduzindo o custo associado ao envio de cada um deles.

Um exemplo de combo muito usado pelo Walmart, por exemplo, são as ofertas incluindo notebooks, cases, pen drives e acessórios.

6. Personalize as recomendações no fluxo de compra

A personalização é uma das tendências mais estudadas e comentadas atualmente no ramo de marketing digital. Tipicamente, a personalização mais utilizada hoje em dia é a recomendação de produtos baseada em dados comportamentais dos usuários, histórico de busca e de compras passadas.

Recomendações personalizadas encorajam os usuários a adicionar itens relevantes para eles no carrinho de compra, aumentando também o ticket médio.

7. Ofereça desconto para compras acima do seu ticket médio

Similar a ofertas de frete grátis, oferecer X reais de desconto para compras acima de Y reais pode ajudar a elevar o ticket médio. Oferecer R$ 10,00 de desconto para compras acima de R$ 50,00 normalmente elevam o ticket médio para mais de R$ 80,00, uma vez que os produtos disponíveis no site nem sempre custam exatamente aquilo que o usuário precisa para completar o valor da compra e entrar na promoção.

O mesmo pode ser feito para descontos em percentual, mas, em geral, descontos em valores absolutos podem parecer mais apelativos para os usuários e na maioria das vezes ser mais rentável financeiramente para o e-commerce.

8. Utilize reviews para assegurar a qualidade do produto

Reviews e comentários de outras pessoas que compraram o produto podem encorajar os clientes no momento de decisão. Ler comentários positivos sobre um determinado produto costuma elevar o nível de confiança do usuário, funcionando como um ótimo aliado para que ele inclua mais itens no carrinho.

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Experiência do Usuário

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.

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