5 razões para o marketing local prosperar em 2016

5 razões para o marketing local prosperar em 2016

A maioria das pequenas empresas estão acostumadas a muitas mudanças de percurso ao longo dos primeiros anos. Navegar entre o complexo mundo do marketing local e digital é um exemplo disso, afinal este assunto não é tipicamente algo que os pequenos empresários costumam dominar. Nos últimos anos, entretanto, temos visto a introdução de um universo inteiro de novas ferramentas projetadas para abordar os aspectos individuais de marketing digital. Apesar de todos eles estarem destinados a ajudar os proprietários de pequenas empresas, às vezes eles podem gerar novos problemas, uma vez que muitas vezes não funcionam muito bem em conjunto e exigem uma curva de aprendizado razoavelmente longa para os padrões de startups.

Nesse ano, muito provavelmente veremos mudanças em grande parte destas ferramentas de marketing, muitas vezes com finalidades únicas ao invés das grandes ferramentas multitarefas mais conhecidas. As pequenas empresas que escolherem soluções de marketing digital que oferecem um maior impacto sobre clientes mobile e requerem o mínimo de esforço para usar são as que irão prosperar.

Segue abaixo um resumo de cinco expectativas para o marketing local em 2016.

O mundo se tornará mobile-friendly

O marketing mobile e o marketing local andam de mãos dadas, o número de consumidores utilizando o smartphone para fazer pesquisas relacionadas a conteúdos locais só aumenta. Com mais pessoas utilizando o smartphone no dia-a-dia e com as atualizações dos algoritmos do Google para sites mobile, fica cada vez mais clara a importância de se ter um site mobile-friendly que cative e conquiste o cliente no primeiro contato.

Os anunciantes vão exigir anúncios com target geográfico de verdade

O aumento da importância dos anúncios baseados em localização, impulsionados pela performance elevada, resulta em mais granularidade nos trabalhos das marcas e dos anunciantes. Na verdade, a grande maioria dos anúncios que deveriam ser específicos para uma determinada região acabam não sendo, e os especialistas de marketing já perceberam esse problema. A expectativa é que a difusão desta prática também entre as pequenas empresas ajude a impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para anúncios segmentados por localização.

A publicidade em redes sociais vai ficar mais acessível

As redes sociais são uma grande promessa como plataforma de marketing para as empresas locais. A combinação de excelentes dados para segmentação de anúncios, o aumento da quantidade de tempo gasto em redes e a capacidade de injetar publicidade em formato nativo é extremamente atraente. Até agora, no entanto, as plataformas sociais têm focado principalmente em grandes anunciantes, fazendo com que as pequenas empresas lidem com plataformas pobremente estruturadas, com funcionalidades complicadas e oportunidades limitadas. Isso deve mudar esse ano.

Percepções reais serão mais importante que os dados

Os dados de web analytics têm um tremendo potencial para melhorar o desempenho de campanhas de marketing, mas muitas vezes eles são esquecidos em dashboards e gráficos que não recebem muita atenção. As pequenas empresas, então, investem tempo e energia adicionais para converter os dados em insights de negócios viáveis. Espere ver mais soluções em que os dados são traduzidos automaticamente e, em seguida, aplicados em ajustes para campanhas com a mínima necessidade de engajamento pelo proprietário da empresa. Esse recurso é especialmente importante para proprietários de pequenas empresas que não têm profissionais suficientes para gerenciar o processo.

A demanda por facilitadores multiplataforma vai crescer

Apesar dos esforços dos empresários, criar e gerenciar uma campanha de maneira eficaz de acordo com as perspectivas locais continua sendo uma tarefa frustrante e difícil. O processo é substancialmente mais difícil se profissional tenta operar uma campanha através de múltiplas plataformas (por exemplo, Google, Facebook, Twitter). Há uma clara oportunidade para que provedores de serviços criem um sistema simples, porém abrangente, que permita que as pequenas empresas se beneficiem da relação de forças entre as diversas plataformas sem ter que investir o tempo e esforço necessários para se tornar um especialista em cada um.

Mobile

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

Simple Share Buttons
Simple Share Buttons