5 testes AB para testar no seu site

5 testes AB para testar no seu site

Um dos maiores desafios da otimização de conversão é a criação das hipóteses: como você pensa em novas ideias para testar, principalmente quando o dia a dia te faz ficar sem tempo para pensar? Você não tem tempo para testar suas hipóteses quando você está ocupado pilotando as campanhas de marketing, gerenciando múltiplos canais e planejando seu próximo evento. Por isso, sugerimos aqui algumas ideias simples que costumam ser testes interessantes e simples para a grande maioria dos e-commerces.

Teste o seu call-to-action

CTAs são mais poderosos do que parecem. Com algumas variações de palavras, você pode aumentar drasticamente sua taxa de conversão. Eles também tendem a evoluir, seguir a “moda”: antigamente “Clique Aqui” era muito utilizado, hoje soa um pouco como spam. Agora as marcas estão usando palavras mais diretas, orientadas e simples, como por exemplo “Baixe esse guia” ou “Adquira esse livro”. Os usuários sabem exatamente o que esperar quando eles clicam em um CTA objetivo.

Com a tecnologia certa, você pode testar seus CTAs sem precisar recodificar seu site ou duplicar landing pages. Teste cores, palavras, ícones e até mesmo idiomas. O teste correto te ajudará a entender como se comunicar melhor com suas audiências.

Informações sobre a base de clientes

Você tem alguma informação interessante na sua base de clientes para compartilhar com seus usuários? Por que não as comunicar nas páginas mais visitadas do seu site? Essas informações podem ser qualquer coisa, desde a contagem de seguidores nas redes sociais até depoimentos de clientes. Garanta apenas que a informação mostrada seja relevante para o usuário.

Teste diferentes elementos e continue adicionando esse tipo de informação até que você note um aumento nas taxas de engajamento e conversão.

Teste ofertas personalizadas

Você também tem um blog? Provavelmente suas métricas de conversão incluem uma lista de e-mails e você recebe muitos “nãos” em pop-ups e promoções. Por que não mostrar essas mensagens de uma maneira menos intrusiva, no momento mais apropriado e com uma oferta mais relevante? Eles não terão coragem de negar.

Uma oferta personalizada aumenta sua taxa de conversão. Segmente e aborde suas audiências com uma proposta de valor forte e relevante. O padrão de navegação do usuário pode te mostrar qual informação ele pode estar procurando.

Reduza a quantidade de informação nos formulários

Quantos formulários o usuário deve preencher antes de aperte o botão “Inscrever”? Essa pergunta deve sempre ser muito bem analisada, pode ser que eles não queiram preencher nada!

Preencher formulários é um processo doloroso e chato, portanto o facilite ao máximo. Você pode testar para encontrar essa divisão no meio do caminho. E se você realmente precisar de muitos dados para abastecer a equipe de vendas considere apresentar o formulário em etapas à medida que as primeiras perguntas forem submetidas.

Teste sua página de preços

Qual foi a última vez que você visitou sua página de preços? Você já testou alguma das muitas maneiras de mostrar seus preços e comunicar seus valores?

Existem diversos conceitos que podem ser testados. Você pode testar as mensagens, a maneira de mostrar as informações e os próprios preços. Experimente diferentes combinações e veja qual delas é mais interessante para seu negócio. Isso é algo que você pode testar continuamente, devagar e a longo prazo.

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Data, Analytics & Otimização

Graduado em Ciência da Computação, começou na área de tecnologia aos 13 anos ao criar seu primeiro site, que bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Hoje, com mais de 15 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um marqueteiro e é apaixonado por empreendedorismo.